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Formação continuada ANO 2015

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Apresentação em tema: "Formação continuada ANO 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Formação continuada ANO 2015
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO Formação continuada ANO 2015 "É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las. " (Bernardinho) 

2 Um Ponto Negro

3 Texto: Um Ponto Negro

4 DA EQUIPE PEDAGÓGICA - CETEP
Objetivo Geral Promover a formação continuada dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino na perspectiva do fortalecimento da prática docente e da melhoria da qualidade da educação pública municipal de Guanambi.

5 Objetivos Específicos
Garantir uma política de formação continuada de professores, na modalidade semipresencial; Fomentar a utilização de recursos da Educação à Distância –EaD nos diferentes âmbitos do trabalho docente; Garantir o processo de aprendizagem permanente por meio da interação entre saberes práticos e teóricos, ligados ao desenvolvimento profissional na perspectiva da colaboração; Aprofundar conhecimentos que fundamentam as práticas educativas vivenciadas no contexto da Educação Básica;

6 Objetivos Específicos
Estimular a construção de metodologias didático-pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidas nas diferentes situações de aprendizagem da criança, do adolescente, jovem, adulto e ou idoso; Discutir e refletir sobre temas que envolvem o contexto educacional brasileiro; Incentivar a prática da pesquisa em educação, favorecendo a produção científica e divulgação das experiências dos professores; Incentivar a prática do registro das experiências vivenciadas ao longo do processo de formação, tendo como pressuposto os saberes da docência.

7 Estrutura do trabalho dos coordenadores / formadores:
Estação para Formatação de Planejamentos e Diretrizes:este momento formativo será organizado através de estudos que contemplem os fundamentos teóricos e metodológicos envolvendo as diversas áreas do conhecimento nos diversos níveis, etapa, modalidade e/ou função de atuação do profissional da educação. Acompanhamento de apoio pedagógico:este acompanhamento será de apoio ao professor e ao gestor escolar no que tange às questões pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem, sem perder de vista o diálogo entre o planejado pelo grupo na “Formação continuada” no CETEP e o vivenciado na dinâmica de trabalho da sala de aula. Banco de pesquisas científicas contínuas: tempo dedicado a estudos e pesquisas educacionais. Aqui serão levantados tópicos diversos inerentes à educação no município de Guanambi que serão estudados e pesquisados.O intuito é montar um centro de pesquisas da Secretaria Municipal de Educação que terá seu registro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

8 (Estação para Formatação de Planejamentos e Diretrizes)
A metodologia do trabalho prevê a discussão dialogada de textos relacionados à prática pedagógica, à socialização e reflexão das experiências vivenciadas nas escolas da Educação Básica e estudos acerca de questões pertinentes à prática educativa. Carga horária total =120horas (com certificação) 40 horas de encontros presenciais (4h mensais) (1º momento: Estudo de temáticas gerais pertinentes ao campo pedagógico) (2º momento: orientando a prática) (3º momento: partilhando) 80 horas para estudos, trocas de experiências e pesquisas exploratórias via AVA( Ambiente Virtual de Aprendizagem)– (8h mensais)

9 Resultados Esperados:
Embasamento teórico-prático por meio da realização mensal (4 horas) de grupo de estudo, oficinas pedagógicas e planejamentos didáticos; Instrumentalização dos professores nos aspectos didático-pedagógicos, fomentando a pesquisa e a escrita de textos científicos; Realização de estudos por meio do AVA durante 8 horas mensais; Produção de artigos científicos em colaboração professor/coordenador e formadores, apresentando relatos de experiência, como forma de sistematizar as experiências vivenciadas nos contextos escolares em diálogo com as discussões realizadas no campo da formação continuada; Criação de um sistema de cooperação entre os professores participantes da formação; Realização de evento (seminário) para divulgação das produções no final de 2015; Apresentação e discussão da Proposta Curricular da Rede Municipal através da realização de um encontro envolvendo professores, gestores, secretaria de educação, pesquisadores, entre outros.

10 DEFININDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O 5ºANO/REVENDO CONTEÚDOS
PARA REFLETIR… Que significado têm as palavras competências e habilidades?

11 COMPETÊNCIAS Capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. PERRENOUD Capacidade de o sujeito mobilizar recursos visando abordar e resolver uma situação complexa. Está sempre associada a uma função específica: ser professor, advogado, dentista, etc. MORETO Capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário. GARCIA O conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer. Documento Básico do Enem (INEP/MEC)

12 HABILIDADES ( MORETTO, 2004)
Estão associadas ao saber fazer, isto é, uma ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Ex: analisar, aplicar, avaliar, identificar, relacionar, sintetizar, etc. ( MORETTO, 2004) Funcionam como indicadores ou descritores do que o aluno deve demonstrar como desempenho e permitem concluir se houve de fato aprendizagem e em que nível ela ocorreu. As habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos.

13 Conteúdos habilidades Competência

14 DEFINIÇÃO DE CONTEÚDOS
SOCIALIZAÇÃO / REVISÃO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFINIÇÃO DE CONTEÚDOS Língua Portuguesa; Matemática; História; Geografia; Ciências; Educação Física; Artes.

15 "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador
"Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática." (FREIRE, 1991: 58)


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