Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito Data: 02/04/05 Hora: 14:30 Local: UniCeub
Resultados de pesquisa na Graduação em Direito Monografia de Final de Disciplina Relatório de pesquisa de iniciação científica Artigo científico
Planejando a pesquisa de iniciação científica Projeto de pesquisa da monografia de final de disciplina Plano de trabalho da pesquisa de iniciação científica Projeto de artigo científico
Projeto de monografia de final de disciplina Apenas uma ou duas laudas Tema e justificativa do tema Sumário com referências bibliográficas (sumário ou plano de trabalho justificado) Bibliografia
Plano de pesquisa de iniciação científica Linha inserida no projeto de pesquisa do orientador Justificativa da pergunta de pesquisa Objetivos Metodologia Fundamentação teórica Cronograma Proposta de sumário Bibliografia básica
Projeto de artigo científico Aprofundamento e envolvimento com a pesquisa do tema Capacidade crítica do pesquisador-articulista Direcionamento editorial Objetivo: apresentação de resultados de pesquisa acadêmica
Como executar um projeto de pesquisa? Verbos importantes: Levantar dados Ler Escrever Discutir Concluir Entregar
Partes de uma monografia de final de disciplina Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências bibliográficas
Exigências Formais Papel: A4 Margens: superior e esquerda – 3cm; inferior e direita – 2 cm Fonte (tipo e tamanho): times new roman 12 Espaçamento entre linhas: duplo Espaçamento entre parágrafos: 6 pontos Primeira linha: 1,5 cm Negrito: somente nos títulos Itálico: somente nas palavras estrangeiras Fontes bibliográficas: sistema autor-data ou sistema nota de rodapé Referências bibliográficas ao final: sempre completas e seguindo as regras da ABNT Numeração de páginas: superior direita, números arábicos sequenciais
Avaliação da monografia de final de disciplina Observância das regras formais Bibliografia adequada ao tema Estruturação adequada do trabalho Correção da linguagem
Partes de um relatório de pesquisa na iniciação científica Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento da pesquisa Análise e interpretação dos dados Conclusões Referências bibliográficas
Para ser cientista... Ter espírito investigativo Conhecer metodologia da pesquisa Ser aberto aos debates acadêmicos Ter compromisso e ser disciplinado
Fases de elaboração de um artigo científico Fase I – leituras Fase II – fichamentos Fase III – questionamentos e discussões Fase IV – produção de texto jurídico (escrito e oral)
A prática da pesquisa: iniciação científica Como ser cientista no Direito? Participação em grupo de pesquisa na graduação em Direito Produção acadêmica na graduação em Direito
Para ser cientista... Ter espírito investigativo Conhecer metodologia da pesquisa Ser aberto aos debates acadêmicos Ter compromisso e ser disciplinado
Participar é relacionar-se... Formação de grupos de pesquisa Manutenção de grupos de pesquisa Relações intra grupo de pesquisa Relações entre grupos de pesquisa
Produção científica na graduação... Como fazer um trabalho científico na graduação? É possível!!!? Em sala de aula... No estágio jurídico... No programa de iniciação científica... No grupo de pesquisa...
Tipos de relatório dos Grupos de Pesquisa Resumos e Resenhas Fichamentos e Traduções Monografias (de disciplina e de final de curso) Relatórios de observação Críticas de Jurisprudência Simulação de peças processuais Relatórios científicos Projetos de pesquisa Artigos científicos Slides de palestras Material de aulas
Sobre Metodologia... Tipo de pesquisa: dogmática, sócio-jurídica e epistemológica Técnica de pesquisa: levantamento, bibliográfica, documental, participativa,etc. Marco teórico: pesquisadores científicos com vasta produção acadêmica. Ex: Peter Häberle
Fale conosco... Visite o site: www.christine.peter.nom.br Envie e-mail: christinepeter@uol.com.br Converse com os monitores do NEC: prepare e apresente um projeto de pesquisa Encontre o seu espaço no NEC: precisamos de monitores
Mensagem Final... Como um médico-cirurgião tem que ter habilidade para lidar com o bisturi, o engenheiro com as réguas e compassos, o alfaiate com a tesoura e o marceneiro com a serra e o martelo, nós estudantes e profissionais do Direito devemos ter habilidade de lidar com textos e idéias, questionamentos e críticas... pois sem tais práticas nada poderemos fazer dentro dessa profissão que escolhemos..!!!! Christine Peter