Thales Eduardo Nazatto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

AULA 02 PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA
AULA 01 PROGRAMAÇÃO DINÂMICA
Programação em Java Prof. Maurício Braga
Amintas engenharia.
Rational Unified Process
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus.
03/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
1 Domínios Finitos A eficiência das programas em domínios finitos (incluindo booleanos) podem ainda ser melhoradas pelo uso de Algoritmos de Propagação.
Propagação de Ondas e Antenas
Software Básico Silvio Fernandes
Estatística Descritiva Aula 02
ENGENHARIA DE MÉTODOS Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva
Algoritmos Genéticos Alex F. V. Machado.
Inteligência Artificial I
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Arquivos Seqüenciais Inhaúma Neves Ferraz
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
Estatística Básica Utilizando o Excel
Busca Dispersa Scatter Search
Computação Evolutiva: Programação Genética
Reconhecimento de Padrões Seleção de Características
Reconhecimento de Padrões Computação Evolutiva
Busca Tabu Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação
Reconhecimento de Padrões Inteligência de Enxame
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO
Administração para Engenharia
1º SEMINÁRIO DO PROJETO MULTIGRID
Rganização de Computadores Melhorias de Desempenho com Pipelines Capítulo 6 – Patterson & Hennessy Organização de Computadores Melhorias de Desempenho.
Prof. Rafael Stubs Parpinelli
Metodologia Científica Aula 6
Auditoria de Segurança da Informação
Arquitetura de Computadores
Inteligência Artificial
Classes e objetos Modelagem
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Momentos de Inércia Cap. 10
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 1.
Nuvem de Partículas PSO - Particle Swarm Optimization (1995)
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Otimização.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento Cap. 15.
SISTEMAS LINEARES.
Algoritmos Culturais.
Resolução de problemas por meio de busca
Salas de Matemática.
Estrutura de dados, pseudocódigo
Arquitetura de computadores
Algoritmos Genéticos.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
Aprendizagem de Máquina
Introdução e Busca Cega
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Anne Magály de PaulaCanuto DIMAp/UFRN
Algoritmos Evolutivos Algoritmos Genéticos Introdução
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Rio Verde - Goiás - Brasil
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
Introdução aos Protocolos de Roteamento Dinâmico
Jaime Vinícius de Araújo Cirilo- Engenharia de Produção
Lógica para Computação Prof. Celso Antônio Alves Kaestner, Dr. Eng. celsokaestner (at) utfpr (dot) edu (dot) br.
Sistemas de Informação Inteligentes Prof. Nadilma Nunes.
Taís Sineiro Herig Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP
Algoritmos BioInspirados: Inteligência de Enxames
Transcrição da apresentação:

Thales Eduardo Nazatto UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE RIO CLARO SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO EVOLUTIVA PROFª Drª ADRIANE BEATRIZ DE SOUZA SERAPIÃO Uso do Algoritmo Particle Swarm Optimization (PSO) para otimização de prioridades de tarefas. Thales Eduardo Nazatto

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Índice Introdução O algoritmo PSO O problema Implementação Procedimentos Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Prioridades Mais? Lazer Falta algo? Contas Afazeres Vida social Urgências Dívidas Notícias Projetos Viagens Acabou? Estudos Tempo Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Introdução Em coisas como tarefas, não há um critério bem definido das coisas. Há critérios que podem influir em outros. Os critérios variam de pessoa para pessoa. A implementação para organização é bastante complexa. Muitos programas simplificam essa organização. Os conceitos usados nos algoritmos evolutivos podem ajudar a simplificar essa implementação sem simplificar a organização e seus critérios. Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. O algoritmo PSO Algoritmo Evolutivo Metaheurístico Baseado na dinâmica populacional Criadores: Kennedy e Eberhart (1995) Produz resultado semelhante aos algoritmos genéticos com uma rapidez bem maior Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. O algoritmo PSO Baseado em 2 funções: Veloidade: Posição: Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. O algoritmo PSO Algoritmo: Atualizar pBest e gBest, Calcular novas posições e velocidades e atualizar partículas. Isso é feito a cada nova geração. (iteração) O primeiro termo é relacionado a inércia da partícula, o segundo ao fator cognitivo relacionado à atração da partícula ao melhor ponto encontrado e o terceiro ao fator social, que representa a colaboração entre as partículas. Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. O problema Dado um número m de tarefas com n variáveis de diferentes domínios, o problema inicial é a formulação de um modelo para organização com a influência de variáveis tão distintas. As variáveis que influenciam essa organização são (Variável/Domínio): Prioridade da tarefa – Domínio dos números inteiros Tempo restante da tarefa – Domínio do tempo / números reais Tempo esperado da tarefa – Domínio do tempo / números reais Porcentagem restante para conclusão da tarefa – Domínio dos números reais Total de horas esperado da tarefa – Domínio do tempo / números reais Total de horas trabalhadas nesta tarefa – Domínio do tempo / números reais Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. O problema Solução: Transformar essas n variáveis em uma função de um único domínio. Cada variável recebe uma pontuação Xi Є [0,1000] e um peso Pi Com isso, um St é obtido com a seguinte função: Nesse caso, n = 6 Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. O problema Agora, o problema consiste em usar o PSO para ordenar as tarefas tomando St como critério de ordenação. Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Implementação Computador: Core 2 Duo, 2 GB RAM HD 12o GB SO: Windows 7 IDE: NetBeans 6.8 Linguagem de Implementação: Java Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Implementação Cada tarefa recebe uma pontuação, de acordo com as configurações colocadas. O PSO é utilizado para achar uma “tarefa ótima” nessa população com base nas pontuações de cada tarefa. Caso a convergência total não seja alcançada, ela é “forçada” fazendo a média entre as soluções da última geração do PSO. É calculada a distância entre a pontuação da tarefa ótima e a pontuação de cada tarefa, denominada no sistema por match. As tarefas são ordenadas com base no match e caso ele seja igual, o fitness é o critério base. Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Procedimentos Foram implementados 4 critérios para gerar bases de dados. Base 1 – Nenhum critério utilizado. (Base randômica) Base 2 – Elementos com maior prioridade são menos urgentes. Base 3 – Elementos com maior prioridade são mais urgentes. Base 4 – Equilíbrio de urgência entre os elementos. Cada base foi testada 3 vezes. Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Procedimentos Parâmetros para teste Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Procedimentos Tabela de pontuações de tarefas: Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Procedimentos Tabela de match de pontuação: Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Procedimentos Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Procedimentos Tabela de variações de desvio padrão: Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.

PSO para otimização de prioridades de tarefas. Bibliografia Poli, R., Kennedy, J., Blackwell, T. (2007); Particle Swarm Optimization – An Overview. Berlin: Springer. p1-8. Ricardo, R. F., Neto, S. P. Utilização de PSO para otimização de locais candidatos à instalação de antenas. Faculdade de Jaguariúna - FAJ. Disponível em: <http://bibdig.poliseducacional.com.br/document/?down=155>. Acesso em: 07 de jun. De 2011. Esmin, A. A. A. (2005), Estudo de Aplicação do Algoritmo de Otimização por Enxame de Partícula na Resolução de Problemas de Otimização Ligados ao SEP. UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Disponível em: <http://adm-net-a.unifei.edu.br/phl/pdf/0030246.pdf>. Acesso em: 07 de jun. De 2011. Costa, A. A. B., Biazi, E., Vitor, J. F. d. A.. Aplicação da Metaheurística PSO na Identificação de Pontos Influentes por meio da Função de Sensibilidade de Casos, Anais do CNMAC v.2, ISSN 1984-820X. Disponível em: <www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxii_cnmac/pdf/320.pdf>. Acesso em: 13 de jun. de 2011. Computação Evolutiva PSO para otimização de prioridades de tarefas.