Colectores Solares Trabalho realizado por:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CALORIMETRIA Calorimetria.
Advertisements

AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Pico Alto Sónia Fernandes Castanheira
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Heliotécnicos Representantes: - Daniel Mota - Diogo Esteves - Ninoska Barros Professora:
Energia transferida entre dois sistemas, a diferentes temperaturas.
Fontes e formas de energia
Seminário de Física O EFEITO ESTUFA.
Energia Solar Marina Araújo 1º A.
Avaliação da Viabilidade de Colectores Híbridos Fotovoltaicos e Térmicos para Aplicação ao Aquecimento de Águas e Micro-Geração de Electricidade Trabalho.
E.B.I/JI Padre Joaquim Flores
Transmissão de Calor.
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre transferida do meio.
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
2. A ENERGIA NO AQUECIMENTO / ARREFECIMENTO DE SISTEMAS
Professor: Diones Charles
Lei de Stefan-Boltzmann e Lei do deslocamento de Wien
Processos de Transmissão de Calor
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Propagação de Calor.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
Termologia – Temperatura e Calor.
Alunos: Bruno Kurtz Julyana Schneider Rafael Motta EM-123
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
2ª lei da TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág. 20.
Mecanismos de transferência de calor
Prof. Carlos Eduardo AULA 02
Emissão e absorção de radiação
Fontes e formas de energia
Calor e Temperatura.
Propagação do Calor Prof.: Eduardo Kilder.
EFEITO ESTUFA X AQUECIMENTO GLOBAL
Propagação(transmissão) do calor
Termologia Professor John Disciplina Física E.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
ENEM 2009 Prof. Carlos Eduardo.
FÍSICA TÉRMICA.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Universidade Federal de Itajubá
O Grupo MS Gomes está direcionado 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando.
LUZ.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Queima de Combustíveis fósseis
PROPAGAÇÃO DO CALOR.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
Princípios da Óptica Geométrica
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
CALOR Transferência de energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Efeito estufa Natural A forma que a Terra tem para manter constante a temperatura propícia à vida.
Institute of Nanostructures, Nanomodelling and Nanofabrication - Portugal Análise comparativa da eficiência de um colector solar térmico polimérico sem.
Energia solar.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EPPV - Solar Alunos: Bruno Silveira; Flávio Rosa; Vitor Figueiredo Professores: Duarte.
Luz e a Biologia.... A Luz e Sua Natureza Corpuscular A luz é conhecida por agir em forma de corpúsculos de energia conhecidos como fótons. Os fótons.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA EM FORMA DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II TRANSFERÊNCIA DE CALOR: CONCEITOS GERAIS Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
EFEITO ESTUFA NATURAL APLICAÇÕES TÉCNICAS DA ENERGIA SOLAR 1.
EFEITO ESTUFA.
E NERGIA SOLAR 1-ENERGIA SOLAR. Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em.
Transcrição da apresentação:

Colectores Solares Trabalho realizado por: Escola Secundária da Ramada Colectores Solares Trabalho realizado por: Bruna Lourenço, 10ºB, nº5 Raquel Gordinho, 10º B, nº 20 Vera Loureiro, 10ºB, nº2 Para a disciplina de Físico-Quimica 2007-05-15

Introdução O uso dos colectores (painéis) solares tem vindo a crescer nos últimos anos, devido às consequências da utilização das energias que degradam o meio ambiente alterando assim o clima do nosso planeta. Uma forma de tentar ajudar a resolver o problema é recorrer, cada vez mais, à utilização de energias limpas e ilimitadas, neste caso o Sol. Antes Uso de combustiveis fosseis, como consequência a degradação do ambiente Depois Aproveitamento da energia solar para fins domesticos, afim de conservar o meio ambiente

Sistemas térmicos Sistemas térmicos são constituídos por: colector solar, circuito de circulação, unidade de depósito (acumulador) e unidade de controlo.

O que são colectores solares? Colectores solares são a parte mais exposta de um sistema solar térmico. Estes devem ser colocados de modo a ficarem direccionados à maior exposição solar, para absorverem a maior quantidade possível de energia.

Função Os Colectores Solares usam a luz solar para armazenar energia sob a forma de calor para depois ser aplicada em diversos fins.

Quais os tipos de colectores solares? Existem 2 tipos de colectores solares: Vidrados Planos CPC – concentradores parabólicos compostos Tubo de vácuo Não Vidrados

Colectores Planos Os colectores solares planos são os mais utilizados São constituídos por: Vidro Absorvedor Isolamento Caixa Características: É através da placa de absorção que circula a água, encarregada de transferir o calor recebido. A maioria destes colectores planos produzem temperaturas até 70ºC acima da temperatura ambiente.

Funcionamento Topicos de funcionamento: Radiação incide no vidro; Propaga-se até atingir a placa absorsora e este aquece; A placa aquecida emite radiação térmica com maior comprimento de onda; A radiação não consegue atravessar o vidro (mau condutor); Ficando retida na caixa do colector, aumentando assim, a temperatuda do fluido térmico.

Concentradores Parabólicos Compostos Os CPC são adequados para serem utilizados a elevadas temperaturas. São constituídos por: Vidro Absorvedor Isolamento Caixa Espelho

Colectores de tubos de vácuo O que os diferencia dos outros colectores é o facto de terem na sua constituição tubos de vidro transparente, que contem no seu interior tubos metálicos.

Colectores não vidrados São colectores constituídos por tubos de metal ou plástico, cobertos por cores escuras (negro), e no seu interior circula água. Não têm nenhum isolamento adicional, logo o ganho de temperatura é muito limitado (20 ºC a 30ºC)

Aplicações São utilizados em: Água quente sanitária Aquecimento de espaços Aquecimento de bairros Piscinas Indústria Refrigeração solar