UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. O B a i l e Personagens à mistura Tales Without Frontiers.
Advertisements

A República faz 100 anos.
CLICK José namorava há oito meses uma moça levada e inconstante. Ela era linda e ele estava completamente apaixonado. Num dia qualquer, ela resolveu.
A Bruxa Cartuxa Autoras – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Cinderela ALUNO(A): PROFESSORA:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância.
O Palhaço e o Nariz.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Instruções.
Não deixe para amanhã
A mensagem é linda e profunda.
Pinturas Digitais e textos de CM Midi: Coro 005.
A Moça das Maçãs.
AMANDA VALÉRIA MACHADO DUARTE
JOÃO GABRIEL NUNES BERNARDO CAVALCANTE
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
UMA FADA BRASILEIRA DE AGRADOS E CASTIGOS SONHANDO ABRIA A PORTA
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
A Gardênia Branca.
A Bela Adormecida Era uma vez um rei e uma rainha que viviam muito tristes porque não tinham filhos. Até que um dia nasceu uma linda princesinha a quem.
Cinderela.
São José, Esposo de Maria e
Departamento de Infância e Juventude - CEEF Agosto 2013
O Sol e a Lua.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
Aladim e a lâmpada maravilhosa
Chaves: é um garoto que não tem pai e nem mãe
A Cinderela – Irmãos Grimm
Era uma vez um castelo onde vivia um rei.
Cinderela.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
A Embalagem Um jovem preparava-se para sua formatura na universidade
Qual será a tua Escolha??? Uma família tinha comprado um carro novo, com 0kms detalhe, por detalhe; os estofos; a côr .... era tudo lindo.
Como se escreve… Click para avançar.
JESUS É O GRUPO SOMENTE JESUS É O CAMINHO
COMO SE ESCREVE ....
Procurando o verdadeiro autor
Um presente valioso Uma pequena escola primaria, na periferia da cidade de São Paulo, tinha uma particularidade: seus alunos sentavam em dupla, em antigas.
Era uma vez um castelo onde vivia um rei.
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!” 2 Pedro 3.18.
A lua de Joana.
Um Homem Feliz   Narra antiga lenda, que certa vez um rei adoeceu gravemente e à medida que o tempo passava seu estado piorava. Os médicos tentaram de.
A Gardênia Branca Marsha Arons (Tradução de Sergio Barros)
Um compromisso real Atos
O nascimento de Jesus (Lucas 2:1-20)
O PALHAÇO E O NARIZ.
Era uma vez ………….
A Heroína Isabel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
Tema. Sou uma poetisa.
A Bruxinha Míope História.
Era uma vez uma menina chamada Flori.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Há muito tempo, na China, vivia um menino chamado Ping, que adorava flores. Tudo o que ele plantava florescia maravilhosamente.
Estávamos em Nossa 'Água-Viva' (restaurante missionário) do Peru contava, apenas, com cinco meses de existência e naquele dia, uma família viera.
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
Clique para passagem de slides Ligue o som
MARIA CAROLINA EVELIN DE OLIVEIRA – 2ºA
A CINDERELA.
ISABELLE MARIA TEIXEIRA FREITAS
Contando história... Você conhece a história da Cinderela?
Bruna Caroline Renata Érica
Universo de Histórias.
Em uma casa muito simples, moravam dona Ana e "seu" Flávio, com 4 filhos. O mais velho era o Gerson, que estava com 9 anos de idade. "Seu" Flávio estava.
MORGANA DE SOUSA SOARES – 2ºA. DIOFEIRAC Apresentamos o bulbo e a polinização. Foi muito legal, e a gente explicou tudo direito. Esperei até 10h e eu.
Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Ela tem 14 anos e seu nome é Delight Haangala. Nasceu em Zâmbia, mas cresceu no Zimbábue, onde seu pai.
Charlene Lidiane Tâni Indiala
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA PEAD - EIXO III INTERDISCIPLINA LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM PROFESSORA CLÁUDIA AMARAL DOS SANTOS BLOCO IV PÓLO DE GRAVATAÍ DATA DA POSTAGEM: 18/10/07

CINDERELA Componentes do Grupo: MARA ROSANE NOBLE TAVARES, MARIA IVONE CARDOSO DE SOUZA, MARÍLIA VALENTINA ASTIGARRAGA KULMANN, NEILA MARIA RODRIGUES GOULART, SILVANA SANTOS MARTINEZ. Bibliografia Completa: As Maravilhas da Infância - O Reino da Criança. Coleção As mais Belas Histórias Infantis - Volume I. Copyright by Antônio Lopes - Editor. Rio de Janeiro - Brasil. A GATA BORRALHEIRA - páginas 10 a 22 (s/ano de publicação).

ELEMENTOS DA NARRATIVA [CINDERELA] Personagens: Pessoas: Pai, Mãe, Cinderela, Madrasta, as duas Irmãs, Pombinha Branca, Príncipe, Seres Míticos: Fada Madrinha 2 Tempo: “A muitos e muitos anos... “ Começa a história, Cinderela criança. “Passaram-se alguns anos e a menina transformou-se numa linda e encantadora mocinha. Três dias de baile. “Foram felizes para sempre”. 3 Espaço: “Um longínquo país...” A cozinha da casa; o túmulo da mãe; o palácio do príncipe.

4. Foco narrativo: 4.1. ( X ) onisciente ou 4.2. ( ) onipresente 5. Enredo: 5.1 Situação inicial: Cinderela vivia feliz com seu pai e sua mãe, em sua casa. 5.2 Complicação/Problema: A mãe de Cinderela adoece e morre.

5.3 Conseqüências/Desenvolvimento: Passaram-se alguns anos, o pai de Cinderela, sentindo-se solitário, casa-se novamente. Escolhe uma viúva com duas filhas, para que estas fizessem companhia a Cinderela, que também estava solitária. A madrasta mostra-se muito malvada e suas filhas antipáticas e invejosas. Cinderela é escorraçada para o borralho, tornando-se a Gata Borralheira, o pai se conforma com a situação por ser fraco e não toma partido da filha, permitindo os desmandos da viúva e das filhas.

É anunciado na cidade um baile, onde o príncipe escolherá uma noiva É anunciado na cidade um baile, onde o príncipe escolherá uma noiva. Cinderela só receberá permissão para ir ao baile se conseguir juntar a tempo, um prato de lentilhas jogado no borralho. Cinderela consegue, com a ajuda de pombinhas brancas. A madrasta não se convence, lança dois pratos de lentilhas ao borralho, novamente, Cinderela consegue com a ajuda das pombinha, porém, a madrasta não permite que vá ao baile. Desesperada, Cinderela corre ao túmulo da mãe. Para sua surpresa, a pombinha que pousara no roseiral, a qual ela alimentava, transformou-se numa linda Fada. Cinderela queria ir ao baile, mas, não tinha o que vestir e calçar, nem como ir. A Fada, providenciou-lhe o que necessitava, para que fosse ao baile, com o aviso de que ela deveria retornar antes da meia noite. Assim foi.

Casaram-se e foram felizes para sempre. Durante os três bailes, Cinderela conseguiu enganar o príncipe, que desde o primeiro, apaixonou-se por ela, porém no último, em sua fuga, Cinderela perdeu um dos sapatinhos de cristal que usava. O príncipe o achou e, na manhã seguinte, saiu a procura de sua amada, fazendo com que todas as moças do reino, o experimentassem. Ao bater na casa de Cinderela, as duas irmãs tentaram calçá-lo, sem êxito. Ao ser questionada, a madrasta, se haveria outra moça na casa, esta com maldade disse que sim, a Gata Borralheira. 5.4 Solução/Clímax: O príncipe mandou chamá-la. Cinderela calçou o sapatinho sem dificuldade e ao levantar-se transformou-se na bela Cinderela do Baile. 5.5 Situação Final/Desenlace: Casaram-se e foram felizes para sempre.