A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Análise e Produção Textual III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Análise e Produção Textual III"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Análise e Produção Textual III
Seminário de Análise e Produção Textual III. Marcia Flores Palmas; Silvonei Barp; Sirleni Ribeiro Tomasi.

2 “Literatura na escola” Alberto Roiphe*
LIVROS INFANTIS SOBRE OS BAIRROS DO RIO DE JANEIRO: QUANDO O ALUNO DE PEDAGOGIA SE TORNA AUTOR. “Literatura na escola” Alberto Roiphe*

3 Atende dois turnos: vespertino e noturno
Atende dois turnos: vespertino e noturno. A maioria dos professores são mestre e doutores. Os alunos são em sua maioria, trabalhadores e residem na área metropolitana do Rio de Janeiro, alguns deles na baixada fluminense, a faixa etária é em média de 22 anos, a turma a qual a atividade foi desenvolvida foi o período noturno.

4 OBJETIVO Desafiar os alunos na produção livros infantis artesanais sobre os bairros da cidade do Rio de Janeiro.

5 METODOLOGIA A pesquisa Fontes: virtuais e oficias Históricas Culturais
Sociais Econômicas.

6 Desenvolvimento da narrativa em elucidando o fato descoberto e evidenciado elementos relevantes ao bairro. O processo de criação onde os alunos abordam a temática, os elementos estruturais da narrativa como enredo, tempo, espaço, ambiente, narrador e personagem. A construção acontecem das mais variadas formas, desenhos, colagens, montagens, etc.

7 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
O autor se utiliza do conceito leitura de Roland Barthes, autor do artigo “Escrever a leitura” trazendo para discussão, o fato do leitor de uma obra, o leitor interromper a leitura, por afluxo de idéias, excitações, associações ele chama essa interrupção de texto leitura, como forma de interrogar-se sua própria prática tornando-se objeto de outra leitura. É o que acorreu com os alunos diante do desafio proposto quando se manifestam.

8 A respeito do que estão lendo a respeito dos bairros da cidade
A respeito do que estão lendo a respeito dos bairros da cidade. Segundo Barthes, eles observam nas verdades, através das vivências dos próprios personagens, esta é a marca, a diferença entre a lógica da leitura que se limita ao texto em si, acontecendo como provocação entre o dialogo e a leitura, reflexão de forma lúdica, efetivando as relações entre as práticas da literatura na escola .

9 Albert Manguel: Da importância do processo de criação, dar visibilidade a arte da imagem tornar visíveis seus pensamentos, emoções e sentimentos, expandem seus repertórios. Roland Barthes: Questiona o fato de interromper a leitura para por afluxo as idéias, excitação, associações.

10 Jesuíno em: O sonho de um menino.
RESULTADOS Jesuíno em: O sonho de um menino. História Postal.

11

12

13 CONSIDERAÇÕES FINAIS A experiência proposta veio enriquecer as práticas de leitura em sala de aula no curso de pedagogia da UNIRIO, permitindo aos alunos conhecer as realidades fora da sala de aula e trazer vários gêneros de leitura para socialização com os colegas e alunos através de narrativas e personagens e produções ilustrativas na linguagem verbal e linguagem visual.


Carregar ppt "Seminário de Análise e Produção Textual III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google