FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
Prof. Leonardo Queiroga
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Aposto e Atributo.
Olá, Boa tarde! Eu sou o Funções Sintácticas, mais conhecido por FS. Hoje, vou explicar- -vos como se faz a análise sintáctica de uma frase. Espero que.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Gramática da Sapatilha
Estudo do Predicado.
Análise Sintática.
PREDICAÇÃO VERBAL.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Prof. Francisco Platão Savioli
Prof. Francisco Platão Savioli
SINTAXE: Funções sintácticas internas ao grupo verbal
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
O modelo morfossintático
FUNÇÕES SINTÁTICAS.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS.
Sintaxe.
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Sintaxe Aula 3 William Paixão – Professor
Orações Subordinadas Aulas 3 e 4.
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Predicação Verbal e Complementos Verbais
PREDICADO * MARTA DUWE.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Análise Sintática Parte 2.
Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
VERBOS.
Transitividade Verbal
Classes abertas de palavras
Representação do sujeito:
Termos Linguísticos Frases Subordinadas
Funções sintáticas Porto Editora.
Profª Adriana Paula Chaves
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração e predicação verbal
Termos essenciais da oração
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Verbal, Nominal, Adjetival e Preposicionado
Dicionário Terminológico
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
Elementos da oração Funções sintácticas
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
EXERCÍCIOS Funções Sintáticas.
VERBOS E COMPLEMENTOS VERBAIS MENSAGEM COMPLETA!.
SINTAXE DA ORAÇÃO E DO PERÍODO
Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
Estudo do Predicado Prof. Jair Nascimento.
Estudo do Predicado Profa. Vivian Gusmão.
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Elementos da oração As Funções Sintácticas que andam de boca em boca.
Resumo Assuntos estudados
9º Ano LPO 2008/ sujeito sujeitoFundamentais predicado predicado Simples Composto Indeterminado Subentendido Inexistente Verbal Nominal Predicativo.
Funções sintáticas.
ELEMENTOS DA ORAÇÃO As Funções Sintáticas.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
Dito e Feito, 6.º ano Funções sintáticas.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo 2008-2009 Língua Portuguesa, 9ºAno Prof. António Alves

1. ELEMENTOS ESSENCIAIS

Simples ( Évora é uma cidade) 1. SUJEITO Palavra ou conjunto de palavras que expressa o ser sobre o qual se diz alguma coisa, ou seja, é o elemento que determina a acção. Pode ser: Simples ( Évora é uma cidade)     Composto (A professora e o aluno entraram; Tu e eu saímos) Subentendido ou omisso (A professora entrou e fechou a porta)     Indeterminado (Fala-se muito nisso)    Inexistente (Ontem, choveu muito)

Predicado verbal, cujo núcleo poderá ser um Palavra ou conjunto de palavras que expressa o que se afirma acerca do sujeito, que traduz a acção praticada pelo sujeito . Pode ser constituído por um: Predicado verbal, cujo núcleo poderá ser um  VERBO INTRANSITIVO - que não exige complemento para lhe completar o sentido.      A professora entrou.    O ladrão fugiu

 VERBO TRANSITIVO - que exige um ou dois complementos para lhe completar o sentido. complemento directo A professora trouxe um livro.                          Predicado Comp. directo complemento indirecto Ele obedeceu à professora.                              Predicado Comp. indirecto  complemento directo e complemento indirecto A professora leu  uma lenda   aos alunos.                                       Predicado Compl. indirecto Compl. directo

b) Predicado nominal, constituído por um VERBO COPULATIVO, que serve de ligação (ser, estar, ficar, continuar, permanecer, parecer, etc.). Eles permaneceram calados.                  Predicado O tempo está instável e húmido.                      Predicado Predicativo do sujeito Predicativo do sujeito Palavra ou expressão que estabelece uma relação de sentido com o sujeito (através dum verbo copulativo), do qual indica uma característica.

2. ELEMENTOS ACESSÓRIOS

1. COMPLEMENTOS CIRCUNSTANCIAIS São advérbios, locuções adverbiais ou conjunto de palavras que expressam as circunstâncias em que decorre a acção. de TEMPO (quando?) Vamos viajar nas férias do Verão. Compl. Circunstancial de tempo de LUGAR (onde?) Aquele avião partiu da China e vai para o Japão. Compl. Circunstancial de lugar de MODO (como?) Os rapazes jogavam com entusiasmo. Compl. Circunstancial de modo

de CAUSA (porquê?) A Teresa tremia de frio. Compl. Circunstancial de causa de COMPANHIA (com quem?) Ela foi às compras com o Pedro. Compl. Circunstancial de companhia de FIM (para quê?) Leio para me manter informado. Compl. Circunstancial de fim de MEIO Detesto viajar de barco. Compl. Circunstancial de meio de MATÉRIA Aquelas casas são de madeira. Compl. Circunstancial de matéria

2. ATRIBUTO, COMPLEMENTO DETERMINATIVO E APOSTO Estas funções sintácticas podem ser desempenhadas por palavras ou expressões que surjam integradas no sujeito ou no predicado. Atributo – é todo o adjectivo que se junta a um nome para o caracterizar. Gosto de contos populares. O meu avô conta histórias fantásticas e maravilhosas. Estas lindas serras estão desabitadas.

b) Complemento determinativo – é constituído por um nome ou equivalente, o qual se liga a outro nome ou a um adjectivo por meio da preposição de. Pode estabelecer diversas relações com o nome determinado, particularizando a sua ideia: de POSSE O rodado do carro via-se nitidamente no chão. de PARENTESCO A prima da Cristina é enfermeira. de CAUSA O Pedro sentiu vertigens de cansaço. de TEMPO Ouvimos uma palestra de meia hora. de MATÉRIA Deixei cair o copo de vidro.

c) Aposto – é o elemento que se acrescenta a um nome, a um pronome ou a um equivalente destes, para os completar com uma explicação suplementar.  Coloca-se entre vírgulas. O carro do Miguel, que é enorme, é novo. Vi o mar, uma autêntica maravilha. A Luísa, uma jovem brilhante, formou-se em medicina.

3. VOCATIVO É o nome (ou expressão equivalente) que se chama ou invoca. Geralmente, é isolado por vírgula ou vírgulas, e a frase contém, em muitos casos, o ponto de exclamação, ou mesmo a interjeição Ó! Pode aparecer no princípio, no meio ou no fim da frase. Ó rapaz, anda cá! Anda cá, rapaz, não fujas! Anda cá, rapaz!

Bom trabalho!!! Se tiveres dúvidas, pede ajuda ao teu professor!!! o prof. antónio alves