Sistemas de Monitoração aplicados ao Smart Grid

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aumento da competitividade e inclusão digital do País
Advertisements

Energia e Aquecimento Global
Criação da COGEN RJ FECOMERCIO – 22/03/2003 Eng. Osório de Brito
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
DRH - DESENVOLVIMENTO DRH - DESENVOLVIMENTO Edição 2008 (4 vagas): Áreas de Atuação: 02 vagas - Engenharia 02 vagas - Fabricação 2010PROGRAMA TRAINEE.
1.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
P&D como instrumento para adicionar valor à empresa
Tema 16: Empresas de GTD na RA de Araçatuba
Perspectivas do Setor Elétrico e Integração Energética
Energia elétrica: Encargos e Tributos
III – Uso Infraestrutura – Sociedade Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Aluna: Karen de Melo Prof: Luis Sebastião Costa
O MERCADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO BRASIL
Energia Elétrica para o Século XXI
Ações do GTESC (Grupo Técnico de Estudos de Segurança de Contratadas)
Gas Natural Unión Fenosa Integração da 9 países 23 países
1. 2 Conhecendo a WorldconnectioN* Empresa com 17 anos no Mercado Internacional de Comunicação de Dados e Banda Larga Pioneira em Serviços Internet, Armazenamento.
Prof. Moisés Vidal Ribeiro
Novas tecnologias para medição
Soluções Avançadas em Gerenciamento de Energia
PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE MANUTENÇÃO NO NOVO CENÁRIO BRASILEIRO
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
Sistema Corporativo de Monitoramento e Diagnóstico de Equipamentos de AT da Eletrosul Ao lado do local e da data, substituir o logo da Treetech pelo logo.
SISTEMAS DE MOBILIDADE INTELIGENTE
Siemens no Conceito Smart Grid Gestão de Comunicação de Dispositivos Remotos Silvana Zimmermann Gerente Nacional de Utilities.
QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
Smart grid Infraestrutura nas instalações elétricas e o
EMPRESAS DE DISTRIBUIÇÃO DA ELETROBRAS
Redes elétricas inteligentes - como desenvolver uma infraestrutura para o século 21 Greenpeace projeta mensagens a favor de uma revolução energética, baseada.
1. Fundamentos da manutenção aplicados à Engenharia de Produção
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Segurança em Smart Grid
Smart Grid Lívia Pimentel Ribeiro Professores
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design
2º Seminário Veículos Elétricos & Rede Elétrica
Rio de Janeiro, 28/6/2013 GESEL/UFRJ
Dos Mapas ao GIS “Como Acelerar a Excelência Operacional na Distribuição de Energia Elétrica”
Integração de sistemas de supervisão e controle operacional
PROPOSTA DE ARQUITETURA CORPORATIVA DE AUTOMACAO PARA A SABESP
V SUPRE Belo Horizonte, 27 de junho de 2012.
Crescimento e Perspectivas da Participação da Energia Solar no Brasil
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
Laboratório de P&D&I em Computação Móvel e Design.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Rodrigo Aguiar Diretor Financeiro Novembro de 2012
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aplicações de SMA em Smart Grids
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
1 Cesar Virno Especialista Computação Corporatica
Evolução dos Sistemas de Automação
Eduardo Sampaio SMART GRID Piloto do IBAMETRO no âmbito do Governo do Estado da Bahia 29 de novembro de 2012.
Treinamento do SINERCOM
Apresentação – GD de médio porte Cogen Rio Jul/2012.
Áreas de atuação Análise do Comportamento Dinâmico de Equipamentos Rotativos através de Medição e Processamento de Sinais Desenvolvimento de Sistema de.
Soluções Energéticas.
Redes de sensores sem fio em ambiente industrial para medição inteligente de energia elétrica Definição do problema: A energia elétrica seguindo uma tendência.
III – Uso da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos III – Uso da Infraestrutura Tecnológica.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CepelApresentação Projeto META | Mar-2012 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica 14/05/2012 Projeto META TR.
III – Uso Infraestrutura – Sociedade Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Energieeffizienzprojekte1. 2 Evolução nos preços de energia no exemplo do „Gás“
© 2005 AT&T, Todos os direitos reservados Junho/2005 Como gerir a complexidade das Redes WANs Globais Alex Costa e Silva Gerente Geral – Brasil.
SMART GRID – A evolução para a Concessionária do Futuro
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Automação de sistema de visão sobre plataforma Rover com integração através de software LabVIEW®. Objetivo: Integrar o sistema LabVIEW ® com câmera IP/Wireless.
Software em nuvem para o gerenciamento de dados de medição 45ª ASSEMBLEIA NACIONAL DA ASSEMAE MAIO 2015.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Monitoração aplicados ao Smart Grid 11º Fórum de Debates Brasilianas.org 2º Painel: tecnologias de transmissão e distribuição São Paulo, 23 de Agosto de 2011

Sobre a Treetech 18 anos presente nos grandes projetos de engenharia no mundo Pioneira em sistemas de monitoração e gestão de ativos para subestações Pioneira em Sensores Inteligentes (IEDs) para subestações Empresa independente dos fabricantes dos ativos Maior linha mundial de sensores inteligentes para subestações Rede de distribuição em 16 países 78 pedidos de patentes em hardware, firmware, software e modelos de negócios Solução premiada e certificada internacionalmente Contextualização da Treetech – know how; experiência; campo de atuação e institucional Mostrar que a empresa está consolidada e é especialista no que faz. Atentar-se para a experiência e o escopo na área elétrica; patentes; prêmios de reconhecimento. Deixar sempre a mão a pasta com impressos. Este pontos são apenas lembretes do que queremos falar e mostrar pelos impressos: Participamos em grandes projetos de Geração (Itaipu e Turucui), transmissão (Ibiúna, SDG&E) e distribuição (relatório Itaipu, paper Ibiúna e case SDGE) Em 2001 apresentamos a Furnas o SM desenvolvido p/ SE Campinas/Adrianópolis (Artigo Croácia) . Em 2000 a Alumar recebe da ABB um transformador monitorado com o Sfw Sigma (Atest forn Alumar) Em 1999 Furnas escolhe os sensores Treetech para vários projetos importantes (Poços de Caldas, Tijuco Preto, Brasilia, Adrianópolis entre outros) Atuação com independencia dos fabricantes no diagnóstico de faltas e por isso o interesse de grupos seguradores 1999 2001 FINEP 2010 FINEP 2010

Mais de 50.000 equipamentos e 180 Sistemas espalhados pelo mundo Presença Global Mais de 50.000 equipamentos e 180 Sistemas espalhados pelo mundo A inovação está se espanhando rapidamente para todo o mundo, por isso ganhamos o premio de exportacao. - equipamentos e softwares nas principais concessionárias das américas - representantes em 16 países: - projetos em 30 países; - líder mundial em tecnologia de monitoramento para ativos de subestações;

Plataforma Tecnológica GTD Sistemas de Gerenciamento Sensores Avançados Transformer Dry Machine Communication Temperatures Bushings OLTC Gas Moisture Membrane /Bag Signals Circuit Breaker Monitoring Coils Digitalizing Switch Seccionadores Disjuntores Transformadores Sistemas de Gerenciamento Monitoração Operação Engenharia Manutenção

O Sistema Elétrico

Infraestrutura do Sistema

Arquitetura da Solução SAM Sigma Software de monitoramento Conectividade Segura RS485, Wireless, F.O. SDs e IEDs Instalação de Sensores Inteligentes Ativos da Subestação Transformador, disjuntores, seccionadores, outros A Treetech possui uma solução completa e escalável para gestão completa dos ativas: Básico = sensoriamento completo da “BASE” de Ativos Meio / Conectividade= promove a comunicação entre a SE e um software corporativo para gestão dos ativos com diagnósticos e prognósticos Superior / Especialistas = consultoria para elaboração dos planos de manutenção e tomada de decisão para um gerenciamento inteligente dos ativos. Como navegar: Link no logo TT para a solução corporativa ! Link no ponto verde para a inovação! Arquitetura com patente requerida

Resultados da Monitoração 30% das falhas são detectáveis pelas técnicas tradicionais * 72% das falhas são detectáveis com o monitoramento on-line * Redução dos riscos operacionais Redução dos riscos ambientais Redução dos custos de manutenção e operação Redução dos prêmios de seguro Aumento da rentabilidade dos ativos Postergação de investimentos Preservação da imagem corporativa Integração inteligente dos ativos - Smart Grid O custo de manutenção de uma falha detectada precocemente é uma fração do custo de reparo após a ocorrência da falha. Ter ciência dos sinistros que podem ser evitados. * Fonte: Cigré - International Council on Large Electric Systems

Integração com o Smart Grid Concessionária Consumidor Consumo Monitoração Distribuição Automação Transmissão Geração

Benefícios para o sistema elétrico Gerenciamento otimizado dos ativos Detecção de falhas no fornecimento Medição remota Controle de perdas Otimização da rede de distribuição Gerenciamento de demanda Melhores índices de desempenho Redução de custos e aumento de receita Imagem corporativa

Benefícios para a sociedade Redução de consumo de combustíveis fósseis Conservação de recursos hídricos Redução de impactos ambientais Aumento de produtividade Maior segurança energética Melhor eficiência energética Qualidade e continuidade da energia Desenvolvimento tecnológico Desenvolvimento industrial Qualificação profissional

Eduardo Pedrosa www.treetech.com.br