O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?

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Transcrição da apresentação:

O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA? Nossas salas estão super lotadas; Como vimos no encontro passado do ponto de vista do acesso falta pouco a ser feito para se chegar a 100 %. Agora a pergunta a ser feita é : O NOSSO ALUNO ESTÁ APRENDENDO? Porque ele fica na escola?

A partir do último encontro... Pode-se concluir que: A falta de condições das escolas resulta na não aprendizagem das crianças? A falta de condições é resultado de uma política pública orientada por organismos multilaterais, Neste sentido pode-se afirmar que é impossível ensinar...isso é verdade?

A partir do último encontro.. Ocorre que entre as determinações dos organismos multilaterais e a política pública Federal existe a MEDIAÇÃO. O BM determina, dá diretrizes, mas não acompanha a implantação ele quer os resultados e tanto faz se é de esquerda, de centro, de direita de cima ou de baixo

QUAL OPÇÃO ? Essa é uma opção política dos dirigentes; Trata-se de optar por ensinar os alunos das escolas públicas para emancipação humana ou para os fins de mercado

QUAL OPÇÃO ? Formar exclusivamente para o mercado é em boa medida educar para a subserviência, para a conformação

QUAL OPÇÃO ? Da mesma forma os municípios recebem as diretrizes do Ministério da Educação mas como encaminhar é uma decisão política e por conseqüência pedagógica de cada dirigente; Pouca vezes soube que o ministro foi fazer uma vistoria nas escolas municipais

QUAL OPÇÃO ? Em menor medida buscar formas de ensinar o meu aluno na sala é, em grande medida uma opção do professor, ninguém se não ele faz a necessária mediação; Para além da necessária denúncia da falta das condições objetivas para ensinar, como ensinar para que ensinar é uma opção política e por conseqüência pedagógica de cada professor.

QUAL OPÇÃO ? Esta tarefa, esta obrigação que todo o professor tem é mais forte e efetiva se for realizada pela escola inteira. Essa construção não é fácil

Difícil construção requer... Princípios muito claros que para serem efetivados, ampliados e organizados na forma de um projeto único da escola precisa depois de acordar os princípios... Fazer as rupturas

QUAIS AS RUPTURAS NECESSÁRIAS ? REUNIR EM GRUPOS E PENSAR QUAIS SÃO AS RUPTURAS NECESSÁRIAS PARA QUE O NOSSO ALUNO DE FATO APRENDA.

QUE ESCOLAS NOS QUEREMOS? SISTEMATIZAR OS PRINCÍPIOS E REUNIR-SE EM GRUPO PARA ESTABELECER AS RUPTURAS. *INCLUIR O CUIDADO E O CAPRICHO UM ALUNO NÃO QUER ESTUDAR EM ....