INVESTIGAÇÃO DE CAUSAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

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Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Transcrição da apresentação:

INVESTIGAÇÃO DE CAUSAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO Estudo de Amostra de Acidentes Agradecimentos Custo social de acidentes no Brasil US$ 10 bi (BID) Mundo: 500 mil mortes / ano Brasil 1 em cada 10 mortes Brasil pobre em estatísticas pouco confiáveis Desenvolvimento desta pesquisa  10 anos Trabalho não conclusivo  limitações março / 2002

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Aspectos Conceituais Por que acontecem os acidentes? Classificação dos fatores de risco; Investigação de causas e não de "culpados”; Fatores de risco no Brasil. Justificativas simplistas x fatores de risco Exemplo: interseção em nível, noite, treminhão canavieiro, caminhão com condutor cansado, faróis desregulados Fatores de risco: homem, veículo, via/ambiente Causas x “culpados” Brasil: sistema de habilitação precário; frota de risco; vias mal projetadas, mantidas e sinalizadas

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Pesquisa Inst - Veículos leves 38 % - Faróis em mau estado; 48 % - Lanternas em mau estado; 86 % - Suspensão com problemas; 39 % - Direção com problemas; 72 % - Freios com problemas; 23 % - Rodas com problemas; 22 % - 4 pneus em mau estado. Idade média: 8 anos; 13% < 3 anos; 17% > 3 e < 5 anos; 70% > 5 anos; Faróis: mau estado - danificado/ LQ; desregulados (91 %); Lanternas: quebradas / L.Q. / penetração de água / poeira; Suspensão: molas (56 %), amortecedores (40 %); Direção: folgas, vazamentos; Freios: pastilha (27 %), disco (38 %), fluido (46 %); Rodas: amassamentos, trincas; Pneus: desgaste (26 %), bolhas / cortes etc. (53%); 85 % com defeitos médios / graves; 1,5 % sem defeitos.

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Pesquisa Inst - Veículos pesados 40 % - Faróis em mau estado; 77 % - Lanternas em mau estado; 86 % - Suspensão com problemas; 93 % - Direção com problemas; 97 % - Freios com problemas; 25 % - Rodas com problemas; 17 % - Pneus em mau estado. Idade média: 11 anos; < 5 (22%); 5 a 10 (28%); 10 a 15 (21%); 15 a 20 (19%); >20 (10%); Faróis: mau estado(danificado/L.Q.); desregulados 70 %; Lanternas: quebradas / L.Q. / penetração de água e poeira; Suspensão: molas (50%), amorteced. (66%), folgas (39%); Direção: folgas, vazamentos; Freios: estanqueidade (66%), fluido (46 %); Rodas: amassamentos, ferrugem, trincas; Pneus: desgaste excessivo / irregular, bolhas, arrancamento, cortes etc.; 90 % com defeitos médios / graves; 0 % sem defeitos; Motorista automóvel x motorista caminhão. Impactos   ·    Redução do nº de mortes : 2.400 / ano ·    Redução do nº de feridos : 32.000 / ano ·    Redução do custo social dos acidentes :R$ 700 mil / ano ·    Geração de novos empregos : 28 mil ·    Aquecimento setor de reparação de veículos: R$ 1,3 bilhões / ano Aumento da arrecadação de impostos : R$ 300 milhões / ano

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Aspectos Conceituais Riscos diretos; Riscos indiretos; Programa de segurança - eliminação de riscos; Direcionamento de recursos. Riscos diretos (semáforo) Riscos indiretos - passou de propósito porque estava com pressa; - não viu o sinal vermelho;    - viu o sinal vermelho mas tarde demais;      - passou mal na direção e estava desmaiado;     - pretendeu parar normalmente, mas derrapou devido aos pneus carecas, à pista lisa e à água de chuva; e    - depois de ficar muito tempo parado no sinal vermelho, achou que estava quebrado Eliminação progressiva de risco  redução da probabilidade de acidentes Direcionamento de recursos - semáforo - campanhas

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Fatores Múltiplos de Acidentes de Trânsito – TRRL Fonte: TRRL Inglaterra – 1970 / 1972 Nº de fatores de risco Humano Veículo Via / ambiente % de acidentes 1 X 50,0 3,0 0,5 2 15,0 25,0 5,0 3 1,5 TOTAL 91,5 24,5 32,0 100,0 Única disponível por muitos anos

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Levantamento de Dados CPTran : 872 acidentes; CPRv : 2.610 acidentes; Concessionária : 52 acidentes; Bombeiros : 33 acidentes. CPTran: 872 acidentes, 1.774 vítimas e 1.220 veículos CPRv: 2.610 acidentes, 1.803 vítimas e 4.376 veículos Centrovias: 52 acidentes, 121 vítimas e 87 veículos Bombeiros: 33 acidentes, 27 vítimas leves e 13 graves RAT não serve para análise de fatores de risco

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente urbano A v . O r d e m P o g s V í c u l 1 Poste de energia elétrica Local : Av. Ordem e Progresso; Horário : 4h30; Tipo de acidente : choque contra obstáculo fixo; Lesões : graves; Veículos envolvidos : veículo 1 (VW sedan, ano 1976); Histórico: ü    veículo 1 trafegando no sentido centro – bairro; ü    o choque ocorreu na parte lateral (centro) do veículo contra o poste de energia elétrica; ü    a via, no momento do acidente, apresentava pavimento molhado com formação de poças.   Fatores de risco presentes: ü    fator humano (motorista) – segundo informações de familiares, o condutor do veículo 1 retornava para sua residência após ter freqüentado uma casa noturna, possivelmente cansado e talvez, sem confirmação, após ingerir bebida alcoólica; aparentemente, teve responsabilidade direta no acidente; ü    fator veículo – veículo 1 encontra-se, visualmente, em péssimo estado de conservação, destacando o péssimo estado dos pneus, evidenciando comportamento inadequado, por parte do proprietário, de conservação e manutenção das condições seguras daquele veículo; pelo ano de fabricação do veículo, pode ter ocorrido alguma ineficiência no sistema de freios e suspensão, defeitos não visíveis; essas condições poderiam ter contribuído para a ocorrência do acidente ou mesmo não seriam eficientes para evitá-lo; ü    fator via / meio ambiente – pavimento molhado com formação de poças d’água contribuíram diretamente no acidente.

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente urbano

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente urbano

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente urbano

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente urbano

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente urbano

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente urbano

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos – Tipo de acidente

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos – Dia da semana

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos – Horário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos – Tipo de veículo

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos Situação e sexo das vítimas

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos Resumo dos fatores de risco Nº de fatores de risco Humano Veículo Via / ambiente % de acidentes 1 X 21,0 - 2 30,0 27,0 3 TOTAL 100,0 48,0 ü    o fator de risco do tipo “humano condutor” foi constatado isoladamente em apenas 3 acidentes (9% dos acidentes); ü    o fator de risco do tipo “humano pedestre” foi constatado isoladamente em apenas 4 acidentes (12% dos acidentes); ü    em todos os acidentes analisados houve a participação de algum “fator humano”; os fatores de riscos dos tipos “veículo” e “via / meio ambiente” não ocorreram isoladamente; ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “veículo” foi constatada em 9 acidentes (27% dos acidentes); ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “via / meio ambiente” foi constatada em 9 acidentes (27% dos acidentes); ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano pedestre” e “via / meio ambiente” foi constatada em 1 acidente (3% dos acidentes); a combinação dos três fatores de riscos (tipo “humano condutor”, “veículo” e “via / meio ambiente”) foi constatada em 6 acidentes (18% dos acidentes).

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos Resumo dos fatores de risco ü  fator de risco do tipo “humano condutor” – este fator esteve presente em 27 (82%) do total de 33 acidentes; ü  fator de risco do tipo “humano pedestre” – este fator esteve presente em 6 (18%) do total de 33 acidentes; ü fator de risco do tipo “veículo” – este fator esteve presente em 16 (48%) do total de 33 acidentes; ü fator de risco do tipo “via / meio ambiente” – este fator esteve presente em 16 (48%) do total de 33 acidentes.

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário O local do acidente o local do acidente é uma rodovia com duas pistas, separadas por canteiro central gramado, cada qual com duas faixas de tráfego; no lado direito, em ambas as pistas, há acostamento pavimentado; no lado esquerdo, há faixas de segurança, com aproximadamente 0,80 m; após o acostamento, no lado direito, há uma faixa gramada com cerca de 2 m, seguida por uma canaleta de concreto com 1,3 m de largura; após a canaleta, há um talude de aterro, com aproximadamente 30 m de altura; o trecho em que ocorreu o acidente é reto e com declive de 4,5%, no sentido de circulação do veículo envolvido; a rodovia havia sido recapeada poucas horas antes do acidente, não havendo qualquer sinalização horizontal; a pista possuía uma largura total de 10,5 m, sem delimitação de faixas e acostamento; a existência de obras estava indicada com farta sinalização vertical existente no trecho anterior; a velocidade máxima regulamentada para o local era de 60 km/h;  O horário e as condições ambientais o acidente ocorreu às 18h00, com luminosidade típica do início do anoitecer; o tempo era bom, não havendo a ocorrência de situações desfavoráveis, tais como, neblina, vento, fumaça etc.;  O condutor e os passageiros o condutor era um homem com 70 anos de idade, habilitado na categoria D; o veículo transportava quatro passageiros; os passageiros do banco traseiro não utilizavam cinto de segurança (escondidos dentro do banco);  O veículo o veículo envolvido era um VW Santana com sete anos de uso; o estado geral de conservação do veículo era aparentemente bom; no entanto, os pneus estavam com desgaste acentuado, em especial os dianteiros;

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário A dinâmica do acidente o veículo estava trafegando no sentido descendente da pista, não sendo possível estimar a sua velocidade, em face da inexistência de marcas de frenagem; ao atravessar o trecho recém recapeado, o condutor, por motivos ignorados, percorreu por cerca de 10 m com as duas rodas da esquerda do veículo no canteiro central; ao tentar reconduzir o veículo para a pista, o motorista teve a manobra dificultada pela existência de um desnível de aproximadamente 15 cm entre o canteiro e a pista, girando excessivamente o volante; retornando à pista, o veículo executou um giro de 180º, percorrendo um trecho de aproximadamente 60 m sobre a pista, derrapando em ré; em seguida, o veículo bateu violentamente na canaleta de drenagem, tombou e se projetou sobre o talude de aterro; o veículo efetuou um vôo de cerca de 30 m, ao longo do qual girou no ar; em seguida, o veículo bateu violentamente com a sua lateral traseira no tronco principal de um eucalipto de grande porte a uma altura de 3,5 m; a posição final do veículo foi próxima à árvore, com a frente voltada para a pista em posição quase ortogonal;  As conseqüências do acidente dos cinco ocupantes do veículo, houve um óbito, três vítimas com ferimentos graves, incluindo o condutor, e uma vítima com ferimentos leves; a vítima que veio a falecer estava posicionada no banco traseiro atrás do motorista, exatamente no local do impacto contra a árvore; por não estar utilizando o cinto de segurança, foi arremessada para fora do veículo pelo vão do vidro traseiro; o veículo apresentou danos no seu lado esquerdo, em especial na parte traseira, onde ocorreu o choque contra a árvore e que provocou o desprendimento da roda traseira esquerda; apresentou, também, deformações generalizadas, assim como amassamentos no capô e no teto, devidos aos reflexos do tombamento ,do impacto e da queda.

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Exemplo de acidente rodoviário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários – Tipo de acidente

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários – Dia da semana

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários – Horário

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários – Tipo de veículo

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários – Gravidade

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários – Visibilidade

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários Resumo dos fatores de risco Nº de fatores de risco Humano Veículo Via / ambiente % de acidentes 1 X 58,0 - 2 12,0 29,0 3 2,0 TOTAL 100,0 14,0 31,0 ü o fator de risco do tipo “humano condutor” foi constatado isoladamente em 22 acidentes (42% dos acidentes); ü o fator de risco do tipo “humano pedestre” foi constatado isoladamente em 8 acidentes (15% dos acidentes); ü os fatores de risco do tipo “veículo” e “via” não ocorreram isoladamente; ü a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “veículo” foi constatada em 6 acidentes (12% dos acidentes); ü a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “via / meio ambiente” foi constatada em 13 acidentes (25% dos acidentes); ü a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano pedestre” e “via / meio ambiente” foi constatada em 1 acidente (2% dos acidentes); ü a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor”, “veículo” e “via / meio ambiente” foi constatada em 1 acidente (2% dos acidentes); ü a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor”, “humano pedestre” e “via / meio ambiente” foi constatada em 1 acidente (2% dos acidentes).

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes rodoviários Resumo dos fatores de risco ü  fator de risco do tipo “humano condutor” – este fator esteve presente em 43 (83%) do total de 52 acidentes; ü  fator de risco do tipo “humano pedestre” – este fator esteve presente em 10 (19%) do total de 52 acidentes; ü fator de risco do tipo “veículo” – este fator esteve presente em 7 (13%) do total de 52 acidentes; ü  fator de risco do tipo “via / meio ambiente” – este fator esteve presente em 16 (31%) do total de 52 acidentes.

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos e rodoviários Resumo dos fatores de risco ü    o fator de risco do tipo “humano condutor” foi constatado isoladamente em 25 acidentes (29% dos acidentes); ü    o fator de risco do tipo “humano pedestre” foi constatado isoladamente em 12 acidentes (14% dos acidentes); ü    os fatores de riscos dos tipos “veículo” e “via / meio ambiente” não ocorreram isoladamente; ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “veículo” foi constatada em 15 acidentes (18% dos acidentes); ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “via / meio ambiente” foi constatada em 22 acidentes (26% dos acidentes); ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano pedestre” e “via / meio ambiente” foi constatada em 2 acidentes (2% dos acidentes); a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor”, “veículo” e “via / meio ambiente” foi constatada em 7 acidentes (8% dos acidentes). Nº de fatores de risco Humano Veículo Via / ambiente % de acidentes 1 X 44,0 - 2 19,0 29,0 3 8,0 TOTAL 100,0 27,0 37,0

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos e rodoviários Resumo dos fatores de risco ü    fator de risco do tipo “humano condutor” – este fator esteve presente em 70 (82%) do total de 85 acidentes; ü    fator de risco do tipo “humano pedestre” – este fator esteve presente em 16 (19%) do total de 85 acidentes; ü    Fator de risco do tipo “veículo” – este fator esteve presente em 23 (27%) do total de 85 acidentes; ü    Fator de risco do tipo “via/meio ambiente” – este fator esteve presente em 32 (38%) do total de 85 acidentes.

Investigação de Causas de Acidentes de Trânsito Amostra de acidentes urbanos e rodoviários Resumo dos fatores de risco Nº de fatores de risco Humano Veículo Via / ambiente % de acidentes 1 X 44,0 50,0 - 3,0 0,5 2 19,0 15,0 29,0 25,0 5,0 3 8,0 1,5 TOTAL 100,0 91,5 27,0 24,5 37,0 32,0 100,0 ü    o fator de risco do tipo “humano condutor” foi constatado isoladamente em 25 acidentes (29% dos acidentes); ü    o fator de risco do tipo “humano pedestre” foi constatado isoladamente em 12 acidentes (14% dos acidentes); ü    os fatores de riscos dos tipos “veículo” e “via / meio ambiente” não ocorreram isoladamente; ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “veículo” foi constatada em 15 acidentes (18% dos acidentes); ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor” e “via / meio ambiente” foi constatada em 22 acidentes (26% dos acidentes); ü    a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano pedestre” e “via / meio ambiente” foi constatada em 2 acidentes (2% dos acidentes); a combinação dos fatores de riscos dos tipos “humano condutor”, “veículo” e “via / meio ambiente” foi constatada em 7 acidentes (8% dos acidentes).