A Caminho de Jerusalém.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Natal Envolto em panos.
Advertisements

2. O chamado, que não tinha prioridade “UMA IGREJA FRUTÍFERA”
Morada de Deus.
Vida Nova.
traz à Igreja novo vigor!
"Levantai a Cabeça" Estamos no Penúltimo Domingo do Ano Litúrgico. As Leituras são um prelúdio desse encerramento,
Missão a Serviço.
Algo mais.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
Trindade.
Senhor, que eu veja.
A Salvação.
Sal e Luz.
Vimos a Estrela.
Tome a sua Cruz.
O Coração de Jesus.
Uma Morada para o Senhor
Caminho Verdade Vida.
O ADVENTO é tempo de ESPERA:
Obrigado, Senhor.
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
Os Primeiros Lugares.
Confiantes no Pai.
A Despedida.
Batismo de Jesus.
Jesus Peregrino.
Vimos uma Estrela.
Levanta e Come.
No Deserto.
O Chamado.
A Paz.
O Tabor.
A Missão "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
Essa é uma clássica expressão de Jesus: “Vem e segue-me
Fica conosco.
Nesses dias, enquanto preparava essa homilia, ouvi a conversa de um paroquiano pechinchando com a secretária sobre o dízimo... Queria estar em dia...
O Profeta.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
Maria e José.
A Despedida Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Jesus e seus Seguidores.
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
O seguimento de Jesus.
Seguimento de Jesus.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
A Felicidade.
O Caminho, a Verdade e a Vida
Fé Vigilante Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar.
Marta e Maria.
Hoje se fala muito da FOME no mundo. Quem não viu imagens de pessoas famintas, que mais parecem cadáveres ambulantes. Deus nos convida a PARTILHAR o.
A Reconciliação.
A Primeira pedra.
Vimos a estrela e viemos
JOÃO é seu nome.
Mestre, onde moras.
Senhor da Vida.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia nos apresenta o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMADO dos primeiros.
Levanta e come.
"Quem vos recebe, a mim recebe" A Liturgia de hoje reflete alguns aspectos do DISCIPULADO. Discípulo é todo aquele que, pelo Batismo, se identifica com.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
Uma Estrela.
Testemunhas.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
O Chamado.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
A Caminho de Jerusalém Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje ilustra esse fato com vários exemplos:
Transcrição da apresentação:

A Caminho de Jerusalém

Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1ª Leitura, temos o Chamado de Eliseu: (RS 19,16b.19-21) Elias, idoso e cansado, recebeu a ordem de Deus de consagrar profeta um rico agricultor chamado Eliseu. Desceu o monte e o encontrou lavrando. Passando junto dele, lançou-lhe às costas o manto.

O gesto indicava a missão profética com que Elias investia Eliseu. - A resposta foi pronta e generosa. Foi em casa, sacrificou os bois, que utilizava na antiga profissão. "Cortou todas as amarras" para dar-se ao projeto de Deus. * Eliseu é um homem normal, a quem Deus chama, indo ao seu encontro na normalidade do trabalho diário. Esse chamado de Deus chega até Eliseu através de Elias... A 2ª Leitura afirma que o seguimento de Jesus é escolha LIVRE. Seguir Cristo é nascer para a vida nova da Liberdade. (Gl 5,1.13-18)

O Evangelho encerra a etapa da missão de Jesus na Galileia e inicia a "Caminhada" para Jerusalém. (Lc 9,51-62) É um itinerário espiritual, ao longo do qual Jesus vai mostrando aos discípulos os valores do Reino. Esse percurso converge para a CRUZ. E os discípulos são exortados a seguir o mesmo caminho. O texto apresenta a recusa dos samaritanos em acolher Jesus e três candidatos a DISCÍPULOS:

"Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?" A Recusa dos Samaritanos: Os samaritanos não aceitavam a atitude religiosa dos judeus que peregrinavam para Jerusalém, pois eles tinham o próprio templo. Por isso queriam impedir a sua caminhada. - A Reação de Tiago e João foi rápida e violenta: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?"

* As comunidades cristãs continuam enfrentando hostilidades. - Jesus repreende a intolerância deles... O caminho de Jesus não passa pela força e pela violência. * As comunidades cristãs continuam enfrentando hostilidades. O Discípulo não é chamado para lutar contra ninguém. Diante dessas hostilidades, não deve ter intolerância... nem fanatismo...

+ 1º Chamado: Um desconhecido se oferece para segui-lo. A fama de Jesus o entusiasmava e satisfazia os próprios interesses... - A Resposta de Jesus foi desanimadora: "As raposas têm tocas... e as aves têm ninhos..." Não deve sonhar conforto... O Discípulo deve despojar-se totalmente das preocupações materiais... * Diante disso, é possível aceitar atividades na comunidade para obter vantagens e privilégios?

enterrem os seus mortos + 2º Chamado: Um desconhecido é convidado por Jesus a segui-lo. Ele aceita, mas pede para enterrar primeiro os pais. - Jesus: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos mas tu, vai anunciar o Reino de Deus." O Discípulo deve desapegar-se até dos deveres e obrigações, que impedem uma resposta imediata e radical ao Reino.

+ 3º Chamado: Um terceiro se apresenta. E Jesus: "Segue-me". - Ele: "Eu te seguirei... mas..." - Jesus: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o reino de Deus." O Discípulo deve ser LIVRE, sabendo se desapegar de tudo, até da família, para fazer do Reino a sua prioridade fundamental...

Cristo exige dos seguidores três qualidades: - Disponibilidade pronta e total - Desprendimento: renunciar seguranças humanas - Perseverança: Não voltar atrás... + Deus ainda hoje continua chamando, propondo aos seguidores o "caminho" de Jerusalém. É um caminho exigente, que implica a renúncia e um compromisso com a cruz.

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Jesus desaprova violência, fanatismo, intolerância... Dentro da comunidade, podemos ser chamados a um SERVIÇO... Deus poderá se servir de um fato, de uma necessidade, do convite de uma pessoa... Qual é a nossa resposta aos convites de Deus? Será que ele pode contar de fato com cada um de nós? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 27.06.2010

Nelso Geraldo Ferronatto MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música:; CHAMADO DE DEUS Autor: J. Acácio Santana CD Segue-me Paulinas COMEP Hoje: domingo, 26 de março de 2017 as 06:25:44 Você está convidado a visitar nosso site e desfrutar de outras mensagens como estas acesse este endereço: http://www.buscandonovasaguas.com