O Budismo Trabalho realizado por: Filipe Batista nº 12

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Religiões A base de uma vida.
Advertisements

Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
BUDISMO 1) Fundador: Siddhartha Gautama, o Buda (= o Iluminado):
História da China A China tem mais de quatro mil anos. Ela teve uma das civilizações mais velhas do mundo e, durante a Idade Média, a ciência e as artes.
Conflitos na ásia Nomes:Daniela Nunes eAnaGabriela
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
Cristianismo.
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
CHINA MEDIEVAL Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG.
OBJETIVOS EXPLICAR A PAX ROMANA
Imigração Eb2/3cManuel de Figueiredo Área de projecto Torres Novas 2008/2009 Francisco Gonçalves nº12 Júlia Vasconcelos nº13 Miguel Costa nº18.
MICRO PROJETO DE ENSINO
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
HIROXIMA&NAGASÁQUI Pedro Alexandre nº7.
Página Sugestões de perguntas
Oficialmente República da Índia é um país da Ásia Meridional.
MAPEANDO A POPULAÇÃO CRISTÃ
Cristianismo, unidade e diversidade
Divisão do Pacífico Sul-Asiático 2º Trimestre 2012 MC - APAC.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
REPUBLICA POPULAR DA CHINA
Península Balcânica.
FRANCISCO XAVIER Apóstolo da India e do Japão Padroeiro das Missões
ÁSIA.
CAPÍTULO 14 - ÁSIA DIVERSIDADE DE POVOS E CULTURAS
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
Sociologia & Filosofia
Religiões Uma síntese geral.
Geografia das Religiões
Conflitos religiosos no SUBCONTINENTE indiano
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
I Reinado ( ).
Centro Educacional Canguru
Ao longo dos tempos 2010/ º CPTER Trabalho Realizado por: Paulo Barbosa nº 15 Sérgio Antunes nº 19 Escola Secundária Nuno Álvares Área de Integração.
A sabedoria no Oriente Filosofia. “O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros”. “A humildade é a única base sólida de todas.
Escola Secundária Morgado de Mateus
Lara Eufémia Gonçalves Fernandes Mikaela Cristina Santos Silva
RELIGIÕES ORIENTAIS.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Dê uma olhada em sua própria vida e responda:
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS. 4 A GRANDE COMISSÃO NOS EVANGELHOS.
As Epístolas Católicas
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Professor Luiz Felipe Geografia
Religiosidade do brasil
Formação do Reino de Portugal
- Conhecido como o país das águas. - Possui 130 milhões de habitantes e densidade demográfica de aproximadamente 1000hab./Km 2. - Considerado um dos mais.
 O Japão, seguindo as idéias expansionistas das potências do Eixo na 2ª guerra mundial, invadiu a China  Durante este período as idéias opostas existentes.
Profº: Maria de Lourdes
Portugal Trabalho de Geografia.
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Componentes: Andreza Gleison Luana teles Lucas Costa Lucas Rocha fatima.
O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Professor Romildo Tavares – Capítulo 01
Situação demográfica e social da
BUDISMO.
Resumo explicativo Aula 31 Aula 32.
Pensamentos por: Dalai Lama
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
BUDISMO.
Budismo.
ESLOVÉNIA Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé Disciplina – Geografia / Trabalho elaborado por: Eduarda Vilares, Nº5, 8ºB.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Transcrição da apresentação:

O Budismo Trabalho realizado por: Filipe Batista nº 12 Inês Barata nº 14 Pedro Batista nº 21 Tatiana Correia nº 24 O Budismo

Índice Capítulos Págs. dos Diapositivos Introdução ……………………………………………. 3 A Religião …………………………………………..…. 4 A Origem do Budismo ……………………………… 5 Escolas relacionadas ………………………………. 6 Difusão do Budismo em Diversos Países ……… 7 Conclusão ……………………………………………. 12 Bibliografia …………………………………………… 13

Introdução Neste trabalho falar-se-á do Budismo. Iremos começar pela sua origem e de seguida o seu desenvolvimento ao longo dos anos. Tal como já se sabe, é uma das religiões mais conhecidas e praticadas em todo o mundo (principalmente nos países asiáticos). No desenvolvimento deste trabalho iremos aprofundar os nossos conhecimentos a nível desta religião.

A Religião O Budismo é uma religião e filosofia baseada nas escrituras e na tradição monástica iniciada por Siddhartha Gautama, o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. Esta religião nasceu na Índia e expandiu-se pelos países asiáticos (Ásia Central,Tibete, Sri Lanka, Sudeste Asiático, como também para países Asiáticos da zona leste, incluindo a China, Myanmar, Coréia, Vietnã e Japão). Nos dias de hoje o budismo encontra-se em muitos países espalhados pelo mundo, divulgado pelas diferentes escolas budistas. O Budismo ensina a desenvolver, purificar e treinar a mente. O seu objectivo também é acabar com o sofrimento dos fiéis.

A moral budista é baseada nos princípios de preservação da vida e moderação. O treino mental foca-se na disciplina moral), concentração meditativa e sabedoria. Apesar do budismo não negar a existência de seres sobrenaturais (até porque existem muitas referências nas escrituras Budistas), não confere nenhum poder especial de criação, salvação ou julgamento. Entende-se que os budistas possuem o poder de afectar os eventos mundanos. A base do budismo é a compreensão das “Quatro Nobres Verdades”, ligadas à existência de um sentimento de insatisfação, que pode no entanto ser transcendido através da prática do “Nobre Caminho Óctuplo”. Outro conceito importante é o das Três Marcas da Existência: a insatisfação (Dukkha), a impermanência (Anicca) e a ausência de um "eu" (Anatta).

A Origem do Budismo O budismo formou-se no nordeste da Índia, entre o século VI a.C. e o século IV a.C. Este período corresponde a uma fase de alterações sociais, políticas e económicas nesta região do mundo. Um dos mestres religiosos que se destacou foi Siddhartha Gautama, o Buda, cuja vida é mais ou menos centrada entre 563 a.C. e 483 a.C.. Siddhartha nasceu na povoação de Kapilavastu e pertencia ao grupo de guerreiros da época.

Escolas relacionadas O budismo dividiu-se em várias escolas. A principal divisão actualmente existente é entre a escola Theravada e as linhagens Mahayana e Vajrayana. As escolas numericamente mais expressivas na actualidade são: Theravada, estabelecida no sudeste asiático; Zen japonês e Chan chinês, escolas com ênfase na meditação; As escolas tântricas do Budismo tibetano (Nyingma, Kagyu, Gelug, Sakya) que fazem parte da linhagem Vajrayana.

Difusão do budismo em diversos países Índia O budismo expandiu-se por outras partes do norte e para o centro da Índia. Durante o reinado do imperador Mauria Asoka, foi quando que se converteu ao budismo e que governou uma área semelhante à da Índia contemporânea esta religião consolidou-se. Após ter conquistado a região de Kalinga pela força, Asoka decidiu que a partir de então governaria com base nos preceitos budistas.

Índia Nome Oficial: Bharat (hindi); Republic of India (inglês) Forma de Governo: República Federal com duas Câmaras Legislativas: Conselho de Estado e Câmara do Povo Chefe de Estado: Presidente Chefe de Governo: Primeiro-ministro Capital: Nova Deli Área: 3.287.263 km2 População: 1.027.015.247 (censo 2001) Densidade: 312 hab./km2 Altitude Máxima: Kanchenjunga, com 8.598 metros Índice de Desenvolvimento: 0,595 (127º lugar) Língua: Hindi e Inglês (oficiais), bengali, tâmul e urdu Religião: Hindu (81,5%), muçulmana (sunitas (9%) e xiitas (3%)), sikhs (1,8%), outras (4,7%) Moeda: I rupia indiana=100 paise

Tibete No Tibete o budismo propagou-se em dois momentos diferentes. O rei Srong-brtsan-sgam-po (c.627-c.650), influenciado pelas suas duas esposas budistas, decidiu mandar chamar ao Tibete monges indianos para ali difundirem a religião.

Sri Lanka e Sudeste asiático A tradição cingalesa atribui a introdução do budismo no Sri Lanka ao monge Mahinda, filho de Asoka, que teria chegado à ilha em meados do século III a.C. acompanhado por outros missionários.

Sri Lanka Nome Oficial: Sri Lanka Prajatantrika Janarajaya (cingalês); Ilankai Sananayaka Sosaalisa Kudiyarasu (tâmul) Forma de Governo: República unitária com uma câmara legislativa: Parlamento Chefe de Estado e do Governo: Presidente, ajudado pelo Primeiro-ministro Capital: Colombo Área: 65.610 km2 População: 19.218.000 Densidade: 293 hab./km2 Altitude Máxima: Pidurutalagala com 2.524 metros Índice de Desenvolvimento: 0,740 (96º lugar) Língua: Cingalês e tâmul (oficiais), inglês Religião: Budista (69,3%), hinduísta (15,5%), muçulmana (7,5%), católica (6,9%), outras (0,8 %) Moeda: I rupia de Sri Lanka = 100 cêntimos

China A tradição atribui a introdução do budismo na China ao imperador han Ming-Ti. Este imperador teve um sonho no qual viu um ser voador dourado, interpretado como uma visão do Buda, e ordenou que fossem enviados emissários à Índia para que trouxessem a doutrina. Independentemente da tradição, o budismo só se espalhou na China nos séculos V e VI com o apoio da dinastia Wei e Tang. Durante este período estabelecem-se na China escolas budistas de origem indiana ao mesmo tempo que se desenvolvem escolas próprias chinesas.

China Nome Oficial: Zhonghua Renmin Gongheguo Forma de Governo: República popular com uma câmara legislativa: Assembleia Nacional do Povo Chefe de Estado: Presidente Chefe de Governo: Primeiro-ministro Capital: Pequim Área: 9.572.900 km 2 População: 1.313.309.000 Densidade: 137 hab./km2 Altitude Máxima: Evereste com 8.850 metros Índice de Desenvolvimento: 0,721 (104º lugar) Língua: Chinês (oficial), coreano, dialectos tibetanos. Cazaque, mongol, iugur Religião: Não crentes (63,9%), religião popular chinesa (20,1%), budista (8,5%), cristã (6 %), outras (1,5%) Moeda: I yuan renminbi = 10 jiao = 100 fen

Coreia e Japão Nesta altura a Coreia não era um território unificado, encontrando-se dividida em três reinos rivais: o reino de Koguryo, no norte, o reino de Paekche, no sudoeste e o reino de Silla, no sudeste. Estes três reinos reconheceriam o budismo como religião oficial, tendo sido primeiro a fazê-lo Paekche (384), seguindo-se o Koguryo (392) e Silla (528).

Conclusão Este trabalho foi feito com esforço e dedicação. Trabalhámos muito para conseguir com que o trabalho ficasse com a informação necessária, para assim podermos ter uma boa nota. Esperemos que goste!

Bibliografia Wikipedia (http://pt.wikipedia.org )