Agrupamento de Escolas Diogo Cão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Evolução do rádio e digitalização
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Bluetooth e suas aplicações
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Tecnologia de redes celular
TECNOLGIAS A DISPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
TELECOMUNICAÇÕES Novos Modelos de Empresas
Princípios da Telefonia
Telefone Celular Alunas: Cristiane Maria Merlin 07
Aleksandra Maria N. Jilochkin Daniella Sironi. Histórico n Surgiu em agosto de n Possui 70 funcionários em Luxemburgo, Londres e Tallinn ( capital.
Capítulo 8 Comércio móvel
Oficina de Pesquisa na Rede
Tecnologias de Informação I
TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL
EFA – Sociedade Tecnologia e Ciência Núcleo Gerador 5: TIC DR: 1 e 2
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO UNED – COLATINA DISCIPLINA: Multimídia e Interatividade PROFESSOR: Renato Cabelino COMPONENTES:
BROADCAST PODCAST Luís Belo Lopes Odair Lisboa
Dispositivos de Entrada e Saída
Universidade Lusíada de Angola Licenciatura em Informática
História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.
Sala de Aula Virtual para Professores
Telemóveis de 3ª Geração
WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Aula 02 Elementos básicos de uma rede celular Prof. Diovani Milhorim
Serviços de telefonia celular
Modelo de referência OSI
Aprendizado Móvel (M-Learning): Dispositivos e Cenários
GPRS leandro P.Santos.
Tecnologias de Rede em Telefonia Móvel
UMTS Comunicações móveis da 3ª geração © Alfredo Pinho, Abril 2003.
Escola Secundária Monte de Caparica
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Uma descrição detalhada da rede
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
História e Evolução das Redes Móveis em Portugal
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Introdução a redes Wireless
Trabalho elaborado por : Vera Antunes Cátia Soraia
7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.
Tecnologias da Informação e Comunicação
1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 3 Conceitos Básicos de Comunicação de Dados Alberto Martins Júnior.
Princípios de Sistemas de Informação
Introdu ç ão à Educa ç ão F í sica Prof. Msc. Paulo Jos é dos Santos de Morais Curso de Educa ç ão F í sica - CEAP.
FORMADORA: Isabel Pires CURSO: EFA NS TÉCNICO DE INFORMÁTICA SISTEMAS
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
A designação Telefone celular, ou simplesmente "celular" (plural celulares), é a designação utilizada no Brasil. Este termo deriva da topologia de uma.
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
A História da Comunicação e sua Evolução
1 Co-financiado pelo FSE e Estado Português PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO SATELITES DE COMUNICAÇÃO FORMADOR: Hélder Alvalade FORMADA: Zélia Leal.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
CCNA Exploration Camada Física OSI
Tecnologias da Informação e Comunicação
Escola Superior de Educação de Viseu – IPV Educação Social Ano lectivo 2008/2009 2ºano, 1º semestre Docente: Teresa Gouveia Discentes: Ana Bandeira nº6943.
O telemóvel e as suas redes
Near Field Communication Cláudia, Deivis, José e William
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
O que é um Computador  Um computador é um aparelho electrónico que processa dados em função de um conjunto de instruções anteriormente dadas 1 Arcozelo.
Aula II – Redes sem fio.
Escola Secundária Monte de Caparica
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão CLC Núcleo Gerador 4: Gestão e Economia.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Rúben Nóbrega | 2012 ESCOLA B+S PROF. DR. FRANCISCO DE FREITAS BRANCO, PORTO SANTO.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas Diogo Cão Direcção Regional de Educação do Norte Educação e Formação de Adultos (EFA)-Nível Secundário Ano lectivo: 2010 Formador: José Luís Pinto Aluno: Alzerina Cordeiro DR:1 Núcleo Gerador: 5 Tecnologias de informação e Comunicação

A Evolução do telemóvel A invenção do telefone ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos da América. O Telefone fixo, de utilização intensiva até aos anos 80 deixou de ser importante, devido sobretudo à sua pouca mobilidade. Houve a necessidade de criar um aparelho pequeno, leve e que se pudesse transportar para todo o lado. Surgiu então o telemóvel que veio revolucionar a nossa sociedade, tanto em termos tecnológicos como em termos sociais e económicos. Tecnicamente o Telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão de voz e dados numa área geográfica que se encontra dividida em células. Cada uma das células tem um transmissor/receptor.

Primeira Geração Os telefones de primeira gerações só permitiam transmitir voz. Este tipo de telefone não era fiável nem seguro porque as suas comunicações eram interceptadas.

Segunda Geração As maiores vantagens da 2G são os novos serviços com baixos custos e a troca de mensagens de texto. Também já é possível receber e enviar e-mails, faxes e aceder á internet.

Protocolo mais conhecido-GPRS A Geração-2,5G Protocolo mais conhecido-GPRS A 2,5 G tem velocidades superiores à 2G e permite um acesso à internet mais flexível e eficiente. Utiliza tecnologias como o GPRS (General Pacote Rádio Servisse). O GPRS, que é o sistema mais utilizado, oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que as tecnologias anteriores e que pode em situações ideais, ultrapassar a marca dos 170Kbps.

A Geração-3G A UMTS é uma tecnologia baseada em IP que suporta voz e dados em pacotes oferecendo taxas máximas de transmissão de dados até 2 Mbps e velocidade médias de 220-320 kbps quando o utilizador está em movimento. Transfere grandes arquivos e já realiza videoconferências para uma grande variedade de aparelhos como telefones móveis, PDAS e portáteis.

Reflexão crítica: O Telemóvel e sua evolução A evolução do telemóvel tem tido ao longo dos tempos um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico das sociedades. Aprendi nesta UC que o telemóvel nos oferece oportunidades, pois podemos realizar vídeo conferências e por exemplo, podem realizar-se grandes negócios através do uso do telemóvel. Aprendi que os jovens, através deste meio de comunicação utilizam outras funções que a maioria das pessoas não utiliza como por exemplo os jogos, as mensagens, a calculadora, o vídeo e as fotos de boa qualidade. Alzerina Cordeiro

Quais as principais funções que utiliza no seu telefone móvel? As principais funções são para receber chamadas e enviar e receber mensagens, sobretudo para a minha família no Brasil.

Questões Apresente uma imagem /desenho do seu telemóvel identificando os seus principais constituintes ( ecrã, tecla, bateria….).