A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OMNeT++.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OMNeT++."— Transcrição da apresentação:

1 OMNeT++

2 Sumário Simulação de Eventos Discretos Ferramentas de Simulação
OMNeT++ Tutorial de Instalação Exemplos

3 SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS

4 Simulação Em computação, simulação consiste em empregar técnicas matemáticas em computadores com o propósito de imitar um processo ou operação do mundo real. Quando usar simulação? Para descrever ou validar o comportamento de um sistema: → como funciona x como pensam que funciona. Quando experimentar é dispendioso. Modelagem Analítica x Simulação Complexidade do sistema em análise; Qualidade das análises ↔ qualidade do modelo.

5 Simulação de Eventos Discretos
Simulação Discreta: Implica na mudança de estado em tempos discretos. Conceitos Básicos: Entidades ou Objetos; Parâmetros e estados do objeto; Tempo Simulado; Lista de Eventos.

6 FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO

7 Ferramentas de Simulação
Ferramentas livres muito utilizadas atualmente: OMNeT++; NS2 (NS3); GLASS/SSFNet. Ferramentas pagas: OPNET. OMNeT++ Melhorias nas linguagem de descrição da rede; Conceito de herança; Portabilidade de códigos anteriores e INET; Nova IDE.

8 Ferramentas de Simulação
Usado por empresas como: Lucent Bell Labs (análise de protocolos) e Siemens (projetos internos de pesquisa). Fonte: Porque não utilizar o NS2/NS3/OPNET? NS3 não é compatível com código fonte do NS2; Poucas bibliotecas de rede foram convertidas para o NS3; OPNET é um simulador pago, cujo código fonte não é aberto. OMNeT++ Excelente desempenho: escrito em C++; Uso de linguagem de descrição de topologia própria (NED); Software Livre com 100% de seu código-fonte disponível; Gratuito para uso acadêmico e/ou não comercial.

9 OMNeT++

10 Principais Elementos Módulos, parâmetros, gates e canais;
Canal de transmissão; Mensagens e Eventos; NED (NEtwork Descriptor) → conexão entre os objetos; Executável gerado/ Bibliotecas; Modos de execução (gráfico ou não-gráfico); Pacotes desenvolvidos pela comunidade (ex.: INET).

11 Módulos Um módulo é o principal componente de uma simulação, representa uma entidade a ser simulada, por exemplo, um roteador ou uma placa Ethernet. Módulo simples: Indivisível; Descrição: linguagem NED (NEtwork Description): Parâmetros, Gates e Topologia. Comportamento: Código C++.

12 Módulo Simples Descrição: Linguagem NED.

13 Módulo Composto Composto internamente por um ou mais módulos Simples ou outros módulos compostos. Não possui código C++ para descrever o comportamento

14 Canais Tipos de canais do OMNeT++: IdealChannel; DelayChannel;
DatarateChannel;

15 Exemplo de uso dos canais
Sem nenhum parâmetro, o OMNeT++ interpreta como um IdealChannel, a mensagem chegará instantaneamente ao outro módulo. Isso vale tanto ao ligar módulos dentro de uma rede ou dentro de um módulo composto

16 Exemplo de uso dos canais
No caso do canal cDatarateChannel, é possível especificar, por exemplo: datarate, delay, BER (Bit Error Rate).

17 Criando uma Rede Uma Network é um composta de módulos simples ou compostos, conectados entre si através da ligação de seus gates por um canal. São criadas instâncias dos módulos simples e/ou compostos: tic/toc = objeto, Txc1=classe c++.

18 Mensagens Todos os eventos do OMNET++ são baseados em mensagens e no seu escalonamento; As mensagens são usualmente trocadas entre as portas de input e output dos módulos simples e compostos; Quando a porta está conectada a um canal, a mensagem pode sofrer atrasos, caso o canal não seja ideal como no exemplo anterior.

19 Código C++ Principais Funções:
Initialize(): permite a execução de qualquer código antes de iniciar a simulação. Não é o construtor do objeto; HandleMessage(): função responsável por realizar o tratamento de qualquer mensagem que chega ao módulo simples, independente de qual seja a porta de entrada.

20 Código C++ Obs.: Cada um dos componentes do OMNeT++ são uma classe no código C++. Embora na utilização apenas se reescreva o código dos módulos simples, outros objetos como gates, módulos compostos, canais, todos possuem um código C++ na API do OMNeT++. Caso seja necessário, esses códigos podem ser modificados.

21 Arquivo de configuração
Arquivo de configuração omnet.ini. Possui as opções de execução da simulação; Pode ser usado apenas um para o projeto inteiro, independente de quantas redes estão sendo simuladas;

22 Tutorial de Instalação

23 Exemplos

24 Exemplo: Tic Toc Objetivo: Modelagem um sistema formado por dois nós enviando a mesma mensagem que receberam. Primeiro Passo: Definição do módulo simples no arquivo Tictoc1.ned.

25 Exemplo: Tic Toc Segundo Passo: Definição do código C++ do módulo simples Txc1.

26 Exemplo: Tic Toc Terceiro Passo: Criação da Rede.

27 Exemplo: Tic Toc Último Passo: Compilação e Execução.
Para compilar, basta clicar em cima do projeto com o botão direito e selecionar Build Project. Para executar, basta deixar o arquivo de configuração aberto na IDE e clicar em “run”, que uma configuração de execução será automaticamente criada para aquela pasta. A IDE então chama a interface gráfica do OMNET.

28 Exemplo: Tic Toc

29

30 OMNeT++


Carregar ppt "OMNeT++."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google