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Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.

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3 Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários

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5 Desenvolvimento das Capacidades de gestão e organização de redes Desenvolvimento das Capacidades de gestão e organização de redes Inserção no bairro e a geração de oportunidades socioprodutivas Inserção no bairro e a geração de oportunidades socioprodutivas Apoio às organizações produtivas de catadores Apoio às organizações produtivas de catadores Promoção e inserção na cadeia produtiva Promoção e inserção na cadeia produtiva Monitoramento, lições aprendidas e disseminação Monitoramento, lições aprendidas e disseminação

6 Diagnósticos das características socioeconômicas da comunidade (ativos do bairro, análise institucional das organizações do bairro); Promoção do programa; Desenvolvimento de jovens colaboradores (capacitação, apoio ao programa, secretariar os grupos de resolução de problemas); Fortalecimento do marco institucional (capacitação e assistência técnica das org. locais, capacitação da EEL e UCL); Apoio ao desenvolvimento da governança local; Aperfeiçoamento da oferta dos serviços de assistência técnica e dos agentes setor público. Diagnósticos das características socioeconômicas da comunidade (ativos do bairro, análise institucional das organizações do bairro); Promoção do programa; Desenvolvimento de jovens colaboradores (capacitação, apoio ao programa, secretariar os grupos de resolução de problemas); Fortalecimento do marco institucional (capacitação e assistência técnica das org. locais, capacitação da EEL e UCL); Apoio ao desenvolvimento da governança local; Aperfeiçoamento da oferta dos serviços de assistência técnica e dos agentes setor público.

7 Habilitação social e econômica (capacitação em ofícios, fomento produtivo, educação financeira e crédito); Acesso e articulação dos serviços básicos (criação de grupos de resolução de problemas, serviços médicos, assessoria jurídica, inclusão digital, educação de adultos; Educação ambiental (campanhas); Apoio a iniciativas coletivas da comunidade (fundo para projetos pequeno porte). Habilitação social e econômica (capacitação em ofícios, fomento produtivo, educação financeira e crédito); Acesso e articulação dos serviços básicos (criação de grupos de resolução de problemas, serviços médicos, assessoria jurídica, inclusão digital, educação de adultos; Educação ambiental (campanhas); Apoio a iniciativas coletivas da comunidade (fundo para projetos pequeno porte).

8 Desenvolvimento das capacidades (capacitação gerencial e operacional, assistência técnica administrativa financeira); Assessoria técnica produtiva (diagnósticos técnicos, soluções tecnológicas, comercialização, plano de melhoramento de produtividade); Projetos produtivos (projetos técnicos, acesso a crédito, aquisição de equipamentos); Redes de comercialização (inserção dos catadores autônomos, intercambio de experiências, logística, planos de negócio). Desenvolvimento das capacidades (capacitação gerencial e operacional, assistência técnica administrativa financeira); Assessoria técnica produtiva (diagnósticos técnicos, soluções tecnológicas, comercialização, plano de melhoramento de produtividade); Projetos produtivos (projetos técnicos, acesso a crédito, aquisição de equipamentos); Redes de comercialização (inserção dos catadores autônomos, intercambio de experiências, logística, planos de negócio).

9 Diagnóstico da cadeia produtiva; Estudos de oportunidades (de investimento, de posicionamento); Articulação com setores público e privado (seminários, acordos comerciais entre prefeitura e catadores serviço de coleta); Fundo para projetos inovadores (U$600 mil). Diagnóstico da cadeia produtiva; Estudos de oportunidades (de investimento, de posicionamento); Articulação com setores público e privado (seminários, acordos comerciais entre prefeitura e catadores serviço de coleta); Fundo para projetos inovadores (U$600 mil).

10 Construção de linha de base do programa; Sistema de monitoramento; Seminários e eventos de difusão e intercambio, sistematização e validação da experiência. Construção de linha de base do programa; Sistema de monitoramento; Seminários e eventos de difusão e intercambio, sistematização e validação da experiência.

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12 Em cada localidade, a governança do programa será assegurada por um arranjo institucional que irá se estruturando ao longo do processo de implementação do programa. Inicialmente, a Entidade Executora Local – EEL que abrigará a Unidade Coordenadora Local – UCL terá a responsabilidade de progressivamente criar o Conselho Estratégico Local e o Comitê Gestor Local com a participação de organizações locais e parceiros.

13 Definir plano de implementação de atividades do programa envolvendo Conselho Estratégico Local e o Comitê Gestor Local na medida em que forem constituídos; Gerenciar e acompanhar todas as atividades do programa; Selecionar, supervisionar e apoiar o coordenador local do programa; Definir plano de implementação de atividades do programa envolvendo Conselho Estratégico Local e o Comitê Gestor Local na medida em que forem constituídos; Gerenciar e acompanhar todas as atividades do programa; Selecionar, supervisionar e apoiar o coordenador local do programa;

14 Preparar e apresentar trimestralmente à UEP relatórios físico, narrativo e financeiro com a previsão de despesas para o próximo trimestre; Participar anualmente da preparação do POA e Plano de Aquisições; Articular junto com a EEL, encaminhar, através da UEP, para o Conselho Nacional do programa propostas de projetos, com justificativa, para o Instrumento de Promoção de Projetos Inovadores; Disseminar informações e resultados do programa. Preparar e apresentar trimestralmente à UEP relatórios físico, narrativo e financeiro com a previsão de despesas para o próximo trimestre; Participar anualmente da preparação do POA e Plano de Aquisições; Articular junto com a EEL, encaminhar, através da UEP, para o Conselho Nacional do programa propostas de projetos, com justificativa, para o Instrumento de Promoção de Projetos Inovadores; Disseminar informações e resultados do programa.

15 supervisão da qualidade e das ações desenvolvidas; organização dos serviços de consultoria e treinamentos, além da supervisão do andamento das demandas de serviços feitas à UEP e UCL; representação perante organismos e instituições do setor público e privado local; gestão dos desembolsos; supervisão técnica e administrativamente a execução local do programa; Monitoramento do cumprimento dos indicadores de desempenho e objetivos do programa, estabelecidos no Marco Lógico; apoio a criação do Conselho Estratégico Local e o Comitê Gestor Local; Desempenho das funções de secretaria do Comitê Gestor Local quando já estiver constituído. supervisão da qualidade e das ações desenvolvidas; organização dos serviços de consultoria e treinamentos, além da supervisão do andamento das demandas de serviços feitas à UEP e UCL; representação perante organismos e instituições do setor público e privado local; gestão dos desembolsos; supervisão técnica e administrativamente a execução local do programa; Monitoramento do cumprimento dos indicadores de desempenho e objetivos do programa, estabelecidos no Marco Lógico; apoio a criação do Conselho Estratégico Local e o Comitê Gestor Local; Desempenho das funções de secretaria do Comitê Gestor Local quando já estiver constituído.

16 5 Comunidades Terra Firme (Belém) Riacho Fundo II (Brasilia) Fosfato ( Abreu e Lima ) Canabrava (Salvador) Santa Maria (Aracaju) 5 Comunidades Terra Firme (Belém) Riacho Fundo II (Brasilia) Fosfato ( Abreu e Lima ) Canabrava (Salvador) Santa Maria (Aracaju) Prazo do Programa 4 anos de execução Início de Execução: Julho / 2009 Valor do programa: U$7.900 (milhões) Prazo do Programa 4 anos de execução Início de Execução: Julho / 2009 Valor do programa: U$7.900 (milhões)

17 Nacional Local Executores

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25 Aumentam o número de associados/cooperados em 10% na média; 10 melhoram sua produtividade medida como ingresso ou valor de vendas por catador; 4 estabelecem acordos comerciais com empresas industriais da cadeia; 2 por comunidade (10 no total) alcançam a sustentabilidade econômica; 80% delas manifestam satisfação com os serviços e assistências técnicas recebidas; 20% das famílias beneficiadas afiliadas às organizações diversificam sua fonte de renda; 4 das 5 comunidades beneficiadas implementam sistemas de governança local. Aumentam o número de associados/cooperados em 10% na média; 10 melhoram sua produtividade medida como ingresso ou valor de vendas por catador; 4 estabelecem acordos comerciais com empresas industriais da cadeia; 2 por comunidade (10 no total) alcançam a sustentabilidade econômica; 80% delas manifestam satisfação com os serviços e assistências técnicas recebidas; 20% das famílias beneficiadas afiliadas às organizações diversificam sua fonte de renda; 4 das 5 comunidades beneficiadas implementam sistemas de governança local.

26 80% das organizações de catadores beneficiárias são economicamente sustentáveis; 70% dos beneficiários que receberam apoio do programa melhoraram sua renda familiar; 30% das famílias beneficiárias aumenta seu nível de escolaridade; Aumenta o número de acordos comerciais entre catadores e empresas da cadeia; 5 localidades distintas a das beneficiárias implementam programas de assistência a catadores com base nos resultados do programa. 80% das organizações de catadores beneficiárias são economicamente sustentáveis; 70% dos beneficiários que receberam apoio do programa melhoraram sua renda familiar; 30% das famílias beneficiárias aumenta seu nível de escolaridade; Aumenta o número de acordos comerciais entre catadores e empresas da cadeia; 5 localidades distintas a das beneficiárias implementam programas de assistência a catadores com base nos resultados do programa.

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