ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. Não é fazer ____________
Advertisements

Pe. Antonio Vieira.
Jesus faz milagres. Leste no Evangelho como Jesus curava os enfermos e se preocupava com os que tinham necessidades?
INTERAÇÕES Um olhar sobre o Sermão de Santo António aos Peixes
TODOS OS SANTOS 1 de Novembro de 2008
Desnudos como Francisco de Assis digamos o “Pai Nosso”(Liszt)
24 de Maio de 2009 Ascensão do Senhor –B-
no Evangelho de S. Marcos
PADRE ANTÓNIO VIEIRA Escola Secundária José Falcão Novembro de 2009.
Muitos acontecimentos ocorrerão em breve Nosso Deus conhece o futuro da humanidade.
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Um bom Sermão geralmente tem três partes:
Gênesis 18,1-15 Naqueles dias, o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor.
«Sermão de Santo António aos Peixes» Parte III
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
Profetiza Ez. 37.
A nossa oração é pública e universal
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPÍTULO VI
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Padre António Vieira. Vida 1608: Dia 6 de Fevereiro, nasce em Lisboa António Vieira. 1614: Aos 6 anos parte para o Brasil, com família. 1633: Prega pela.
Adoração no livro do Apocalipse
A EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
É AMAR A DEUS, POIS QUEM AMA, RESPEITA E OBEDECE A DEUS.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Soam no mais alto dos Céus As trombetas dos Anjos, Ao saudar Tua chegada, Pois chega aos Céus um Anjo da Terra.
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
2ª AULA: O SOL DA JUSTIÇA MALAQUIAS 4:2.
SERMÃO DE SANTO ANTÔNIO (AOS PEIXES)
EBIENA – SALA DE ADULTOS
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
Assunto: Jesus, único Salvador – O Caminho.
#FÉqueMUDA.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
REVELANDO OS MISTÉRIOS DE DANIEL.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DAS PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
As qualidades do discípulo de Cristo
Dia 6 de janeiro,de 2006 realizou-se a comemoração do Dia de Reis e em Ana Rech - Caxias do Sul, com a encenação inédita da Cerimônia de Reis. Cem figurantes.
É TEMPO DE BRILHAR Parte 4 Filipenses 2.15 Pr. Ricardo Sena
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
Atos 3:1-26.
136 – “ESTUDO BÍBLICO” EIS, SAMUEL OUVIU PALAVRAS DE FAVOR, E MUITO SE ADMIROU, OUVINDO O CRIADOR! QUE DITA, SE JESUS ASSIM VIESSE-ME ENSINAR A MIM! 1/5.
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
DONS ESPIRITUAIS “DONS DO ESPIRITO SANTO BENÇÃOS QUE ALMEJO TANTO SÃO COMO PEDRAS PRECIOSAS COMO O PERFUMEDAS ROSAS”
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Pedir a graça do Espírito Santo...
/:Eu confio em nosso Senhor *
OS PROPÓSITOS DA IGREJA.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS 1 Render-te-ei graças, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores. 2 Prostrar-me-ei.
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Aclamem a Deus, povos de toda terra! 2 Cantem louvores ao seu glorioso nome; louvem-no gloriosamente! 3 Digam a Deus:
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. 2 Quanto a mim, os meus pés.
“Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.”
“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos.
XXVI Domingo do Tempo Comum
“Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua,
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5: 17.
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Aleluia! Louvem o nome do Senhor; louvem-no, servos do Senhor, 2 vocês, que servem na casa.
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
TODAS AS LÁGRIMAS ENXUGADAS
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
Trabalho realizado por: - Madalena Scafuro Nº 20 - Marisa Trajano Nº 25 - Cristiana Correia Nº ºG.
Sermão de Santo António aos Peixes
Sermão de Santo António aos Peixes, cap
Sermão de Santo António aos Peixes Estrutura da Exposição/Confirmação
ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA DO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES Pregado em S. Luís do Maranhão, três dias antes de se embarcar ocultamente para o Reino

Tudo começa com o conceito predicável “Vos estis sal terrae” S. Mateus, capítulo V, versículo 13 VÓS SOIS O SAL DA TERRA diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores

O que é um conceito predicável? Os conceitos predicáveis consistem em «figuras» ou alegorias pelas quais se pode realizar uma pretensa demonstração de fé, ou verdades morais, ou até juízos proféticos. O processo, como notou António Sérgio, deriva da interpretação do Velho Testamento como conjunto de «prefigurações» do que narra o Novo Testamento. Depois, os passos bíblicos tornaram-se pretexto para construções mentais arbitrárias, em que brilha o virtuosismo do orador. (Jacinto do Prado Coelho, DICIONÁRIO DA LITERATURA)

RESUMINDO Os conceitos predicáveis são expressões retiradas das Sagradas Escrituras que encerram uma determinada verdade que vai servir de mote ao sermão.

Como qualquer texto argumentativo, o sermão divide-se em INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

A EXPOSIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO NO SERMÃO, A INTRODUÇÃO GANHA O NOME DE EXÓRDIO NO DESENVOLVIMENTO, EFECTUA-SE A EXPOSIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO A CONCLUSÃO CHAMA-SE PERORAÇÃO

NO SERMÃO DE SANTO ANTÓNIO AOS PEIXES, O EXÓRDIO OCUPA O CAPÍTULO 1. A EXPOSIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO OCORREM NOS CAPÍTULOS II, III, IV E V. A PERORAÇÃO FICA NO VI E ÚLTIMO CAPÍTULO.

No exórdio, o orador realça o papel do pregador e apresenta o exemplo de Santo António que, quando, em Arimino, se viu hostilizado pelos homens, se decidiu a pregar aos peixes. A partir do conceito predicável "vós sois o sal da terra": "Santo António foi sal da terra e foi sal do mar." É aqui que o Padre António Vieira apresenta a grande ironia que está por detrás de todo o sermão: o pregador finge falar aos peixes, quando, na verdade, se dirige aos ouvintes humanos.

DESENVOLVIMENTO "(...) para que procedamos com alguma clareza, dividirei, peixes, o vosso sermão em dois pontos: no primeiro louvar-vos-ei as vossas atitudes, no segundo repreender-vos-ei os vossos vícios."

Elogio das virtudes em geral a) "ouvem e não falam" b) "vós fostes os primeiros que Deus criou" c) "e nas provisões (...) os primeiros nomeados foram os peixes" d) "entre todos os animais do mundo, os peixes são os mais e os maiores" e) "aquela obediência, com que chamados acudistes todos pela honra de vosso Criador e Senhor" f) "aquela ordem, quietação e atenção com que ouvistes a palavra de Deus da boca do seu servo António. (...) Os homens perseguindo a António (...) e no mesmo tempo os peixes (...) acudindo a sua voz, atentos e suspensos às suas palavras, escutando com silêncio (...) o que não entendiam." g) "só eles entre todos os animais se não domam nem domesticam"

Elogios em particular

Repreensão dos vícios em geral a) "(...) é que vos comedes uns aos outros." b) "Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos." c) "Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande."

Repreensão dos vícios em particular

Conclusão PERORAÇÃO (Cap. VI) "Com esta última advertência vos despido, ou me despido de vós, meus peixes. E para que vades consolados do sermão, que não sei quando ouvireis outro, quero-vos aliviar de uma desconsolação mui antiga, com que todos ficastes desde o tempo em que se publicou o Levítico."