Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. O B a i l e Personagens à mistura Tales Without Frontiers.
Advertisements

CONHECENDO OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
Oficina: Elaboração de Atividades Pedagógicas com uso do PowerPoint
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ANISIO TEIXEIRA
Elisabeth Scaramussa Correia
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Literatura oral e tradicional
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
FIC 2013 Gênero Textual Contos de Fadas 2ºs anos A e B - tarde.
Gênero Textual: Redação Nº 4 Fábula.
Nome: Richard Série do integral: 5º ano Professora: Cris
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
Monteiro Lobato Algumas observações.
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Nome: Thiago Série do integral: 3°ano Professora: Cristiane
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Nome: Guilherme Série do integral: 5º ano
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Personagem As pessoas envolvidas na narrativa, os seres que realizam ou sofrem as ações narradas são chamados de personagens. Na historia de Chapeuzinho.
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Nome: Gustavo Radica Série do integral: 3º ano Professora: Cristiane
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Seminário de Análise e Produção Textual III
Características dos contos e das fábulas
Nome: Maria Eduarda Série do integral: 3º ano Professora: Cris
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Nome: KAICK ARAUJO DE LUNA Série do integral: 3º ANO Professora: CRIS
DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.
Nome: Letícia de Deus Série do integral: 4º ano Professora: Cristiane
Biografia José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948)1 foi um dos mais influentes escritores brasileiros.
Monteiro Lobato Nome: Marcello Curi Série do integral: 3º ano Professora: Cris.
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Monteiro Lobato Nome: Anna Clara Série do integral: 4° ano Professora: Cris.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Universo de Histórias.
O cinema na vida de cada um
Nome: Carla Aryel Série do integral: 4°ano Professora: Cristiane
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
Nome: Kauan Série do integral: 4º Professora: Cris
Literatura oral e tradicional
Os irmãos Grimm Breve biografia.
MONTEIRO LOBATO SIMONE RODRIGUES DE OLIVEIRA. MONTEIRO LOBATO.
Os Irmãos Grimm.
PROJETO CONTOS 2.0 FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA MAIO 2008 PROFª RENATA G. C. PIOS DOS REIS.
SIMONE RODRIGUES DE OLIVEIRA
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg O Mundo Maravilhoso dos Contos de Fada e das Fábulas, a partir de Monteiro Lobato Professora: Cláudia Krummenauer Trabalho desenvolvido com os 4os Anos Professora do LIE: Patrícia de Oliveira ANO 2003

Objetivos: Reconhecer a leitura como uma porta para conhecimento do universo e do que há nele; Perceber a leitura como uma atividade prazerosa que estimula vivenciar outras experiências e, também, a escrever; Reconhecer Monteiro Lobato como um dos precursores da literatura infanto-juvenil no Brasil, conhecendo dados biográficos e um pouco de sua obra; Identificar a estrutura de textos narrativos, através do estudo de fábulas recriadas por Monteiro Lobato e dos contos de fadas clássicos;

Recriar textos estruturados em forma de narrativa, segundo modelo de macroestrutura textual de J. M. Adam (situação inicial, situação transformadora, dinâmica de ação, resolução, situação final), estimulando a criatividade desenvolvida nos trabalhos e empregando os conhecimentos gramaticais estudados; Reconhecer as fábulas e os contos estudados como forma de desenvolvimento da expressão oral, vivenciando criativamente, através de dramatizações em grupos, essas histórias.

Estratégias Pesquisa sobre José Bento Monteiro Lobato para conhecer o criador dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo; Entrevista com pessoas que assistem ou assistiram ao programa do Sítio para comparação entre o atual e o antigo; Dramatização: Cenas de vida num sítio. Questionamento: como se vive na cidade e como se vive no interior, num sítio?

Escolha de um personagem criado por Lobato, que seja do gosto pessoal, para apresentação individual das características desse personagem; (filmagem pela professora para posterior avaliação de sua atuação quanto à expressão oral); Estudo de algumas fábulas presentes na obra Fábulas de Monteiro Lobato: análise de uma fábula por grupo, para verificação da estrutura do texto e interpretação da moral; Ilustração da história em quatro partes; Dramatização da fábula com criação de fantasias e organização de cenário pelos grupos;

Recriação de fábulas a partir de lições dos textos estudados; Apresentação do estudo feito na Feira Multicultural da escola; Leitura de lendas gaúchas e de contos clássicos para comparação com as fábulas estudadas (quanto à estrutura narrativa); Relação do filme Shrek com personagens vistos nos contos de fadas ou maravilhosos; Recriação de contos de fadas significativos estudados que seguem a estrutura de um texto narrativo, utilizando os programas de computador Paint para a ilustração e Microsoft PowerPoint para sua apresentação.

Material utilizado: Livros de contos e de Monteiro Lobato Filmadora TV Roupas e acessórios Computadores (Paint e Microsoft PowerPoint)

Fábulas estudadas: O pastor e o leão A coruja e a águia O burro na pele do leão O galo que logrou a raposa A morte e o lenhador O ratinho,o gato e o galo A assembléia dos ratos O corvo e o pavão A pele do urso O rato da cidade e o rato do campo O homem e a cobra O lobo e o cordeiro A raposa e as uvas

CONTOS MARAVILHOSOS ESTUDADOS Branca de Neve e os Sete Anões Cinderela, A Gata Borralheira Os Três Porquinhos A Pequena Sereia Peter Pan O Gato de Botas A Bela e a Fera Chapeuzinho Vermelho Patinho Feio A Bela Adormecida O Mágico de Oz Bambi João e o pé de feijão Pinóquio Rapunzel

Avaliação Interesse e participação Produções textuais individuais e coletivas (recriação e reescrita) Dramatizações Atividades orais Leitura e interpretação Trabalho no Microsoft PowerPoint e no Paint