X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Apresentação do Projeto
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU)
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
A experiência da Fiocruz em gestão da informação
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Instituições responsáveis:
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
Competência Legal da CIEA-BA
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
Metodologia para textos completos
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Avaliação na Atenção Básica
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
BVS HOMEOPATIA – BRASIL Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB – APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Ap.Fidelis Brambilla Setembro 2008.
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Gestão de Custos Hospitalares
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CT&I Reunião Preparatória do DF GT – Inclusão Social Brasília – DF, 29/07/2005.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Implementação da Rede Virtual de Bibliotecas em Saúde do Estado de Minas Gerais Maria Inês Iunes Camillo Soares ¹ Fundação Hemominas ¹ Bibliotecária da.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Transcrição da apresentação:

X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO - FAPESP Um Projeto com Aplicação de Metodologia BVS Rosaly Favero Krzyzanowski

Políticas Públicas em Produção do Conhecimento 2003 – Elaborada a Proposta de Política Nacional de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia, por Comissão Especial*, criada pelo CNPq. Contou com contribuição de pessoas /entidades nacionais envolvidas no tema * Participação FAPESP

Políticas Públicas em Produção do Conhecimento 2004 (abril) - Assinatura de Protocolo de Intenções entre MCT e MinC, para implementar a Política Nacional de Memória da Ciência e Tecnologia

Política Nacional de Memória da C&T Recomendações Criar Programa Nacional de Memória da C&T, envolvendo todos os âmbitos da administração pública (federal, estadual e municipal) e os variados setores da sociedade civil

Recomendações Priorizar o estímulo às atividades de preservação, pesquisa e difusão da memória em C&T Política Nacional de Memória da C&T

Instituições Fundamentais para a Implementação da Política Nacional de Memória da C & T -Museus, memoriais e centros de documentação e informação -Instituições de fomento -Instituições, sociedades e clubes profissionais -Instituições variadas de ensino, a exemplo dos Liceus de Artes e Ofícios e Escolas Técnicas Fonte: CNPq. Uma proposta de Política Nacional de Memória da Ciência e Tecnologia. Brasília, p

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP Início das atividades Objetivo - apoiar o desenvolvimento em C&T no Estado de São Paulo em todas as áreas do conhecimento Fomento à Pesquisa - 1% da receita tributária do Estado aplicado em: –Programas regulares –Programas especiais –Inovação tecnológica

FAPESP (2003- ) – Programa Mudança, Qualidade e Institucionalização Organização das atividades e das relações de trabalho Mapeamento de processos Desenvolvimento, capacitação e treinamento de pessoas Implementação do Sistema de Apoio à Gestão do Fomento na FAPESP (SAGe)

FAPESP (2003- ) – Programa Mudança, Qualidade e Institucionalização Sistema de Avaliação Comunicação, Site e Agência FAPESP Criação da Biblioteca Virtual Disseminação da Memória Institucional Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação CDi

Centro de Documentação e Informação da FAPESP implementação do Projeto Biblioteca Virtual/CDi, interativo com outros projetos da Fundação Sistema de Informação em C&T– disseminação da informação de caráter público, gerada e/ou financiada pela FAPESP –Bases de dados online - para uso da comunidade científica, com acesso pelo Portal da Fundação

Objetivos do CDi 1. Contribuir para otimizar o acesso à informação de caráter público da FAPESP – fins de pesquisa e geração de novos conhecimentos –fornecer subsídios à tomada de decisão

Objetivos do CDi 2. Organização (acervo de apoio, bases de dados e diretórios) 3. Compartilhamento de recursos/ rotinas de processos internos da FAPESP 4. Cooperação técnica com outras instituições e serviços de informação 5. Prestação de serviços

Especialistas/ Pesquisadores multidiciplinares Projeto Indicadores C&T Projeto Comunicação Social Projeto Centro Doc. e Inf. Bases de Dados online*/Biblioteca Virtual/ FAPESP * Bases de Dados interativas Recursos de Tecnologia da Informação Diretórios de Pesquisadores e de Projetos Diretórios de Eventos Bases de dados bibliográficos Clipping Acervo Memória Teses, Patentes Honrarias

Links em C & T

Metodologia Metodologia BVS, desenvolvida e customizada pela BIREME / OPAS / OMS –Interação com outros sistemas, tais como LATTES, SciELO –Utilização de técnicas participativas/ interdisciplinares na análise e implementação de bases de dados

Equipes do Projeto BIREME Coordenador de Projeto Especialista em Informação 2 Analistas Especialistas em Design Especialista em Segurança

Equipes do Projeto FAPESP Coordenadora de Projeto Bibliotecária Estagiária em Biblioteconomia Profissionais da área de Comunicação Profissionais da área de Informática

Sensibilidade da Administração Superior da FAPESP Gestão compartilhada Capacitação técnica em Metodologia BVS Sintonia das equipes envolvidas com os objetivos do projeto Acompanhamento contínuo (técnico e logístico), com reuniões técnicas periódicas Uso do pHp collab para comunicação Documentação das etapas Fatores de Sucesso do Projeto

Obrigado pela atenção! Rosaly F. Krzyzanowski