Planejamento do Sistema de Transporte
Planejamento do Sistema Identificar as necessidades de serviço ao cliente Definir os objetivos do serviço ao cliente Projetar o sistema de transporte
Desenho da Rede Pontos de origem e destino Descrição das atividades Legendas e simbologia Inserção de fluxos unitários Incorporação do nível de serviço Custos logísticos de transporte Análise de consistência
Rússia e Europa Oriental Carajás São Luís Coréia Japão Romênia Alemanha Rússia e Europa Oriental Marítimo Ferroviário
Suprimento/Distribuição Estoque CD Via Centro de Distribução Fornecedor CD Loja Loja Cross-docking Cross-docking Fornecedor CD Loja Loja Direto Loja (DSD-Direct Store Delivery) Entrega direta na loja Fornecedor Loja
Canais de Suprimento/Distribuição Fornecedor 1 Cliente 1 Fornecedor 2 Cliente 2 Fornecedor 3 Cliente 3 Fornecedor 4 Cliente 4 4 x 4 = 16 conexões
Localização de Instalações Método do Centro de Gravidade Coordenadas nos Eixos X e Y Quantidades transportadas Custos de Transporte Outros Fatores Encontrar a posição que minimize esforços
+ B. Horizonte (155,155) + S. J. Rio Preto (63,145) + Rib. Preto Dist em Km em relação ao ponto de origem + B. Horizonte (155,155) + S. J. Rio Preto (63,145) + Rib. Preto (89,135) C O R D E N A Y +Bauru (67,116) + Londrina (10,100) + S. Paulo (108,94) + Curitiba (63,60) C O O R D E N A D A X
Dimensionamento de Frota Distribuição Um para Um Distribuição Um para Muitos Distribuição Muitos para Muitos
Dados do Problema
Um para Um Fornecedor CD
Distribuição Um para Um Distância Velocidade Tempo de Carga e Descarga Carga total a ser transportada Carga de Retorno Densidade Valor Características Acondicionamento Compatibilidade com outros produtos
Um para Muitos Loja CD Loja Loja
Muitos para Muitos Loja CD
Um/ Muitos - para Muitos Tempo de ida do CD à LOJA Tempo de percurso Tempo de parada total Tempo de percurso de volta da LOJA ao CD
Avaliação de Desempenho
Sistema de Gestão de Transportes C E S A M N T Entradas Saídas Viagens Cargas Despesas Medidas de desempenho Informação Gerencial Controle
Objetivos Otimização da capacidade de carga dos veículos Controle dos custos operacionais Aplicação de manutenção preventiva Treinamento dos Motoristas Maximização do volume de cargas transportado no mês Otimização das rotas de entrega
Rendimento da atividade de Transportes Vazão Prazos de entrega Regularidade Freqüência Segurança Nível de Serviços x Custos Frota própria x terceirizada CIF x FOB
Produtividade Quilometragem / Período Carga / Veículo
Indicadores Grau de Ocupação da Frota Índice e Gravidade das Avarias Disponibilidade de Veículos Regularidade Rastreabilidade Segurança