SENHORA José de Alencar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características da Obra
Advertisements

Memórias de um sargento de milícias( )
Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.
O GÊNERO CONTO Para o teórico Soares Amora:
ANÁLISE LITERÁRIA IRACEMA ANNA E O REI.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
A estrutura: Quatro Blocos
Naturalismo O discurso.
Realismo - Naturalismo
Romantismo Prosa.
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
FILOSOFIA.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
José de Alencar.
Memórias de um Sargento de Milícias
A prosa no romantismo.
Questão Coimbrã Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológica do século XIX entre os defensores do statu quo, desatualizados em relação.
Vertentes Realistas.
Professora: Tânia Valéria
Os Maias.
AFONSO DA MAIA “Os Maias” Episódios da Vida Romântica
REALISMO E NATURALISMO
Literatura - Prof. Hélia
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
O romance e o folhetim Prosa no Romantismo.
Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 – Paris, 30 de novembro de 1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa.
RIQUEZA e POBREZA.
Eça de Queirós (1845 – 1900).
LITERATURA 2º ANO 2013 PROF. ALESSANDRO LÉLIS.
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Aluisio de Azevedo.
DOM CASMURRO Machado de Assis.
ROMANTISMO.
RIQUEZA e POBREZA.
SENHORA José de Alencar
EDER.
“Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Com amor eterno te amei; também com amável benignidade te atraí.” Jeremias 31:3.
RIQUEZA e POBREZA.
Memórias de um sargento de milícias( )
Literatura Dom Casmurro Machado de Assis
Capitães da Areia Jorge Amado
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Cinco Minutos.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Realismo no Brasil Saudade, de Almeida Júnior, 1899.
6 Família sem filhos. 6 Família sem filhos Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir entender que é possível ser feliz no casamento, mesmo.
Valéria Lima O Presidente Negro - Monteiro Lobato -
Revisão – professora Margarete
As duas fases de Macedo 1ª Fase: “o cronista de costumes” 2ª Fase: “o crítico irônico”
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Eça de queiros.
ESAÚ E JACÓ MACHADO DE ASSIS.

Língua Portuguesa Vanda Moura. Apresentando-me... Vanda 7º ANO.
Memorias de um Sargento de Milícias
REALISMO Revolução Industrial
As marcas ideológicas dos textos
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
QUESTÃO COIMBRÃ / REALISMO / EÇA DE QUEIRÓS
RAZÃO E SENSIBILIDADETIL. TÍTULO: Razão e Sensibilidade DIRETOR: Ang Lee PRODUÇÃO: Reino Unido/EUA ANO: 1995.
Principais autores e obras.
ANÁLISE LITERÁRIA A CIDADE E AS SERRAS MUITO ALÉM DO JARDIM.
Vidas Secas.
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
REALISMO E NATURALISMO
Prof.:Pecê.  Surgimento:  1844 – Publicação de “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo.  Término:  1881 – Publicação de “Memórias póstumas de Brás.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Transcrição da apresentação:

SENHORA José de Alencar Romantismo Obra datada de 1875

O AUTOR: JOSÉ DE ALENCAR NASCEU EM 89 E FALECEU EM 1877 FOI POETA, ROMANCISTA E DRAMATURGO CRÍTICO, JORNALISTA, POLÍTICO DESCENDE DE FAMÍLIA RICA E TRADICIONAL PERTENCE AO PERÍODO DO ROMANTISMO NA LITERATURA BRASILEIRA DEFENDE UM CARÁTER BRASILEIRO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA, DAÍ O NACIONALISMO SENHORA SITUA-SE ENTRE OS ROMANCES CHAMADOS DE “PERFIS FEMININOS”

SENHORA A NARRATIVA DIVIDE-SE EM QUATRO PARTES, COMO SE FOSSE UMA TRANSAÇÃO COMERCIAL: 1ª - O PREÇO 2ª - QUITAÇÃO 3ª - POSSE 4ª - O RESGATE

PRIMEIRA PARTE: O PREÇO AURÉLIA CAMARGO NA SOCIEDADE FERNANDO SEIXAS, UM JOVEM INDOLENTE E BOM VIVANT AURÉLIA COMPRA FERNANDO, MAS O FAZ DE FORMA MEIO MISTERIOSA FERNANDO ACEITA O DOTE E PEDE UM ADIANTAMENTO O CASAMENTO A CARACTERIZAÇÃO DA MULHER TRAÍDA E DO HOMEM VENDIDO.

SEGUNDA PARTE: A QUITAÇÃO INÍCIO DO FLASH-BACK OS PAIS DE AURÉLIA: EMÍLIA E PEDRO CAMARGO OS PRECONCEITOS CRIANDO EXCLUSÕES O “APARECER À JANELA” O NOIVADO DE FERNANDO COM AURÉLIA O ABANDONO NOTÍCIAS DO NOIVADO COM ADELAIDE AMARAL DE MOÇA POBRE E SOZINHA À RIQUEZA E À SOCIEDADE

TERCEIRA PARTE: A POSSE A NOITE DE NÚPCIAS O CASTIGO DE AURÉLIA A MULHER APAIXONADA O ORGULHO E A REAÇÃO DE FERNANDO DUPLO PAPEL: EM PÚBLICO - UM CASAL FELIZ, NA INTIMIDADE – DOR E SOFRIMENTO AS HUMILHAÇÕES QUE FERNANDO SOFRE

QUARTA PARTE – O RESGATE INTENSIDADE DOS CAPRICHOS E CONTRADIÇÕES DE AURÉLIA A TRANSFORMAÇÃO DE FERNANDO DE MOÇO LEVIANO À DIGNIDADE DE CARÁTER FERNANDO NEGOCIA SEU RESGATE A ESPOSA TRAÍDA E O MARIDO COMPRADO SE REENCONTRAM AMANTES

O NARRADOR TRATA-SE DE UM NARRADOR-OBSERVADOR E ONISCIENTE OBSERVAÇÃO DOS DETALHES EXTERIORES PSICOLOGIA DAS PERSONAGENS: MISTURA DO ROMANESCO COM A REALIDADE ROMANCE CONTEXTUALIZADO NO MUNDO CAPITALISTA BURGUÊS: A QUESTÃO DO DINHEIRO, DA NECESSIDADE DE “SUBIR NA VIDA” EM OPOSIÇÃO AO IDEAL DA REALIZAÇÃO AMOROSA CONTRADIÇÃO ENTRE ANJO E DEMÔNIO NA DESCRIÇÃO DE AURÉLIA A INDOLÊNCIA, O COMODISMO, A POSTURA ARISTOCRÁTICA DE FERNANDO ELEMENTOS ROMÂNTICOS COMBINADOS COM ELEMENTOS REALISTAS A DESCRIÇÃO DOS COSTUMES E MINÚCIAS NOS TRAJES

PERSONAGENS PRINCIPAIS FERNANDO E AURÉLIA E O CASAMENTO DE CONVENIÊNCIA AURÉLIA: MISTURA DE ANJO E DEMÔNIO, DE BONDADE E DE MALDADE AURÉLIA: HORROR AO INTERESSE FINANCEIRO MAS USA O DINHEIRO PARA VINGAR-SE O PODER REGENERADOR DO SENTIMENTO AMOROSO FERNANDO REGENERADO: FRUTO DA SOCIEDADE

PERSONAGENS SECUNDÁRIOS LEMOS: TUTOR, É UM PELINTRA E INTERESSEIRO (TEM UM AR DE PIPOCA) O AVÔ LOURENÇO CAMARGO É UM FAZENDEIRO RUDE, MAS CORRETO DONA FIRMINA: DAMA DE COMPANHIA DE AURÉLIA, GORDA E DOMINADA POR AURÉLIA EMÍLIA: MÃE DE AURÉLIA, PERSONAGEM COM CARACTERÍSTICAS ULTRA-ROMÂNTICAS, ABANDONA TUDO POR AMOR E NADA EXIGE O AMIGO TORQUATO, QUE APÓIA AURÉLIA NOS TEMPOS DE POBREZA EDUARDO ABREU, MOÇO RICO E APAIXONADO POR AURÉLIA DESDE OS TEMPOS DE POBREZA

COMPARAÇÃO ENTRE PERSONAGENS PRINCIPAIS E SECUNDÁRIOS ENQUANTO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS TÊM CUNHO UNIVERSALISTA, OS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS APRESENTAM COR LOCAL COM OS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS SE TEM UM RETRATO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DA ÉPOCA: A DEGRADAÇÃO TRANSFORMADA EM “COISAS DA VIDA”, A DIALÉTICA MORAL DO DINHEIRO COMPRA MARIDO, MAS NÃO AFETA O RICO FAZENDEIRO, AS MÃES BURGUESAS, AS REGRAS DO FAVOR A CÓPIA DO MODELO EUROPEU SEGUNDO A MANEIRA DO EUROPEU, GERANDO AS DISSONÂNCIAS ENTRE O COSMOPOLITISMO E O LOCALISMO ATRAVÉS DAS PERSONAGENS SECUNDÁRIAS, A SOCIEDADE BRASILEIRA SE REVELA EM SUAS ATITUDES DE COLONIZADA

LEIA E APAIXONE-SE BOAS LEITURAS