Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho A definição do desempenho depende dos objectivos dos utilizadores Qual é o melhor avião?Qual é o mais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência de Cache em Multiprocessadores
Advertisements

Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos
Ch Morgan Kaufmann Publishers Paulo C. Centoducatte – MC542 - IC/Unicamp- 2004s2 Desempenho.
1.3.2 – Linguagem Assembly Um programa em linguagem de máquina sofre de total falta de clareza O programa é uma sequência de linhas numeradas Cada linha.
Introdução à Ciência da Computação Linguagens de Programação.
Ch Morgan Kaufmann Publishers Paulo C. Centoducatte Desempenho.
Medição do desempenho Computacional
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Amintas engenharia.
Arquitetura de Computadores
Aula 03: Análise de Performance e Benchmarks
Capítulo 4 Hennessy • Patterson.
Avaliação do desempenho
9 de Março de 2006Trajectória de um Projéctil1 Pedro Barahona DI/FCT/UNL Introdução aos Computadores e à Programação 2º Semestre 2005/2006.
6 Outubro de 2005Trajectória de um Projéctil1 Jorge Cruz DI/FCT/UNL Introdução aos Computadores e à Programação 1º Semestre 2005/2006.
Ciclos, Vectores e Gráficos Simulação da Queda de Corpos II
Desempenho de cpu Arquitetura e Organização de Computadores 1
Arquitetura de Sistemas Operacionais
Introdução à Compilação Prof. Leandro Magno Slides adaptados a partir do material cedido pelos professores Heloise Manica Paris Teixeira, Yandre M. G.
MC542 Organização de Computadores Teoria e Prática
SSC114 Arquitetura de Computadores Avaliação de Desempenho
Sistemas Operacionais Planejamento de Experimento
Avaliação de Desempenho
Avaliação de Desempenho Planejamento de Experimentos 2 Aula 2 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de.
Avaliação de Desempenho Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Marcos José
Avaliação de Desempenho
Sistemas Digitais Microprocessados
Complexidade de Algoritmos
Arquitetura de Computadores
Linguagens de Programação
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
GERENCIAMENTO DE REDES
Balanceamento de Linhas
© 2000, António Esteves - Seminários de Ciências da Computação, UM-DI 1 Seminários de Ciências da Computação Partição de Sistemas Digitais em Componentes.
Avaliação do desempenho
Medição do Desempenho Benchmarks AC1 –Medição do Desempenho.
AC1 – Previsão do Desempenho1 Previsão do Desempenho.
Avaliação do Desempenho
Avaliação do Desempenho
Optimização do Desempenho: Técnicas Independentes da Máquina Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia Informática Luís Paulo Santos.
Benchmarks Arquitectura de Computadores Lic. em Engenharia Informática 2008/09 Luís Paulo Santos.
SISTEMAS LINEARES ( AULA 3 ).
Avaliando e Compreendendo o Desempenho - Respostas
Arquitectura interna de um computador
COMPUTAÇÃO GRAFICA DAVIDE MOURO SALGUEIRO.
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
ÍNDICES DE CARGA E DE DESEMPENHO SSC-642 SISTEMAS COMPUTACIONAIS DISTRIBUÍDOS.
Professor Mário Dantas
Sistema de equações lineares
Campus de Caraguatatuba Aula 12: Sistemas de Equações Lineares (2)
Programação em C++ Compiladores
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Processadores de Linguagens
OMNeT++.
IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores
Arquitectura de Computadores II Paulo Marques Departamento de Eng. Informática Universidade de Coimbra 2004/ Aspectos sobre Desempenho.
Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais
Planejamento de Capacidade e Resolução de Problemas
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
Linguagens de Programação
Arquitetura de Computadores Processadores 2 Waldemiro Arruda.
Estrutura de Interconexão
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
Introdução à lógica de programação
Funcionamento interno do computador
VIRTUALIZAÇÃO - INTRODUÇÃO Na área de TI; O que é sistema legado? É o termo utilizado em referência aos sistemas computacionais de uma organização que,
Construção de Via de dados Trabalho Avaliativo do Primeiro Bimestre. Marcos André de Sena Silva.
Transcrição da apresentação:

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho A definição do desempenho depende dos objectivos dos utilizadores Qual é o melhor avião?Qual é o mais rápido? Qual é o mais rápido para levar 450 pessoas a um destino situado a 3800 milhas de distância? Conclusão: O desempenho depende dos objectivos e da carga AviãoCapacidadeAutonomia (milhas) Velocidade (milhas/hora) Boeing Boeing Concorde Douglas DC

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho Minimização do tempo de desempenho vs. Maximização do débito (throughput) Qual destas métricas é optimizada se: –Trocarmos o processador por um mais rápido? –Acrescentarmos mais processadores? Vamos-nos concentrar em tempo de execução Desempenho =

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho O desempenho de uma máquina depende do tipo de carga: –Resolução numérica de matrizes (CPU + memória) –Sistema de transacções em bases de dados distribuídas (rede + disco) –Jogos (CPU + placa gráfica) O desempenho deve ser medido usando uma carga (workload) equivalente à carga real: –Problema: existe uma carga que descreve todos os utilizadores?

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho A utilização de pequenos programas de avaliação do desempenho (toy applications e kernels) é desaconselhada porque: –estes não reflectem com precisão o tipo de carga a que o utilizador vai submeter a máquina; –podem ser introduzidas na máquina e/ou nos compiladores características que melhoram especificamente e exclusivamente estes programas de teste. São utilizados numa fase inicial de projecto pois são adequados para simulação.

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho SPEC89 – 99% do tempo de execução da matrix300 é passado numa única linha de código, podendo ser melhorada com optimizações específicas: qual a vantagem para o utilizador final? E para o vendedor?

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho MIPS (milhões de instruções por segundo) –Vantagens: Fácil de entender Geralmente, maior MIPS significa maior velocidade –Desvantagens: Não considera o trabalho realizado por cada instrução Depende da combinação de instruções, variando com os programas Pode variar inversamente com o desempenho. Ex: CPU 500 MHz Armadilhas: peak e sustained MIPS 1 CPI2 CPI3 CPI Compilador 15* *10 9 Compilador 210 * *10 9 Calcular Texec e MIPS

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho MFLOPS – milhões de operações de vírgula flutuante por segundo –Sofre de muitos dos problemas do MIPS: O valor calculado depende da combinação de operações! Uma adição e uma raiz quadrada devem contar, cada uma, como uma FLOP? –Cuidado com os valores peak e sustained.

Arquitectura de Computadores Avaliação de desempenho SPEC CPU2000 ( Teste de referência para avaliar o desempenho do processador, memória e compilador em aplicações de computação intensiva –Composta por 26 aplicações (12 com inteiros e 14 com FP) escritas em C, C++ e Fortran90 –São calculadas as métricas SPECint_base2000, SPECint2000, SPECfp_base2000, SPECfp2000 –Cada métrica é dada pela média geométrica dos resultados normalizados com os resultados publicados pela SPEC e obtidos com uma SUN Ultra5_10, 300 MHz.

Arquitectura de Computadores Avaliação do desempenho