Iluminação e FotoRealismo

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Transcrição da apresentação:

Iluminação e FotoRealismo A Natureza e Representação da Luz Luís Paulo Peixoto dos Santos Iluminação e FotoRealismo

Competências GERAIS : Explicar a equação de rendering e discutir o significado de cada um dos seus factores; ESPECÍFICAS : Justificar a adopção da óptica geométrica na síntese de imagem; Enumerar, caracterizar e interrelacionar as várias grandezas radiométricas e fotométricas Iluminação e Fotorealismo 2008/09

A Natureza da Luz Compreender a natureza da luz é fundamental: o objectivo é simular o comportamento desta no mundo A luz deve ser representada usando grandezas físicas bem conhecidas A simulação da propagação (transporte) da luz no meio deve obedecer às leis físicas que governam estes fenómenos Iluminação e Fotorealismo 2008/09

A Natureza da Luz Comportamento Dual: Corpuscular e Ondulatório Modelos Corpusculares: Reflexão Refracção Modelos Ondulatórios: Dispersão Difracção Interferência Polarização Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Modelos Corpusculares Fenómeno Descrição Reflexão Refracção O ângulo do raio incidente com a normal, θi, é igual ao ângulo do raio reflectido com a normal, θr, e ambos os raios e a normal são coplanares. θi θr Quando a luz passa de um meio com um indíce de refracção η1 para outro com η2, muda de direcção devido a uma mudança de velocidade de propagação. Lei de Snell: η1 sin θ1 = η2 sin θ2 θ1 η1 η2 θ2 Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Modelos Ondulatórios Fenómeno Descrição Dispersão Difracção Curvatura da trajectória das ondas quando interagem com obstáculos no seu trajecto. Especialmente pronunciado quando o tamanho dos obstáculos é da ordem do comprimento de onda. Interferência Adição (ou sobreposição) de 2 ou mais ondas, resultando num novo padrão ondulatório. Polarização Orientação da oscilação no plano perpendicular à direcção de propagação da onda. A velocidade de fase de uma onda depende da sua frequência. Num prisma isto resulta na decomposição de uma luz branca em componentes do espectro com diferentes comprimentos de onda. Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Natureza e Representação da Luz Óptica Quântica - Modelação dual Modelo fundamental que explica a natureza dual da luz e fundamenta a interacção entre a luz e a matéria Óptica ElectroMagnética - Modelação ondulatória Baseada nas equações de Maxwell descreve a luz como ondas: difracção, polarização, interferência Interacção da luz com objectos do tamanho do comprimento de onda Óptica Geométrica - Modelação corpuscular A propagação da luz é modelada por raios ou partículas que se deslocam em linha recta, discretizando o campo de luz . Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Óptica Geométrica A propagação da luz é modelada por raios ou partículas que se deslocam em linha recta num meio com índice de refracção uniforme (Princípio de Fermat): “the path taken between two points by a ray of light is the path that can be traversed in the least time” (Fermat, 1662) Simplificações: A trajectória dos raios não é afectada por campos gravíticos, electromagnéticos ou pela temperatura Propagação instantânea O ponto de incidência coincide com o ponto de reflexão (subsurface scattering??) A frequência de incidência é idêntica à frequência de reflexão (fluorescência??) O instante de incidência é idêntico ao instante de reflexão (fosforescência??) Linearidade: o efeito combinado de dois inputs é igual à soma dos efeitos de cada input considerado individualmente. Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Radiometria Estuda a medição da radiância electromagnética, incluindo a luz visível Define as quantidades físicas usadas para representar a energia da luz: Grandeza Unidade Descrição eλ - Energia do fotão J (joules) Energia de um fotão com velocidade c, e comprimento de onda λ Q – Energia radiante Energia de um conjunto de fotões Φ - Fluxo radiante w (watts) Potência: energia por unidade de tempo B – radiosidade w m-2 Fluxo diferencial (área diferencial) abandonando cada ponto de uma superfície E – irradiância Fluxo diferencial (área diferencial) incidente em cada ponto de uma superfície L - radiância w sr-1m-2 Fluxo por unidade de área projectada e unidade de ângulo sólido Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Coordenadas semi-esféricas θ  N  = (θ, ) Uma direcção Θ é definida por um ângulo de elevação, θ, e um ângulo de azimute, . Para uma semiesfera  in [0 .. 2π] e θ in [0 .. π/2] Para uma esfera  in [0 .. 2π] e θ in [- π/2 .. π/2] Um ponto p é definido por uma direcção Θ mais uma distância ao centro, r: p (r, θ, ) Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Área projectada A N A=A.cos   Raciocínio: quanto maior , maior a área A da superfície correspondente à mesma área projectada A. O cálculo da grandeza radiométrica L (radiância) usa a área projectada. A área A de uma superfície atingida por um feixe de fotões com uma determinada secção aumenta com o ângulo da direcção de incidência com a normal à superfície. A energia incidente na superfície diminui com este ângulo, pois o mesmo número de fotões incide sobre uma área maior. Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Ângulo sólido N Ω - Ângulo sólido θ N Um ângulo sólido Ω associado a uma área na superfície de uma (semi)esfera é definido pela área A dividida pelo quadrado do raio r. O ângulo sólido não tem dimensões mas é normalmente expresso em stereoradianos (sr). Uma vez que a área de uma (semi)esfera é 4πr2 (2πr2) o ângulo sólido Ω coberto por uma (semi)esfera de raio 1 é 4π sr (2π sr). Se a normal da superfície subentendendo o ângulo sólido não for colinear com o raio da esfera, então a grandeza a usar é a área projectada: O ângulo sólido não depende da forma da superfície que o subentende, apenas da respectiva área projectada. Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Energia radiante Energia de um fotão – eλ : onde ђ≈6.663*10-34 J.s (constante de Planck) e c é a velocidade da luz (299 792, 458 m/s). A energia mede-se em Joules (J) Energia espectral radiante em n λ fotões – Q λ : Energia radiante – Q : Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Fluxo radiante O fluxo, ou potência, radiante é a quantidade de energia que atravessa uma superfície ou região do espaço por unidade de tempo. Mede-se em J.s-1 ou watts (w). Diz-se que uma lâmpada emite 60 watts ou que 20 w de potência incidem numa superfície, sem referir o tamanho quer da lâmpada quer do receptor Uma lâmpada de 100 watts liberta, durante uma hora (3600 s), uma energia radiante de 360.000 J, ou 0,1 Kw.h. Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Densidade de fluxo radiante A densidade de fluxo radiante em cada ponto de uma superfície é o fluxo por unidade de área e mede-se em w.m-2. Chama-se exitância radiante (M), ou radiosidade (B), à densidade de fluxo radiante que abandona uma superfície num determinado ponto x: Chama-se irradiância (E) à densidade de fluxo radiante incidente num determinado ponto x de uma superfície : EXEMPLO: Se um fluxo radiante de 100 W incide numa superfície com 0.25 m2, então a irradiância nessa superfície é de E = 100 / 0.25 = 400 W/m2 Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Radiância A radiância em cada ponto de uma superfície é o fluxo radiante por unidade de área projectada e por unidade de ângulo sólido (ω) A radiância é a grandeza radiométrica mais importante em termos de síntese de imagem, pois : A resposta de sensores, tais como câmaras ou o olho humano, é proporcional à radiância. É portanto a grandeza que captura a aparência de um objecto e pode ser usada para descrever a intensidade da luz num determinado ponto numa determinada direcção; Conhecida a radiância podem-se calcular outras grandezas radiométricas integrando sobre áreas e/ou direcções Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Radiância Cálculo da irradiância (radiosidade) dada a radiância incidente (emitida): Cálculo do fluxo dada a radiância: Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Radiância A radiância é constante ao longo de linhas rectas no vazio L(x→y) = L (y←x) A radiância emitida de x para y não varia ao longo do seu percurso no vazio, logo pode ser medida em qualquer ponto do mesmo y Não confundir com L(x→y) != L (y → x) A radiância emitida de x para y não é igual à radiância emitida de y para x x Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Fotometria As grandezas fotométricas são diferentes das radiométricas porque são moduladas pela resposta visual de um observador padrão. Referem-se portanto à forma como a luz é percepcionada por um humano e não aos seus valores físicos absolutos. Por exemplo, a luminância (equivalente fotométrico da radiância) tem em consideração que uma quantidade de energia radiante na zona do verde será percepcionada por um humano como mais brilhante do que a mesma quantidade de energia na zona do azul. A resposta visual, ou eficiência luminosa, de um observador humano padrão foi medida e catalogada, sendo referida como V(λ), onde λ varia entre 380 e 780 nm Iluminação e Fotorealismo 2008/09

Fotometria O fluxo luminoso, Φv, é o equivalente ao fluxo radiante e mede-se em lumens A luminância, Lv, é o equivalente à radiância e mede-se em candelas.m-2 Os estágios do processo de síntese de imagem que lidam com questões perceptuais trabalham frequentemente com grandezas fotométricas. O mapeamento de tons na fase de visualização da imagem é o exemplo mais comum. Iluminação e Fotorealismo 2008/09