GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
Portal do Professor SEED/MEC
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
“Feliz aquele que transfere o
Instrumentos de Avaliação - MEC
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Nordeste Fortaleza, 18 a 20 de junho Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe: Ceará.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Laboratório de Ensino a Distância
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Bahia, 27 de novembro de 2012 Educação Digital.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Conteúdos e Cronograma do curso
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS

Justificativa A proposta pedagógica deste curso está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

Princípios norteadores 1. Universalidade de acesso às tecnologias Educacionais - favorecer a inclusão digital nas escolas; - democratizar o uso pela comunidade escolar ; - contribuir com o aprimoramento da prática pedagógica. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Princípios norteadores 2. Incentivo e valorização da produção docente - oportunizar a troca de experiências entre os professores; - possibilitar a visibilidade das práticas escolares ; - contribuir com a formação técnica necessária à produção de conteúdos digitais. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Princípios norteadores 3. Integração de mídias como suporte à prática pedagógica - oportunizar diversidade de linguagens na abordagem dos conteúdos, contribuindo com o processo de ensino aprendizagem; - considerar os avanços tecnológicos na definição de estratégias metodológicas. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Princípios norteadores 4. Ampliação da abrangência das ações de formação continuada, utilizando alternativas tecnológicas da modalidade EaD - possibilitar ações de formação continuada, de forma descentralizada; - oportunizar maior acesso aos conteúdos apresentados por profissionais de destaque no cenário educacional. DIRETRIZES PARA O USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Público alvo O curso é de inclusão digital e contempla professores, direções e equipes pedagógicas.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Objetivos Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos tecnológicos e de conectividade, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Objetivos Específicos - Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional; - Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux de forma que o mesmo possa contribuir para a solução de necessidades, desafios e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;

ProInfo Integrado - Desenvolver ações necessárias ao uso do computador e de programas que possibilitam a elaboração e edição de textos e de apresentações na TV Multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;

ProInfo Integrado - Analisar propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos com o uso dos recursos tecnológicos; - Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo, pesquisa, socialização, produção, publicação de ideias e reflexões.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Modalidade Semi-presencial

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Metodologia Cinco encontros presenciais de 4 horas, no contraturno do professor, sendo que em cada encontro estão previstas atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e realizações de práticas. Cabe aos assessores das CRTEs, planejar e realizar os encontros de formação por meio de material impresso e on-line (vídeo-aula, tutoriais, CD, wiki...), para as atividades presenciais e a distância, totalizando a carga horária.

Clique para editar o formato do texto em estrutura de tópicos Segundo Nível da Estrutura de Tópicos Terceiro Nível da Estrutura de Tópicos Quarto Nível da Estrutura de Tópicos Quinto Nível da Estrutura de Tópicos Sexto Nível da Estrutura de Tópicos Sétimo Nível da Estrutura de Tópicos Oitavo Nível da Estrutura de Tópicos Nono Nível da Estrutura de TópicosClique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível Cronograma de encontros presenciais DATAS ____________________ ______________ Curso: Educação Digital – Carga Horária - 40 Horas Duração: 20 Horas Assessor(a) Pedagógico(a): ___________________________ Data de Início: _____________________________________ Data de Término: ___________________________________ Escola/Colégio: ____________________________________ Município: ________________________________________ Turno: ___________________________________________ ENCONTROS 1º 2º 3º 4º 5º

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Planejamento dos Encontros

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Avaliação Dois momentos a. SIPI: Avaliação do cursista e auto-avaliação; b. Planilha: avaliação do curso (docente, materiais, conexão...) - Atividades presenciais, à distância e reflexão a cada encontro. Após entregar a atividade à distância levantar dificuldades e avanços. - Será disponibilizado - ao final do curso - um instrumento de avaliação (SIPI) com questões on- line, que seguirá critérios específicos, tais como:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ENCONTROS PRESENCIAIS

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL AUTO AVALIAÇÃO

ProInfo Integrado METAS: - 16 mil cursistas (04 turmas por Assessor(a)); - Abranger o maior número possível de municípios; - Não repetir os municípios de 2008; - Não abrir turmas apenas no município sede, do NRE/CRTE; - A proposta, após redigida, deverá ser encaminhada à Assessora, da CAUTEC, que fará uma análise para posterior autorização.

ProInfo Integrado DATAS: - Divulgação e inscrição: 1ª Quinzena de Abril - Envio para as Assessoras: 3ª Semana de Abril - Retorno das Assessoras da CAUTEC: 4ª Semana de Abril - Início dos Encontros: 04 de maio

ProInfo Integrado REFLEXÕES A CADA ENCONTRO a) Conseguiu realizar as atividades? b) Quais foram as dificuldades? c) Possui aplicação na sua ação docente? d) Qual sua avaliação com relação a ferramenta e os conceitos apresentados? e) Qual(is) aprimoramentos você percebeu que é possível de implementar na sua ação pedagógica, após utilização desta ferramenta?