Quantas tribos africanas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A representação do negro e da escravidão no século 19
Advertisements

A UNIVERSALIDADE DO FENÔMENO RELIGIOSO
Algumas tribos indígenas da Amazônia:
FABRICIO KAYNAN 7°C TRABALHO DE HISTORIA
como viviam os indios em
Prática Pedagógica Ensino Religioso Itinerante 2010 NRE/Foz Enaide Severo de Araujo
Consciência Negra Trabalho de História. Contribuição Cultural O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão.
Trabalho de Portugues.
Família e religiosidade na África pré-colonial
Instituto Nacional de Educação de Surdos
ARTE AFRICANA.
O que é Rito?.
Arte da comunidade.
*CULTURA: coisa da elite? (colere = cultivar = agrícola)
Preletores 2010 sobre Cerimonias LIVRO TEXTO MEDITANDO SOBRE A VIDA
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
Escola Básica 2/3 Manuel de Figueiredo Ano lectivo: 2008/2009
Antes das cidades de asfalto e concreto serem erguidas,
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
Prof. Everton da silva correa
NAGÔ A NAÇÃO DE ANCESTRAIS INTINERANTES.
Heranças africanas.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
UMBANDA e ESPIRITISMO – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
Os índios Povos indígenas.
CIGANOS: CULTURA, MITOS E VERDADES
Dietas Africanas Culinária que se formou no Nordeste;
América Latina.
Religiões Uma síntese geral.
A origem da Cultura Brasileira.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA EXÉQUIAS
Espiritismo – PARTE II.
Santeira Maior OBA ADDA
Rituais.
VARIEDADES DO PORTUGUÊS – AFRICANAS E BRASILEIRA
História da Arte: Arte e cultura Africana Professora Elane Albuquerque
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
Instituições Sociais: A Religião
Cultura Afro - Brasileira
Liturgia A palavra compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se.
ESPIRITISMO.
PÁGINAS 279 E )SIM, POR QUE AS FESTAS REPRESENTAM UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA CULTURA DO NOSSO POVO. 2)A) AS NÃÇÕES INDÍGENAS B) LUCRO DO TRÁFICO.
1 Religiões afro-brasileiras. 2 Fontes  Livros – Gaarder, pp – Neuza Itioka, Os deuses da umbanda – Edison Carneiro, Candomblés da Bahia – Volney.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Nome:Paula,Marcos,Milton
Herança Cultural Afro Brasileira
HISTÓRIA CULTURAL DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL PROF. JOHNCY DE PÁDUA.
Salve o Atabaque!.
Religiosidade Africana
NO QUE CREMOS NOSSOS PRINCÍPIOS A LEI MAIOR.
Umbanda e suas Práticas
Rituais Continuação....
As Religiões Afro-brasileiras
Arqueologia Brasileira
OBJETIVO GERAL Compreender a presença de saberes e práticas tradicionais de saúde em comunidades indígenas do Ceará e o trabalho terapêutico de seus especialistas.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
ÍNDIA ANTIGA Pesquisas mostram que a região é habitada há pelo 30 mil anos. Pouco se sabe como viviam, pois ainda os historiadores.
CULTURA.
O Candomblé Integrantes: Isabela Gonçalves Rayssa Magalhães
E.E. Azarias Leite Projeto Baobá – A importância da cultura africana na formação da identidade cultural brasileira. Quarto Bimestre / 2013 Disciplina:
3º BIMESTRE ( AGOSTO E SETEMBRO/2012 )
Religião na colônia Sagrado X profano.
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
A S FUNÇÕES DOS R ITOS E R ITUAIS. A primeira função é difundir a própria tradição religiosa e garantir-lhe sobrevivência - PROPAGAR.
Arte da África A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. É representada pelos seguintes valores: EMOTIVO ÉTICO RELIGIOSO PARA.
Transcrição da apresentação:

Quantas tribos africanas Existem? Certezas 1-Que algumas tribos desapareceram. 2-Que o candomblé é a religião afro-brasileira com mais fiéis.

Quantas tribos africanas existem? Dúvidas 1-Quais são as línguas? 6-Quantas tribos são canibais? 2-Como é a cultura? 3-Elas tem religião? 4-Quais são os rituais? 5-Quantas desapareceram?

#Número de tribos# Existem cerca de 21.152 tribos africanas em cerca de 29.000 localidades

#As línguas das tribos# As línguas africanas, de que se conhecem mais de 1000 variedades, são atualmente divididas nas seguintes quatro famílias de línguas: línguas afro-asiáticas línguas bantu línguas nilóticas línguas khoisan línguas guineenses línguas canúricas línguas mandê línguas africanas ocidentais línguas africanas centrais

#Canibalismo# O termo tem origem no idioma arawan, por via do espanhol Caribales ou Canibales, falada por uma tribo indígena da América do Sul, conhecida por manter essa prática. Cariba em arawak, significa "corajoso"

A arte da África A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas. O objeto de arte é funcional, desenvolvido para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos. É uma arte extremamente representativa, chama atenção pela sua formo e estética e os simples objetos de uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade. Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos. A escultura foi uma forma de arte muito utilizada pelos artistas africanos usando-se o ouro, bronze e marfim como matéria prima. Representando um disfarce para a incorporação dos espíritos e a possibilidade de adquirir forças mágicas, as máscaras têm um significado místico e importante na arte africana sendo usadas nos rituais e funerais. As máscaras são confeccionadas em barro, marfim, metais, mas o material mais utilizado é a madeira. Para estabelecer a purificação e a ligação com a entidade sagrada, são modeladas em segredo na selva.

#Religião# Principais religiões As civilizações africanas tem uma visão holística e simbólica da vida. Cada individuo é parte de um todo, ligados, todos em função do cosmos em uma eterna busca pela harmonia e de equilíbrio. Outro conceito fundamental na filosofia da existência africana é a importância do grupo, para que a comunidade viva, cada fiel deve participar seguindo o papel que lhe pertence a nível espiritual e terreno. Principais religiões

Candomblé O candomblé diferentemente da umbanda, se mantém bem mais fiel e menos modernizada, conservando antigos ritos, como o sacrifício de galinhas e bodes. É praticado pelas Américas, mantendo muitas de suas características ancestrais. Cada Orixá é regido por um tipo de canto, saudação e batida de atabaque. Modificam–se, igualmente, as roupas, as danças e as oferendas. Geralmente, a incorporação é feita por um médium experiente. O orixá maior é oxalá dentre todos os deuses do Candomblé. Há os sacerdotes que usam os animais para sacrifício, outros tocam o tambor ou preparam a comida, podem ascender espiritualmente e abrir seu próprio centro de candomblé no futuro. A iniciação varia. Em tese, o próprio orixá indica atos como: abstinência sexual, raspagem dos cabelos e roupas brancas etc. Os dialetos nagô e yorubá são mantidos, embora haja letras em português. Não a sincretismos com santos católicos, exemplo: Yansa é Yansa e pronto na (umbanda Yansa é Santa Bárbara).

Umbanda A umbanda engloba em si elementos Kardecistas, como a reencarnação, e as rezas do catolicismo, além da cultura indígena, oriental e africana. São feitos por cablocos, negros velhos, índios, ciganos, crianças, espíritos do mar, terra, ar etc. A umbanda tem uma forte ligação com o sincretismo dos Santos Católicos. O líder do terreiro é o Pai ou Mãe de Santo e seus seguidores são os filhos de Santo. Toda a cerimônia umbandista tem inicio com o defumador em todo o local, para a seguir com os hinos, chamados de pontos, no intuito de fazer baixar o santo. Alguns terreiros sacrificam animais, mas a maioria dos terreiros estão acabando com está pratica de dar sangue aos seus orixás; ritual adivindo do Candomblé. Segundo a crença mais comum, cada ser humano tem seu próprio exu, seu próprio orixá de cabeça (principal) e o segundo Orixá.

Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_%C3%81frica http://www.bahai.org.br/virtual/artafri.htm http://www.thecauldronbrasil.com.br/article/articleview/320/1/5/ http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_Africanas http://pt.wikipedia.org/wiki/Canibalismo