O que pesquisa o historiador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Advertisements

Uma fonte de água jorrando
Software Básico Silvio Fernandes
Paulo e os Atos dos Apóstolos
Revisão para a Recuperação Paralela do 1º Trimestre
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino
OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Múltiplos Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número por 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ... Exemplos: M5= {0, 5, 10, 15, 20,
Paulo e os Atos dos Apóstolos
A Restauração de Israel Estudo 06 A difícil reconstrução Esdras 9 e 10
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
Prof. Everton da Silva Correa
Professor Edley
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
A Divisão do Tempo A História é a sucessão dos acontecimentos através do tempo, obedecendo uma ordem cronológica. Para estudá-la, é necessário analisar.
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
Vinte lições de viver Guerdjef.
Calendários.
Conceituação de História
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
Prof. Everton da Silva Correa
Introdução ao Estudo da História
A eucaristia Começar.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
1.
A construção da história
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Critérios de divisibilidade, números primos e fatoração
Prof. Everton da Silva Correa
Restaurados por Cristo - Nicodemos
NÚMERO PAR, MENOR QUE 50, MÚLTIPLO DE 3, CUJA SOMA DOS VALORES ABSOLUTOS DOS ALGARISMOS É 3
Introdução aos estudos da História
Descobrir as características que ajudam a compreender a sua Epístola. Identificar ensinos desta análise de Tiago e da sua Epístola em.
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
Introdução ao estudo da História
Os Patriarcas e o Povo Escolhido
Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
Exemplo para a juventude
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Felizes aqueles que escutam a Palavra de Deus e vivem cada dia
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Critérios da Divisibilidade
História As escritas da História O trabalho do historiador
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
Exercícios Cálculo de séculos Avaliação
Aula 1 Grupo 1 Capítulo 1/2 A origem do universo e a evolução do homem/Introdução aos estudos históricos.
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
O TEMPO EM HISTÓRIA.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
O HOMEM.... GHEGHE Hebreus 10 : Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício.
Escola Bíblica Dominical
Conteúdos: Sondagem Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
Para a História, Espaço e Tempo são fundamentais.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
HISTÓRIA MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS. História – Ciência Humana  Necessidade de documentos históricos: eles comprovam os fatos;  Utiliza dados.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
N1 O tempo geológico CienTIC 7 Ciências Naturais – 7. º ano.
Organização interna da Bíblia
O que pesquisa o historiador
Transcrição da apresentação:

O que pesquisa o historiador O TRABALHO DO HISTORIADOR

História é a ciência que estuda a ação humana ao longo do tempo. O que é história? História é a ciência que estuda a ação humana ao longo do tempo.

Como recuperar o passado? Através da analise de fontes históricas. Fonte histórica é todo vestígio deixado por pessoas que viveram no passado. Podem ser escritos oficiais, cartas, depoimentos, construções...

Existe uma verdade absoluta? Não há uma versão única para os acontecimentos. Atenção: nem toda versão pode ser aceita, ela precisa ser comprovada por um depoimento ou documentação. Quem estuda o passado reúne o maior número de informações possíveis.

O tempo e a história O tempo é a matéria prima do historiador. O tempo é indicado por intervalos ou períodos de duração. Para organizar suas tarefas os seres humanos criaram unidades de medida de tempo como hora, dia , mês, ano, século.

Mudanças e permanências Passado e presente. Exemplo de mudança rápida: moda Exemplo de permanência: formas de trabalho. As tradições são exemplos de permanências. O historiador busca compreender como, quando e por que as transformações e as permanências interferem na vida humana.

Quanto tempo o tempo tem? No passado o tempo era marcado através do olhar a natureza. As cheias do rio, a migração das aves, as estações do ano. A partir desta preocupação o homem criou o calendário para poder administrar melhor o seu tempo.

Calendário Não existe um único calendário para todos os povos. Cada povo tem a sua forma de marcar o tempo que geralmente se relaciona a um acontecimento importante para sua cultura. Os povos cristão baseiam o seu calendário no ano de nascimento de Cristo. Os judeus adotam como marco inicial de seu calendário a data em que deus criou o universo e os muçulmanos a fuga do profeta Maomé.

CALENDÁRIOS

Século Século = conjunto de cem anos. Como descobrir a que século pertence um ano: Se o ano tem menos de três algarismos pertence ao século I. Se o ano acaba em 00, basta eliminar os zeros e temos o século. Exemplo: 1500 = século 15 Quando o ano não termina em 00, retiramos os dois últimos algarismos e somamos um (+1) ao número que sobrar. Exemplo: 1492 = 14 +1= 15, século 15

Linha do tempo A linha do tempo é uma forma de organizar os acontecimentos históricos. A função da linha do tempo é mostrar como os fatos se situam no tempo. Ou seja, o que vem antes, o que acontece ao mesmo tempo, o que vem depois.

Divisão da História

Documentos das páginas 15, 17 e 19. Tarefa Documentos das páginas 15, 17 e 19.