Fundamento à Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Windows 2003 Server MS-AD Agenor Gomes Eduardo Azevedo Ilídio Vilaça
Advertisements

Noções de Sistemas Operacionais
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Comandos do Linux SO II.
Configuração de um servidor FTP
Configuração de servidores SMTP e POP3
Sistema de Arquivos - PROTEÇÃO DE ARQUIVOS
Processos no Unix e Linux
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Sistema Operacional LINUX
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
Fundamento à Informática
Fundamento à Informática
Fundamento à Informática
Fundamento à Informática
Fundamento à Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Aula 6 – Sistema Operacional
LINUX.
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Fundamentos de Sistema
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Gestão de Sistemas Operacionais II
Arquitetura Cliente /Servidor
Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Telecomunicações Sistemas de Computação para Telecomunicações Autores:
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas Operacionais Linux
Linux Prof.: Antonio Reis Escola Brasileira. Histórico  Richard Stallman Personalidade importante da comunidade do software livre Ingressou no MIT em.
Noções de Sistema Operacional Linux
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Professor Cristiano Mariotti
Sistemas Operacionais
Teve início em 1991, Criado pelo jovem Linus Torvalds Foi baseado no Unix Foi criado para ser um Sistema Operacional mais leve que o Unix Um grande diferencial.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I Gerenciamento de Arquivos
© 2003 ED Consultoria e Projetos Ltda. Linux Integração em Ambiente Corporativo Edgard Lemos.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Software livre Uma visão geral: dos primórdios dos gnus ao atual habitat dos pingüins.
Apache Autenticação por usuário e senha. Introdução O princípio da autenticação é simples. O cliente envia o seu login e sua senha para o servidor Apache.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários 2ºSemestre Aula 01 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM.
Administração de Sistemas Operacionais Não Proprietários: Introdução
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 03 Prof. André Lucio.
Professor Esp. Diego André Sant’Ana Disciplina: Sistemas Operacionais II Sistemas de Arquivos- Tipo de arquivos – Cap
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Introdução ao Linux Histórico e desenvolvimento
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.
Active Directory Profa. Priscila Facciolli Sistemas Operacionais.
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Ricardo de Oliveira Joaquim TECNOLÓGICOS.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Visão Geral do Sistema Operacional Linux Elisabete Tomomi Kowata UnUCSEH - Anápolis.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
GNU/Linux LEONARDO ESTRELA, Nº20, 10ºITM Índice Introdução História Software Livre Download Kernel Linux Ubuntu Unix Conclusão Interface do GNOME, uma.
Transcrição da apresentação:

Fundamento à Informática Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre" Fundamento à Informática Curso Técnico de Logística Disciplina de Tecnologia Informação Professor Julierlem Martins de Christo (Julio) Julierlem.pbworks.com/logistica_ti julierlem@yahoo.com.br

Histórico Do UNIX ao Linux FUNDAMENTO À INFORMÁTICA FUNDAMENTO À INFORMÁTICA FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Histórico Do UNIX ao Linux UNIX apareceu em 1969 (Ken Thompson) Linus Torvalds, em 1991, escreveu um kernel para seu 80386, baseado em UNIX Após divulgar na Internet, teve participação de muita gente, e começou a crescer Em menos de 10 anos, o kernel se encontra na versão 2.4, e suporta vários dispositivos e plataformas (i368, Sparc, PowerPC, etc)

Histórico Linux hoje e seu desenvolvimento FUNDAMENTO À INFORMÁTICA FUNDAMENTO À INFORMÁTICA FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Histórico Linux hoje e seu desenvolvimento O desenvolvimento do Linux é centralizado pelo Linus Torvald e por alguns “braços direitos”, dentre eles, o famoso Alan Cox. Qualquer pessoa no mundo pode colaborar com o kernel, que está sob a GPL GPL (Gnu Public License) é a licensa criada por Stallman, que permite a distribuição do código e do programa livremente, e permite a alteração, sob algumas condições (a principal, é manter o copyleft original)

Mas o que é Linux? Kernel, utilitários, GNU, etc FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Mas o que é Linux? Kernel, utilitários, GNU, etc “Somente” o kernel é realmente o Linux. Núcleo do sistema é responsável pelo funcionamento dos dispositivos e funcionamento do computador (SO) Utilitários (shell, editores, programas) são a parte visível ao usuário. Entretanto, são “emprestados” do projeto GNU, ou são comerciais GNU (Gnu is Not Unix): Projeto fundado por Richard Stallman, que propunha a criação de um sistema completo (kernel, utilitários, etc), sob a GPL, e independente de qualquer tipo de UNIX

Sistemas de arquivos Discos, arquivos e diretórios FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Sistemas de arquivos Discos, arquivos e diretórios 1 byte = 8 bits. 1 bit assume valor 0 ou 1 Discos magnéticos: divididos em trilhas (circulares), e cada trilha é dividida em setores. Um setor, em geral, tem 512 bytes Há necessidade de organizar esses dados de forma que possamos entender e utilizar com facilidade A maioria dos sistemas utilizam o conceito de arquivos e diretórios

Sistemas de arquivos Discos, arquivos e diretórios FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Sistemas de arquivos Discos, arquivos e diretórios Arquivo: um conjunto de setores no disco, associado a um nome (uma cadeia ASCII) O arquivo nada mais é que uma seqüência de bits (0 e 1), mas que podem assumir diversos tipos (arquivo binário, arquivo texto, etc) Cada sistema permite uma maneira de organizar os discos e arquivos. O UNIX e o Linux utilizam a estrutura de árvores

Sistemas de arquivos Discos, arquivos e diretórios FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Sistemas de arquivos Discos, arquivos e diretórios Para o agrupamento de arquivos, existe o conceito de diretório. Um diretório não armazena dados em si, mas agrupa arquivos Árvore: o sistema contém apenas um diretório raiz (root), e todos outros estão “dentro” da raiz Um diretório pode conter vários diretórios Os dispositivos são associados a arquivos especiais, que se encontram em /dev Qualquer partição ou dispositivo de I/O é associado a um arquivo para ser utilizado

Conceitos de usuário e senha Sistema multiusuário e proteção FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Conceitos de usuário e senha Sistema multiusuário e proteção O UNIX e o Linux incorporam o conceito de usuário. Várias pessoas podem utilizar o computador, e cada uma deve ter acesso restrito aos recursos Cada usuário tem um ID no sistema, associado a um username Para acessar a máquina, o usuário possui uma senha. Proteção individual, e do sistema todo

Computadores em rede Hostname, conexão remota, etc FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Computadores em rede Hostname, conexão remota, etc Com a popularidade da Internet, quase todos os computadores estão em rede Pode-se acessar um outro computador, através de programas apropriados Cada máquina em uma rede contém um nome. Normalmente, um nome único associado àquela rede, e o hostname, compõe-se por nome e domínio da rede

Administração de rede A administração para o usuário FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Administração de rede A administração para o usuário Usuário deve sempre utilizar os admins para solução de problemas e dúvidas Protocolo: Sempre procurar sanar a dúvida em FAQ (em uma página HTML) e manuais (man pages) Para perguntar algo para Admin, procurar descrever bem o problema, localizando, dando exemplos, enviando uma mensagem Caso não haja sucesso, procurar pessoalmente

Sobrevivência no Linux Algumas dicas para começar FUNDAMENTO À INFORMÁTICA FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Sobrevivência no Linux Algumas dicas para começar Após acessar (digitando o username e a senha), trocar a senha por uma pessoal Comando: passwd Nunca utilizar senhas fracas (nomes, números) Comandos básicos, veremos a seguir... Palavra essencial: MANUAIS man <comando> man -k <palavra> ou apropos <palavra> Teclas importantes: Ctrl-C, Ctrl-Q, Ctrl-D

FUNDAMENTO À INFORMÁTICA Distribuições de Linux Como o Linux tem crescido muito, há muitas organizações a distribuí-lo e a suportá-lo Algumas das mais conhecidas são RedHat / SuSE / Mandrake / Debian / Gentoo Slackware / Knoppix / CaixaMágica / Conectiva Todas são Linux: a diferença principal reside nos programas disponibilizados Nenhuma é globalmente melhor que as outras, embora possam ser mais apropriadas para certos usos (servidores, postos, etc)