Gestão para o Crescimento Sustentável Luís César Verdi Presidente da SAP Brasil
As motivações do negócio Sustentabilidade ECONÔMICA AMBIENTAL SOCIAL 2
As motivações do negócio Assegurar a longevidade do negócio Reforçar marca, ofertas mais sustentáveis Sustentar o modelo de negócio Vantagem competitiva AMBIENTAL ECONÔMICA SOCIAL Custos e riscos da regulamentação Produtividade do recurso Automatizar o cumprimento de normas, reduzir custo e risco Limitar exposição a preços, volatilidade de energia e recursos naturais 3
O DESAFIO
Estratégia Execução O desafio Unir Estratégia e Execução O que queremos evitar: problemas relacionados à distancia entre definição da estratégia e execução
O desafio Obstáculos a serem vencidos Estratégia Execução Decisões fora de Contexto Estratégia desconectada da Operação Execução Informação presa em Silos Ações desalinhadas através da organização O que queremos evitar: problemas relacionados à distancia entre definição da estratégia e execução
O Modelo de Gestão Abordagem completa Estratégia Pessoas Processos Remuneração Ferramentas
O Modelo
Projetos de Transformação e o PMO Corporativo
Projetos de Transformação Estratégia Planejamento Projetos de Transformação Execução Gerenciamento dos Projetos e Programas Autorizados Planejamento do Portfolio de Projetos Visão Missão PMO Corporativo: Aumento da Capacidade de Produção de Valor Objetivos Estratégicos da Organização Produção de Valor Planejamento das Operações Gerenciamento das Operações Recursos da Organização *Adaptado do “The Standard for Portfolio Management”, Project Management Institute
Alinhando Conceitos Objetivo Indicador Meta Iniciativa O que se quer alcançar. Define a estratégia. Objetivo Medida de desempenho. Avalia a posição atual e induz comportamento. Indicador Nível de desempenho desejado. Define a velocidade com que a organização avança em direção ao objetivo. Meta O que se deve fazer para atingir as metas. Mobiliza a organização para a mudança. Estrutura-se como projeto. Iniciativa
O Modelo em Ação Gerenciamento de Objetivos e Comunicação Medição e Monitoramento Revisões Operacionais Iniciativas e Projetos Estratégicos
Gerenciamento de Objetivos e Comunicação O Modelo em Ação Gerenciamento de Objetivos e Comunicação Objetivos estratégicos claros e documentados Integrados aos objetivos individuais e à remuneração variável Compartilhamento de informações Estratégia Pessoas Remuneração Ferramentas Processos Decisões Fora de Contexto Informação presa em Silos Estratégia Desconectada da Operação Ações Desalinhadas através da Organização
Medição e Monitoramento O Modelo em Ação Medição e Monitoramento Boa gestão de indicadores Responsabilidades claras na geração de informações Dados únicos e confiáveis Profundidade e gestão por exceção Estratégia Pessoas Remuneração Ferramentas Processos Decisões Fora de Contexto Informação presa em Silos Estratégia Desconectada da Operação Ações Desalinhadas através da Organização
Projetos Estratégicos O Modelo em Ação Visibilidade do andamento e barreiras Responsabilidades claras de liderança Abrangência e Prioridades bem definidas Metodologia de gerenciamento de projetos Iniciativas e Projetos Estratégicos Estratégia Pessoas Remuneração Ferramentas Processos Decisões Fora de Contexto Informação presa em Silos Estratégia Desconectada da Operação Ações Desalinhadas através da Organização
Revisões Operacionais O Modelo em Ação Formato claro em 1 página, Desempenho x Meta Análise periódica dos indicadores Responsabilidades por planos de ação Revisões Operacionais Estratégia Pessoas Remuneração Ferramentas Processos Decisões Fora de Contexto Informação presa em Silos Estratégia Desconectada da Operação Ações Desalinhadas através da Organização
A Experiência da SAP BRASIL Gestão de desempenho em busca de melhores resultados
Perspectivas do Balanced Scorecard O BSC permite que a organização tenha… …compram soluções e levam ganhos aos acionistas. Finanças …oferecer serviços e valor a clientes que Clientes …atraem parceiros para… Ecossistema …garantem vantagens competitivas. Estas… Liderança de Mercado …interagem com eficiência em processos que… Processos Pessoas especializadas e competentes… Talentos
Estratégia de Comunicação do BSC
Estratégia de Comunicação do BSC 1. Com a Diretoria Elaboração conjunta e acompanhamento trimestral
Estratégia de Comunicação do BSC 2. Funcionários Feita pela Diretoria para todos os colaboradores
Estratégia de Comunicação do BSC 3. Reunião dos gestores das áreas com seus funcionários
Estratégia de Comunicação do BSC 4. Reforço da linguagem e estrutura do BSC em outras mídias, como o Newsletter mensal
Estratégia de Comunicação do BSC 5. Planos de Comunicação de cada um dos projetos do BSC Projeto A Projeto C Projeto B Projeto D
Estratégia de Comunicação do BSC 5. SSM (SAP Strategy Management) Instrumento de Comunicação
Resultados obtidos Finanças Clientes Ecossistema Liderança de Mercado Aumento de Receitas Finanças Maior Satisfação Clientes Crescimento do Número de Profissionais Especializados em SAP Ecossistema Aceleração da Conquista de Novos Clientes Liderança de Mercado Melhor Gestão da Demanda Processos Maior retenção de Talentos Talentos
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