INDONÉSIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
O Chile no século XX.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Bolívia.
História da China A China tem mais de quatro mil anos. Ela teve uma das civilizações mais velhas do mundo e, durante a Idade Média, a ciência e as artes.
Regiões do Brasil.
PIB- Produto Interno Bruto
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
CHINA.
Guiana e Suriname Trabalho de :Davi(4),Igor Lemos(15) e Yago(32)
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
EUA: potência hegemônica atual
Novos Países Industrializados
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
América Central.
Novos Países Industrializados
República Oligárquica (1894 – 1930):
Políticas Mundiais: Os BRIC’s
Atualidades de Geografia Professor : Célio Júnior
Prof. José Victor GayLussac
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
As referências da sociedade de Campina Grande
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiática
CANADÁ.
SUDESTE e LESTE (EXTREMO ORIENTE)
A atividade agrícola e o espaço agrário
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
REGIÃO CENTRO OESTE.
Capítulo 22 – Os países emergentes
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ESTADOS UNIDOS.
A exploração dos recursos naturais
Richard Alonso nº16 Ulisses Gayão Nº20
Capítulo 28 – Industrialização brasileira
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
África: Aspectos Naturais.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
A colonização espanhola na América
AGRICULTURA E PECUÁRIA
JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
Venezuela – Evolução Econômica e Política
OCEANIA.
MÉXICO.
OCEANIA.
Revisão.
CHINA.
Produção Econômica da América Latina – parte II
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Japão e Tigres asiáticos
Revolução Russa Rússia.
TIGRES ASIÁTICOS Prof. Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo.
Raízes do crescimento econômico norte-americano
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
Industrialização brasileira
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Transcrição da apresentação:

INDONÉSIA

INDONÉSIA Localização Aspectos Gerais História Economia Sociedade Conflitos

Localização A Indonésia está localizada no sudeste do continente asiático e é o mais extenso arquipélago do planeta, estendendo-se por 5 mil quilômetros e contém 6 mil ilhas habitadas por 225 milhões de pessoas.

Aspectos Gerais População: 224.784.000 Capital: Jacarta Religiões: Muçulmanos (88%), Cristãos (8%), Hindus (2%), Budistas (1%), outros (1%). Línguas: indonésio, inglês, holandês, javanês e dialetos locais. Alfabetizados: 84% Expectativa de Vida: 68 anos PIB Per Capita: 2,8 mil dólares Economia: Indústrias: petróleo e gás natural, têxtil, mineração, cimento; agriculturas: arroz, mandioca, amendoim

Economia O país desempenha um modesto papel na economia mundial. Em 1965, o direcionamento político voltou-se para o desenvolvimento de uma economia mista. A Indonésia apesar de ter experimentado um desenvolvimento no setor industrial, continua sendo um país agrícola, com destaque a produção de arroz, cana-de-açúcar, borracha, principal produto de exportação, milho, mandioca, noz-moscada. A criação de gado é pouco expressiva. A indústria madeireira é bastante ativa, uma vez que o país possui uma das maiores extensões de florestas exploráveis do mundo. A industria pesqueira atua em pequena escala, associada aos grupos japoneses.

A indústria madeireira é bastante ativa, uma vez que o país possui uma das maiores extensões de florestas exploráveis do mundo. A industria pesqueira atua em pequena escala, associada aos grupos japoneses. Carvão e petróleo constituem as principais fontes de energia. Os recursos hidrelétricos, assim como os recursos minerais são insuficientemente aproveitados. Com destaque para o petróleo extraído em Sumatra e Kalimantan, e em jazidas submarinas do mar de Java, ainda como recurso pode-se citar o estanho, o níquel e a bauxita.

A indústria têxtil é a mais importante, embora dependente de importação de matérias-primas. Outras indústrias que se destacam são as de bebidas, papel, cimento e produtos petrolíferos. A concentração industrial ocorre em Sumatra, Java e Celebes. O comércio exterior é caracterizado pela importação de produtos manufaturados e exportação de matérias-primas como petróleo, gás natural, borracha, comerciando com Japão e EUA.

História Colonizada pelos holandeses no século XVI, onde instalaram o sistema de plantations (vastas propriedades monocultoras e agroindustriais voltadas para exportação) e a incorporação de mão-de-obra nativa, na Segunda Guerra Mundial fora ocupada pelos japoneses entre 1942 e 1945, contato este que a principio era amistoso, principalmente pela promessa dos japoneses à independência política, mas o excesso da polícia secreta japonesa patrocinada pelo governo de Sukarno, fez com que surgissem grupos guerrilheiros contra os japoneses.

Em 1945, Sukarno proclama a independência do país, período que assiste à formulação da primeira constituição. No ano de 1950 é anulada a estrutura federal e proclamada a república unitária. Já em 1965, depois de uma tentativa de golpe comunista fracassada que contava com a cumplicidade do então presidente, o general Suharto assume o poder, sendo nomeado presidente da república em 1967 e reeleito em votações posteriores sucessivamente. Seu governo desempenhou uma sangrenta perseguição aos comunistas, resultando na morte de meio milhão de pessoas. Também no seu mandato, a Indonésia ampliou seu território com a anexação da Nova Guiné (parte ocidental) e de Timor invadida em 1975. Suharto conseguiu conter a inflação e atrair capitalistas estrangeiros. Na década de 80, o governo dedicou-se num esforço de impor em todas as esferas da ordem nacional sua política ideológica chamada pancasila baseada em cinco princípios: crença numa divindade suprema, nacionalismo, democracia, humanitarismo e justiça social.

Na década de 80, o governo dedicou-se num esforço de impor em todas as esferas da ordem nacional sua política ideológica chamada pancasila baseada em cinco princípios: crença numa divindade suprema, nacionalismo, democracia, humanitarismo e justiça social.

Também no seu mandato, a Indonésia ampliou seu território com a anexação da Nova Guiné (parte ocidental) e de Timor invadida em 1975. Suharto conseguiu conter a inflação e atrair capitalistas estrangeiros. Na década de 80, o governo dedicou-se num esforço de impor em todas as esferas da ordem nacional sua política ideológica chamada pancasila baseada em cinco princípios: crença numa divindade suprema, nacionalismo, democracia, humanitarismo e justiça social.

Sociedade Na Indonésia, as sociedades rural e urbana apresentam traços específicos, sendo que a primeira é mais homogênea, e de menores desigualdades na remuneração, ao contrário da urbana que se caracteriza por profundas diferenciações econômicas e de status entre a classe alta composta por funcionários do governo, oficiais do Exército e diretores de empresas, a classe média onde se enquadram profissionais, empregados e professores mal remunerados, e finalmente a classe baixa onde se alocam os operários, serventes e operários desqualificados com salários muito baixos.

Conflitos A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e vem sendo castigado pela violência sectarista entre muçulmanos e católicos, o que custou milhares de vidas nos últimos anos.