Programa Integrado Multidisciplinar – PIM

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Transcrição da apresentação:

Programa Integrado Multidisciplinar – PIM Orientador Professor Nelson Firmino

Agenda Critérios de avaliação Cronograma Reuniões com os grupos Dicas de apresentação Erros mais comuns... Indicações de leitura Comentários, dúvidas e opiniões!

Critérios de avaliação Avaliação de PIM entregue 70% Apresentação 30% Total: 100% Avaliação individual de integrantes do grupo!

Critérios de avaliação PIM entregue (0 a 7) Desenvolvimento da fundamentação teórica e consistência de pesquisa 60% Resumo, Introdução, Sumario, Considerações finais 20% Apresentação geral do trabalho e adequação de linguagem 10% Formatação, referências, citações, gramática e bibliografia 10%

Critérios de avaliação Apresentação (0 a 3) Domínio sobre o tópico apresentado 50% Abrangência do conteúdo proposto/analisado 25% Comportamento do grupo 25%

Cronograma Formação dos grupos / Data máxima para recomposição de grupos 20/Outubro Início de atendimento aos grupos 01/Setembro Data de entrega do trabalho escrito 17/Novembro Semana de Apresentação 5 a 9/Dezembro Publicação das notas dos trabalhos escritos 12/Dezembro Revisão de notas PIM 15/Dezembro

Apresentação do PIM Duração máxima de 30 minutos; Deve ser distribuída com a participação de todos os integrantes do grupo; Após a apresentação do grupo, a banca terá 10 minutos para argüição; O aluno que não participar da apresentação ficará com a avaliação de PIM entregue com nota máxima de 5 (resultando em nota final máxima de 3.5); A banca avalia apenas a apresentação oral/visual do trabalho.

Reuniões com os grupos 3 reuniões de acompanhamento até a data da entrega; Apresentação de proposta e divisão de fases de acompanhamento na primeira reunião; Participação obrigatória de representante de cada grupo de acordo com o cronograma; Avaliação de propostas e desenvolvimento do PIM; Todas as reuniões devem ser registradas com visto do orientador e representante do grupo

Reuniões com os grupos Grupo 1 Grupo 4 Grupo 7 Grupo 10 Grupo 13 18:00/18:30 18:30/18:45 18:45/19:00 19:00/19:15 20:50/21:05 22:30/22:45 01/Setembro Grupo 1 Grupo 4 Grupo 7 Grupo 10 Grupo 13 Grupo 16 08/Setembro Grupo 2 Grupo 5 Grupo 8 Grupo 11 Grupo 14 Grupo 17 15/Setembro Grupo 3 Grupo 6 Grupo 9 Grupo 12 Grupo 15 Grupo 18 22/Setembro Grupo 1 Grupo 4 Grupo 7 Grupo 10 Grupo 13 Grupo 16 29/Setembro Grupo 2 Grupo 5 Grupo 8 Grupo 11 Grupo 14 Grupo 17 06/0utubro Grupo 3 Grupo 6 Grupo 9 Grupo 12 Grupo 15 Grupo 18 13/Outubro Grupo 1 Grupo 4 Grupo 7 Grupo 10 Grupo 13 Grupo 16 20/Outubro Grupo 2 Grupo 5 Grupo 8 Grupo 11 Grupo 14 Grupo 17 27/0utubro Grupo 3 Grupo 6 Grupo 9 Grupo 12 Grupo 15 Grupo 18 18:30/18:45

Dicas de apresentação Comportamento em palco! Gerenciamento de tempo Participação de integrantes do grupo Material de apoio Referências de fontes de dados Layout da sala

Exemplo de Layout da sala Dicas de apresentação Exemplo de Layout da sala

Erros mais comuns No grupo: Falta de liderança; Falta de organização; Falta de distribuição de responsabilidades; Falta de gerenciamento interno; Não seguir etapas de desenvolvimento do PIM; Falta de comprometimento quanto à empresa escolhida para estudo (... e tentar mudar de empresa/escopo de estudo perto da entrega).

Erros mais comuns No grupo: Representantes / participantes não comparecem às reuniões de acompanhamento; Grupo não segue a orientação de desenvolvimento do trabalho; Não há conexão lógica entre os resultados que foram distribuídos entre os participantes do grupo; Participantes de grupo que não colaboram com o desenvolvimento do PIM Grupo deixa para o fim do semestre para começar a fazer o PIM

Erros mais comuns No trabalho escrito: Não são aplicados os conceitos apresentados nas disciplinas durante o semestre; Não há ligação lógica ou evolutiva entre os capítulos desenvolvidos no PIM Caracterizando-se como coleta de informações para atender itens obrigatórios; O trabalho possui textos da própria empresa fonte se apresentando e não como análise pelo grupo;

Erros mais comuns Fontes de informação Acreditar que somente entrevistar proprietarios ou stakeholders da empresa é o suficiente para o que pesquisam; Wikipedia, youtube, orkut, facebook, apostilas ou apresentação de aula... como fonte de informação acadêmica ou mercadologica; Cópia de trabalhos acadêmicos, livros, e outras fontes confiáveis, sem citação de sua origem no PIM; Trabalhos comprados! Não é informado de onde foram coletados dados analisados.

Erros mais comuns Na apresentação: Grupo não ensaia a apresentação; Não há identificação dos participantes; Falta de controle de tempo de participação de cada integrante; Explicação excessiva ou desnecessária; Falta de ordem lógica de apresentação; Falta de organização da sala; Não há considerações finiais / fechamento de apresentação.

Erros mais comuns Na apresentação: Participantes querendo aparecer uns mais que outros (e outros que nem querem participar...); Expor informação incorreta (mesmo estando ciente); Apresentação não corresponde ao trabalho escrito; Falha de linguagem (giria, “...né”, “...então”, termos excessivamente técnicos sem explicação); Falha no comportamento do integrantes enquanto não estão “em palco”;

Erros mais comuns Na apresentação: Participantes do grupo sentados de costas para a banca, atrás da banca ou muito distante. Ao optar por inclusão de audio/vídeo durante a apresentação: Falta de prévio teste de volume / imagem Volume de som desconfortável à banca Exibir material complementar durante a apresentação sem participação no contexto

Using Social Media to Deepen Your Customer Relationships Erros mais comuns... Distração ao foco Using Social Media to Deepen Your Customer Relationships Social media is often defined by the power of its technologies, a set of tools—blogs, wikis, podcasts, social networking sites, etc.—that people use to have conversations with one another. But the converse is perhaps a truer and more significant definition: It’s the conversations and relationships themselves, formed by the use of current Texto excessivo Contraste de cor de fonte; Tamanho de fonte. Face it: Your business is not what you say it is—it’s what your customers say it is. Social media challenges the conventional business wisdom that says the conversation starts with the company. In the old world, companies would ask customers what they want, analyze their needs, and then formulate their strategic decisions. Today, the dialog starts with customers, who themselves provide the data, resources and insights necessary to help transition your business using networks as capital and human resources. But there’s so much data out

Indicações de leitura PARRA FILHO, Domingos ; SANTOS, Joao Almeida. Apresentacao de trabalhos cientificos : monografia, tcc, teses e dissertações SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia Guia de Normalização; disponível no endereço http://www3.unip.br/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao.pdf Modelo de PIM

Comentários, dúvidas e opiniões!

Exemplo de cálculo de nota PIM PIM entregue com nota 9,0 Apresentação do aluno com nota 9,0

Exemplo de cálculo de nota PIM PIM entregue com nota 9,0 Apresentação do aluno com nota 6,0

Exemplo de cálculo de nota PIM PIM entregue com nota 7,0 Apresentação do aluno com nota 9,0

Exemplo de cálculo de nota PIM PIM entregue com nota 10,0 Aluno não participou da apresentação Nota do PIM entregue penalizada