Documentação da Neptus Framework Arquitectura de Sistemas de Software 2006 José Pinto, Rui Gonçalves
Estrutura da apresentação Neptus Framework Importância da documentação Como documentar? Principais tópicos Ligação Documentação <-> código Documentação da arquitectura Alguns Padrões existentes (encontrados) Resultados
Neptus Framework Sistema que permite controlar equipas de veículos de vários tipos: autónomos, semi-autónomos ou teleguiados O sistema permite definir uma missão que consiste em vários mapas e planos individuais O sistema é flexível na forma de ser facilmente possível adicionar novos tipos de manobras e veículos Todos os veículos interagem através de uma plataforma de comunicação comum Podem ser facilmente criadas consolas de operação para novos tipos de veículos ou missões. z
Importância da documentação Neptus permite a rápida criação de novas aplicações mas inclui também aplicações completas. A documentação é importante tanto para os programadores como os utilizadores finais Dada a reutilização dos componentes existentes, também pode ser reutilizada a documentação nos manuais de utilização Quais as melhores formas de documentar uma framework deste tipo? z
Como documentar - MediaWiki Permite uma fácil edição e consulta da documentação Permite a crição de hiperligações entre tópicos relacionados Obtenção de feedback (comentários) dos utilizadores finais Os responsáveis de cada módulo, documentam o seu “código”, os parceiros revêem a documentação. z
Principais Tópicos Neptus Overview – Possibilidades da framework Existing Applications – Aplicações que usam Neptus Getting Started – Começo rápido (simple and fast) Framework Architecture – Várias vistas da arquitectura Design Patterns – Ajudam a entender a arquitectura User Manuals – Utilização das aplicações existentes z
Documentação <-> código Na documentação da framework existe necessidade de referir código existente Foi criada uma extensão MediaWiki que permite ligar objectos ao seu Javadoc / Código fonte r
Documentação da arquitectura Várias representações da arquitectura (deployment, comunicações, diagramas de classes, …) Utilização de padrões para melhor entender a arquitectura r
Alguns padrões encontrados… Singleton ConfigFetch: Para que todas as classes tenham acesso a ficheiros de configuração, é arrancado uma classe (sem construtor público) que carrega os ficheiros e depois os disponibiliza MissionConsole: A aplicação “de topo” que permite lançar outras consolas, não pode ser instanciada mais que uma vez. r
Alguns padrões encontrados… Proxy GuiUtils: Quando é necessário carregar uma imagem a partir do disco, é utilizada o método GuiUtils.getImage() que carrega a imagem do disco apenas quando necessário, criando também uma cache de imagens já carregadas. z
Alguns padrões encontrados… Observer MapChangeListener: Sempre que é editado um mapa, todos os seus observadores são notificados, reagindo de acordo VariableChangeListener: Quando os valores da árvore central são alterados, caso existam observadores estes são notificados r
Alguns padrões encontrados… Composite MapGroup: Esta classe permite criar um mapa a partir de objectos (MapObject) ou da composição de vários mapas existentes. z
Alguns padrões encontrados… Interpreter ScriptTreeEvaluator: Existem vários observadores (Padrão Listener) da árvore de variáveis que incluem condições em formato texto (JavaScript). Sempre que as variáveis observadas são alteradas, o texto é interpretado com o novo valor das variáveis. r
Alguns padrões encontrados… State Maneuver: Para ser possível pré-visualizar um plano (sequência de manobras), existe a classe IndividualPlanType que contêm uma lista de manobras e chama periodicamente o método maneuverFunction() da manobra activa até esta terminar. Em seguida é chamado o mesmo método da próxima manobra, … z
Alguns padrões encontrados… Iterator MapObject: Sempre que é pintado um mapa, são iterados os seus objectos, de forma a todos eles serem pintados (usando o pattern Command). Renderer2DPainter: Esta classe representa uma layer genérica do mapa. Todas as layers activas são pintadas, uma de cada vez, quando o mapa é pintado (Exemplos: legenda, plano previsto, posição dos veículos, …) r
Alguns padrões encontrados… Memento MapType, GraphType, CheckListType: Todas estas classes implementam a interface XMLOutputMethods que inclui os métodos asXML() e fromXML(), que permite guardar e carregar os objectos em disco. z
Alguns padrões encontrados… Factory NativeTypeFactory: Cada nó da rede especifica quais as mensagens que são transmitidas através de um ficheiro XML. Os campos das mensagens são enviados como estruturas do C (formato little endian) e por isso é necessário criar classes dinamicamente que consigam obter os dados. ManeuverFactory: Todos os veículos suportados especificam as manobras suportadas, incluindo uma implementação (caminho para a classe que implementa). Quando é pré-visualizado um plano, é usada uma classe factory para gerar as manobras do veículo. z
Resultados A documentação é facilmente reutilizável para a produção de manuais (utilização / desenvolvimento) A documentação serve também de catálogo das possibilidades / componentes existentes, ficando assim os desenvolvimentos melhor documentados r
Resultados (cont.) Foi criada uma nova consola para um veículo autónomo aéreo (AsasF) com o auxílio da documentação existente r
Perguntas?