Por que desarmar? O universo das armas No mundo No Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Diagnóstico da Violência no Trânsito
DESARMAMENTO: UMA QUESTÃO DE VIDA.
Trabalhadoras Domésticas no Brasil
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
DENGUE UMA PRIORIDADE PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Abril de 2011
Projeto “Meu Bairro, Meu País ”
IBOPE – Rádios AM de Campinas
DIREITOS HUMANOS E POLÍCIA
DIGA NÃO À VIOLÊNCIA POLICIAL!!!
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Quais são os Objectivos do Milénio?
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
Secretaria Nacional de Segurança Pública
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Álcool.
Fórum Saúde da Mulher século XXI
SUICÍDIO.
Desarmamento Uma questão de vida.. Desarmamento Uma questão de vida.
1.
Quem é o jovem brasileiro?
Fonte: Polícia Civil do Rio de Janeiro
Terminologia de Capital de Giro.
Projeto P.A.I. (Prevenção de Acidentes Infantis)
Workshop Mídia e Violência Parceria Apoio Outubro de 2006.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
IMPACTOS E MITOS SOBRE AS ARMAS DE FOGO
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
E XPANSÃO DO P ROJETO V IDA NO T RÂNSITO Goiânia, de novembro de 2012 Indicadores de Velocidade Indicadores de Associação entre Álcool e Direção.
“Vlado, morre e adoece com os trabalhadores”
Por que os acidentes acontecem?
Estatísticas da Criança no Brasil
Os Jovens no Brasil.
ESTADO DE MATO GROSSO CAMPANHA DE DESARMAMENTO 2009.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
Tendência da mortalidade por homicídios no Estado do Paraná, segundo Regionais de Saúde, 1979 a Elizabeth Mitiko Konno de Lozada Thais Aidar de Freitas.
Comportamento no Trânsito
Há uma colheita em meio as mulheres… Hudson Medeiros RBIOJ/ IEF
Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis
Rio Mulher.
História para quem esqueceu, ou nunca soube.. De 1929 a 1953, cerca de 20 milhões de dissidentes, impossibilitados de se defenderem, foram caçados e exterminados.
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
PAULÍNIA - SÃO PAULO Localização km da Capital; Emancipação - 28 de fevereiro de 1964; População – hab.; REPLAN – Maior Pólo Petroquímico.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Eduardo A Vasconcellos Denatran, 25/9/2006 Qual cidade construímos ? Quais políticas adotamos ? Quais foram os resultados ?
Rio Verde - Goiás - Brasil
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
COMBATENDO O PORTE ILEGAL DE ARMAS
DESARMAMENTO: UMA QUESTÃO DE VIDA.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
I LEVANTAMENTO NACIONAL
INICIATIVA DO MANDATO DA DEPUTADA ESTADUAL BETH SAHÃO (PT) APOIO: Liderança do PT na Alesp 15 de maio de 2013.
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Professor: Jeferson A. Gottardi
Violência e seu enfrentamento
OFICINA PARA O GRUPO DE SENSIBILIZAÇÃO SÃO PAULO, 17 DE MARÇO DE 2011.
ESTATUTO DO DESARMAMENTO!!!
Diante dos preocupantes índices de violência e suas implicações, medidas como a Campanha de desarmamento são promovidas em todo o Brasil. Contudo, questiona-se.
Por um mundo de paz sem armas
PLANO DE AÇÃO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2009 ÁGUAS VERMELHAS.
INTRODUÇÃO Entre os mais importantes problemas de saúde pública.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Política Pública de Controle de Armas. Premissa Estatuto do Desarmamento: muito além da campanha de entrega de armas e do referendo Estabelece uma política.
Transcrição da apresentação:

Por que desarmar? O universo das armas No mundo No Brasil Existem 639 milhões de armas de fogo circulando no mundo, 59% nas mãos de civis. Todos os anos morrem 500 mil pessoas por armas de fogo, 200 mil delas civis em homicídios, acidentes e suicídios. No Brasil Existem 5,5 milhões de armas legais. As estimativas do número total de armas em circulação vão de oito a 20 milhões de armas. A arma não é a causa da violência. A arma é seu vetor. Ela transforma a natureza da violência, tornando-a letal. No Brasil, a arma de fogo é usada em 68,7% dos homicídios.

Por que desarmar? O impacto das armas - 1 A violência armada pode ser considerada uma verdadeira epidemia. No Brasil, morre-se mais por arma de fogo do que por acidente de trânsito. Em 2002, 36 mil brasileiros morreram por causa de armas de fogo, ou seja cem brasileiros morrem por dia vítimas das armas de fogo. É mais do que em qualquer outro país do mundo, mesmo naqueles que estão em guerra. Grupo de risco: o jovem A população jovem masculina (15 a 24 anos) é a mais atingida. A cada dia morrem 40 jovens por arma de fogo no Brasil. A arma de fogo é a primeira causa de morte de homens jovens no Brasil, mais do que doença, acidente de trânsito ou outra causa externa.

Por que desarmar? O impacto das armas - 2 A epidemia atinge principalmente jovens do sexo masculino Taxa de mortes por arma de fogo por cem mil habitantes no município do Rio de Janeiro . Media Brasil: 21,2 Taxa de mortalidade por arma de fogo, Brasil, 2000 Fonte: SUS-ISER

Por que desarmar o cidadão de bem? Arma é um risco - 1 Quem reage morre. Quem usa arma de fogo tem mais chances de morrer ou ser ferido num assalto. Uma arma em casa tem 22 vezes mais chances de ser envolvida em homicídios, acidentes, ou suicídios do que de ser usada em situação de legítima defesa. Acidentes e suicídios: No Brasil, a cada três pessoas que são hospitalizadas devido a lesões por arma de fogo, uma foi por uso acidental da arma. No Brasil, a arma de fogo é o segundo método mais utilizado para se cometer suicídio. Exemplo do Rio Grande do Sul.

Por que desarmar o cidadão de bem? Arma é um risco - 2 Homicídios: o bandido pode ser você A arma de fogo transforma conflitos banais em tragédias irreversíveis. - Em São Paulo, em 46% dos homicídios, vítima e autor se conheciam. - No Rio de Janeiro, em cada três crimes com vítimas por arma de fogo, um envolve uma pessoa conhecida da vítima. - Nas capitais do Brasil, 71% dos homicídios de mulheres são com arma de fogo. A maioria delas são assassinadas pelo próprio marido ou parceiro. Porque tirar armas de circulação ajuda a desarmar o bandido. - No Rio de Janeiro, um terço (33%) das armas do crime foi comprado legalmente e acabou caindo nas mãos erradas.

Como trabalhar o desarmamento? Como desarmar? Como trabalhar o desarmamento? 1- Pesquisar para destruir os mitos Exemplo 1: Quais são as armas do crime no Brasil? 74% são brasileiras e 78% são pistolas e revólveres (DFAE). Exemplo 2: Arma não protege. Arma é risco. 2- Comunicar: fazer campanhas para democratizar a informação e mobilizar a sociedade. 3- Mudar: Mudar as leis de controle de armas. Influir sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos.

Como desarmar? Exemplo: Campanha Brasil Sem Armas (2003) Rio de Janeiro, 14 de Setembro 2003: marcha com 50 mil participantes. Mobilização da opinião publica para pressionar o Congresso a aprovar o Estatuto do Desarmamento.

O Estatuto do Desarmamento Como desarmar? O Estatuto do Desarmamento Desde o dia 23 de dezembro de 2003 está valendo uma nova lei de controle de armas no país. Os principais pontos são: LUTA CONTRA O CRIME O controle de armas e munição será centralizado. As munições vendidas às Forças de Segurança Publica e às Forças Armadas serão marcadas. PORTE O Estatuto proíbe o porte de armas para civis. O porte ilegal de armas é crime inafiançável. As penas vão de dois a seis anos de prisão. POSSE A idade mínima para comprar armas subiu para 25 anos. Teste psicológicos e de tiro e manuseio de armas são necessários para comprar armas. A posse de arma é restrita à residência ou local de trabalho. CAMPANHA Entrega voluntária de armas, inclusive armas sem registro, com indenização. REFERENDO Em outubro de 2005, haverá um referendo para decidir sobre a proibição do comércio de armas e munição para civis.

A campanha voluntária de entrega de armas Como desarmar? A campanha voluntária de entrega de armas Como funciona? Anistia: quem quiser entregar uma arma não registrada, ou em situação ilegal, poderá fazê-lo, e será indenizado, até 23 de dezembro de 2004 Anonimato Indenização: de R$ 100 a R$ 300, dependendo do calibre da arma, a ser paga em 30 dias Destruição: a arma será destruída pelo Exército. Em vários locais a arma é danificada na hora da entrega. Onde? Delegacias da Polícia Federal, delegacias da Polícia Civil, quartéis do Exército. Sociedade Civil: o Viva Rio tem credenciamento da PF e desde 4 de agosto está recolhendo armas em sua sede. Até 28 de setembro o Viva Rio recolheu 2.035 armas. Outros locais: São Conrado, Nova Iguaçu, itinerante com Globo Móvel.

Perfil das armas voluntariamente entregues no Viva Rio Como desarmar? Perfil das armas voluntariamente entregues no Viva Rio 1 N/C ARTEFATO DE MORTEIRO 2 METRALHADORA GRANADA ESCOPETA CARCAÇA 4 CANETA 9 MOSQUETE 22 FUZIL 105 CARABINA 110 ESPINGARDA 198 GARRUCHA 241 PISTOLA 1133 REVÓLVER 1832 TOTAL Numero Espécie 2/3 delas sem registro, segundo declaração dos portadores. Só 11% apresentaram o protocolo do registro 18% com número de série ilegível ou raspado 6% de uso restrito 86% em funcionamento

Como desarmar? A campanha é um sucesso: mais de 120 mil armas entregues em 2,5 meses no Brasil.

www.armanao.com.br

Viva Rio Rua do Russel, 76 Glória – Rio de Janeiro Tel: 2555 3777 vivario@vivario.org.br www.armanao.com.br www.vivario.org.br www.desarme.org www.coav.org.br www.vivafavela.com.br