ENCONTRO ANUAL DOS TRABALHADORES DO ATENDIMENTO FRATERNO DO CEIR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Chamado de Deus”..
Advertisements

PALAVRAS DE CHICO XAVIER / EMMANUEL
A Prece.
Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
CURSO NOÇÕES BÁSICAS DE DOUTRINA ESPÍRITA
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Cuidados necessários no
PREFÁCIO DO LIVRO NOSSO LAR MENSAGEM DE EMMANOEL
Um bom Sermão geralmente tem três partes:
“CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA” Orientações aos pais e alunos
Qualidade em Serviços de Informação Programas de Qualidade em Serviços II.
Seminário para trabalhadores de Casas Espíritas Sobre o:
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
O SUICÍDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS. BUSQUE O AUXÍLIO VOCÊ NÃO SE
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
A OPINIÃO DOS OUTROS.
Tese de Guerdjef.
Um pensador russo chamado Guerdjef já falava no início do século passado em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida.
A GRANDE PERGUNTA ¨E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?¨- Jesus. ( Lucas, 6:46.) Em lamentável indiferença, muitas pessoas.
Princípios Redentores
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
PARTE DE NÓS Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música Lady
Vinte lições de viver Guerdjef.
23 - AJUDANDO OS POBRES A SE AJUDAREM
Maria a Bem-Aventurada
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
O Evangelho no Lar e no Coração
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Caminhando pela Vida Não devemos nos esquecer que estamos fazendo uma caminhada em nossa existência física para atingir o destino, que é o nosso processo.
Tese de Guerdjef.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
DOUTRINAÇÃO Objetivo: Complemento da seqüência de temas sobre a mediunidade. Bibliografia: AK/LM Cap. XIV Expectativas: vamos nos ater ao tema abordado.
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Restaurados por Cristo - Nicodemos
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva
Sinal Verde COM SOM.
Dicas para o sucesso da Recepção
"Por que choras"? (Lucas 18, 35 – 43 ).
Francisco Cândido Xavier/ Emmanuel A oração constitui um valioso recurso à disposição dos homens. Mediante ela, consegue-se acesso a faixas superiores.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Nas Conversações DO LIVRO: Agenda Cristã ESPÍRITO: André Luiz PSICOGRAFIA: Francisco Cândido Xavier.
PRECE AO ANJO DA GUARDA PRECE AO ANJO DA GUARDA
ESPÍRITAS NO EVANGELHO Comenta o Evangelho, nas tarefas doutrinárias do Espiritismo, entretanto, diligencia exumar as sementes divinas da verdade, encerradas.
A amizade é um amor que nunca morre
Lições para bem viver Autor: GURDJIEFF Música: The sound of silence
SER FELIZ Se você quer ser feliz Fuja a todo assunto vão Que não clareie a cabeça Nem ajude ao coração Em tudo o que suceder Procure a margem do bem,
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
Forma Canônica e Definições
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
“Pastor, por favor, não me visite. Já decidi. É a minha decisão final”.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
Atendimento Espiritual na Casa Espírita
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Seção 10 (Capítulos 44 e 45) “Se lidardes com eles no espírito de Cristo, seus braços enlaçarão o vosso pescoço; eles se humilharão diante do Senhor.
A VERDADEIRA AMIZADE Ewald Koch INÊS VIEIRA Automático.
BOAS DICAS PARA VIVER FELIZ
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
Escola de Evangelização de Paciente Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Evangelho Segundo o Espiritismo
As horas de inquietação e de incerteza virão sempre. Que fazer quando a bruma da indecisão nos envolva as trilhas da existência? Que padrão seguir,
Transcrição da apresentação:

ENCONTRO ANUAL DOS TRABALHADORES DO ATENDIMENTO FRATERNO DO CEIR Título 1 Sub-Título 1 Título Principal 16 DE AGOSTO DE 2011 TERÇA-FEIRA 19:00 AS 21:00 HORAS Elaborado por: nome do autor Junho/2010

Programação 19:10 a 19:20: Objetivos do encontro e apresentação geral 19:00 a 19:10: Página e prece 19:10 a 19:20: Objetivos do encontro e apresentação geral 19:20 a 19:45: A recepção na Casa Espírita 19:45 a 20:35: O atendimento fraterno 20:35 a 21:00: A visita domiciliar 21:00: Prece final

A RECEPÇÃO NA CASA ESPÍRITA Título 1 Sub-Título 1 A RECEPÇÃO NA CASA ESPÍRITA Título Principal Elaborado por: nome do autor Junho/2010

A recepção na Casa Espírita Leitura do texto da RIE Comentários do grupo sobre o texto Todos somos a recepção do CEIR Proatividade com bom senso O regimento interno do CEIR

A recepção na Casa Espírita – regimento interno Art. 33 - Cabe a equipe de recepção: I- Cumprimentar e dar as boas-vindas; II- Colocar-se à disposição para eventuais informações; III- Colocar aquele que chega à vontade, sem constrangê-lo; IV- Orientar sobre o funcionamento do CEIR, disponibilizando os diversos tipos de atividades e estudos oferecidos;

A recepção na Casa Espírita – regimento interno V- Responder dúvidas e indagações, de maneira clara, objetiva, direta, concisa, imprimindo afetividade, naturalidade e segurança; VI- Encaminhar o visitante à área desejada ou à pessoa que possa, de maneira mais específica, auxiliá-lo; VII- Encaminhar o visitante para o atendimento fraterno, quando for o caso; VIII- Informar sobre a existência dos cadernos de prece para encarnados e desencarnados;

A recepção na Casa Espírita – regimento interno IX – Encaminhamento das pessoas para a câmara de passes, dando-se prioridade às crianças, idosos, gestantes, qualquer outra pessoa em condição especial e as que desejam o atendimento fraterno; X – Certificar-se de que, durante a aplicação do passe, a música ambiente está ligada e em volume apropriado; XI – Zelar pelo silêncio no salão e adjacências durante a aplicação de passe;

A recepção na Casa Espírita – regimento interno XII – Orientar os freqüentadores a chegar no início das reuniões públicas; XIII – Repassar para a coordenação do passe na residência os nomes, endereços e telefones dos interessados no serviço.

O ATENDIMENTO FRATERNO Título 1 Sub-Título 1 O ATENDIMENTO FRATERNO Título Principal Elaborado por: nome do autor Junho/2010

O atendimento fraterno A apostila da UMEN (dúvidas e comentários) Seminário do Jano sobre depressão O procedimento no CEIR (RI) Comentários e perguntas Algumas orientações doutrinárias (extraído do trabalho do Miguel apresentado na FEB em 1995)

O atendimento fraterno I – Inspire confiança e simpatia ouvindo com atenção respeito. “Cultive invariável atenção perante as confidências alheias, testemunhando o maior interesse afetivo pela solução aos problemas do interlocutor, seja ele quem for.” (André Luiz – Estude e Viva)

O atendimento fraterno II – Faça perguntas objetivas e de maior interesse para a compreensão. “Saiba ouvir primeiro, porquanto a criatura, encarnada ou não, dificilmente consegue dizer o que pretende, com a necessária exatidão.” (Marco Prisco – Momentos de Decisão)

O atendimento fraterno III – Não demonstre estranheza ou perplexidade. “(...) Fraternalmente, escuta o que se te diga e observa o que vês, sem escandalizar os interlocutores ou ferir os companheiros de romagem terrestre, opondo-lhes censuras ou contraditas que apenas lhes agravariam as dificuldades e os problemas.” (Emmanuel – Encontro Marcado)

O atendimento fraterno IV – Não faça julgamentos precipitados. “Ante o bloco de pedra bruta, não se prenda a idéia de peso. Lembre-se da estátua primorosa que poderá sair dele.” (André Luiz – Agenda Cristã)

O atendimento fraterno V – Não diga de imediato o que pensa. “Não fale apenas por falar. Por traz de cada problema, há sutilezas que escapam ao observador superficial.” (Marco Prisco – Momentos de Decisão)

O atendimento fraterno VI – Mantenha-se informado. “Pesquise os postulados básicos do espiritismo, argumentando com as ocorrências em exame sob o crivo do discernimento espírita e exaltando a responsabilidade pessoal ante a existência terrena.” (André Luiz – Estude e Viva)

O atendimento fraterno VII – Identifique o problema à luz do Espiritismo. “A análise da atitude comportamental da pessoa é importantíssima. Não basta entender o problema à luz da Doutrina Espírita; é preciso que o atendido entenda que, “cada criatura é herdeira de si mesma” e que a solução dos males que a afligem dependerá, fundamentalmente, de uma reeducação, alicerçada na fé raciocinada, nunca de um milagre.” (Miguel)

O atendimento fraterno VIII – A pretexto de bondade, não concorde com o erro. “(Jesus) não lhe (mulher adúltera) exprobrou o comportamento irregular, é certo, levando-a a desespero maior. Sem embargo, não coniviu, não concordou com o seu deslize moral, que a ela própria cabia retificar, aduzindo que não reincidisse no erro. Tolerância sempre. Negligência nunca.” (Joanna de Ângelis - Otimismo)

O atendimento fraterno IX – Não imponha. “Jamais force resoluções taxativas, nesse ou naquele sentido, mas exponha os vários caminhos possíveis, com as suas conseqüências prováveis e deixe que o livre-arbítrio dos companheiros escolha o que mais lhe convenha.” (André Luiz – Estude e Viva)

O atendimento fraterno X – Não critiques. “Não basta que sua boca esteja perfumada. É imprescindível que permaneça incapaz de ferir. Ajude ao que erra; seus pés pisam o mesmo chão, e, se você tem possibilidades de corrigir, não tem o direito de censurar.” (André Luiz – Agenda Cristã)

O atendimento fraterno XI – Ofereça o melhor. “Solicitaste uma fé que preenchesse de tranqüilidade o vazio da alma, e o Espiritismo ofereceu à tua mente indagadora respostas justas para os afligentes problemas, ensejando-te uma fé em bases racionais.” (Joanna de Ângelis – Dimensões da Verdade)

O atendimento fraterno XII – Evite a dependência. “No serviço cristão, lembre-se cada aprendiz de que não foi chamado a repousar, mas à peleja árdua, em que a demonstração de esforço individual é imperativo divino.” (Emmanuel – Vinha de Luz)

O atendimento fraterno XIII – Encaminhe o irmão para a Instituição Espírita que lhe ofereça atendimento adequado. “Sempre que possa, indique um núcleo de serviço espiritual compatível com as afinidades e necessidades da pessoa que comparece à busca de concurso fraterno.” (André Luiz – Estude e Viva)

O atendimento fraterno XIV – Guarde absoluto sigilo. “Resguarde em segredo aquilo que não deva ser revelado, mantendo discrição e respeito para com todos os nossos irmãos em experiência.” (André Luiz – Estude e Viva)

Título Principal A VISITA DOMICILIAR Título 1 Sub-Título 1 Elaborado por: nome do autor Junho/2010

A visita domiciliar O regimento interno do CEIR Algumas estatísticas A escala e a pontualidade A avaliação após a visita Estudo de alguns casos / resultados O acolhimento dado a família A qualificação para o trabalho com Jesus