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Gestão de Custos Hospitalares

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Apresentação em tema: "Gestão de Custos Hospitalares"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Custos Hospitalares
Denise Marion Gottardo de Aro Braz Coordenadora da Divisão Administrativa e Financeira

2 Gestão de Custos Hospitalares
TAXONOMIA: Critério: – Processos Item: – Processos Econômico-Financeiros. Fundamento: Geração de Valor, Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Pensamento Sistêmico. Palavras chave: custos, recursos financeiros, formulação de preços.

3 ENFOQUE Metodologia: análise, apresentação e discussão dos relatórios mensais de custo nas unidades. Apresentação, análise e propostas de melhoria no Comitê Gestor por centro de custo. Responsabilidades: Diretoria Executiva, Divisão Financeira, Gestores. Controle: Atas e discussões das reuniões do Comitê Gestor, relatórios gerenciais de custos. Proatividade: Otimização dos recursos, aprendizado e fomento da cultura de “unidades de negócio”.

4 APLICAÇÃO Grau de disseminação:
- Direx, gestores de área e profissionais das unidades. Continuidade: - Sistema implantado desde 1999.

5 APRENDIZADO No período de 1999 a 2005:
Reuniões conjuntas entre Diretoria Executiva, Divisão Financeira e gestores das unidades para definição da metodologia a ser aplicada e contratação de assessoria externa. Constituição da Comissão de Finanças para estruturação e definição de critérios para implantação e parametrização do sistema sob coordenação da divisão financeira. O relatório de custo era disponibilizado anualmente para cada gestor analisar e fazer as melhorias do seu setor. Em 2006 foi contratado funcionário para o acompanhamento do Sistema de Custos. Em 2007 foram realizadas reuniões para esclarecimentos, revisão e redefinição dos centros de custos e seus critérios de rateio com os gestores.

6 APRENDIZADO Análise individualizada entre os gestores das unidades e Divisão Financeira, sempre que pertinente. Em 2008 foram ministradas aulas no Comitê Gestor sobre a teoria de custos para realinhar conhecimentos sobre custos diretos, indiretos e critérios de rateio. Descentralização do sistema de informações através da liberação de acessos em rede para os gestores das unidades. Discussão periódica em reunião de gestores através de comparativos históricos e sempre que pertinente dados de outras instituições

7 MODELO DO SISTEMA SINERGIA EXISTENTE NO PROCESSO

8 INTEGRAÇÃO Coerência: Diretriz 1 da corporação HC-FMUSP:
Implementar política interna de gestão econômica-financeira, promovendo a articulação entre os recursos públicos e fundacionais. Objetivos Estratégicos ICr: Desenvolver modelo de gestão de resultados, buscando a autosustentabilidade institucional. Otimizar Gestão através do Modelo de Unidades Estratégicas de Negócio. Ampliar e aprimorar política de gestão da informação utilizando-a como instrumento de tomada de decisão técnica e administrativa.

9 INTEGRAÇÃO Inter-relacionamento com as práticas:
- aquisição de materiais e serviços. - contratação de pessoas. - desenvolvimento de gestores. Cooperação: - todas as áreas por meio de seus gestores: 116 centros de custos (Suprimentos, Informática, Hotelaria, Enfermagem, Nutrição, UTI, Pronto-Atendimento, etc...)

10 RESULTADOS Qualitativos
- Maior integração entre áreas e melhoria de processos para redução de custos. - Desenvolvimento das pessoas. - Conhecimento do custo por produto / produção.

11 RESULTADOS Quantitativos Diminuição de funcionários.
Aumento das internações. Nível atendimento secundário. 6 leitos.

12 RESULTADOS Quantitativos Aumento de 10% no preço da carne.
Reposição de utensílios de cozinha Não estão incluídas despesas com serviços públicos Aposentadoria de funcionários e posterior contratação

13 OBRIGADA E.Mail Tel


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