E-ProInfo Ana Christina Bringuente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Apresentando.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NOVA ANDRADINA.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Marcelo Pimenta Brasília, dezembro de 2004 Portal Inovar Resultados obtidos – Maio a novembro de 2004.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
DESCRIÇÃO/OBJETIVOS O Controle de Acesso Nacional foi desenvolvido para suprir a necessidade de maior segurança e controle da informação administrada pelos.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Plataforma de Ensino a Distância
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Formas de Interação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
DIÁRIO DE CLASSE E PLANEJAMENTO ANUAL NA WEB
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Informações sobre o Teleduc
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Inovação no uso da internet na educação Sr.(a) Prefeito(a)
Ambientes virtuais de aprendizagem:
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
EJA ENSINO MÉDIO – ENSINO À DISTÂNCIA
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
TutorialAneiBrasil Um passo-a-passo de acesso ao site e aos cursos.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional União Educacional Minas Gerais O uso de software educativo na Educação Infantil Desenvolvedora: Cristiane.
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
TELEDUC. Estrutura do Ambiente Contém informações sobre o funcionamento do ambiente TelEduc. Dinâmica do Curso Contém informações sobre a metodologia.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Soluções para universidades corporativas
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional TelEduc Fabiana Resende de Oliveira.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
BVS ePOTUGUÊSe Espaço Colaborativo Juliana Sousa, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe São Tomé e Príncipe, 25 a 29 de setembro.
Transcrição da apresentação:

E-ProInfo Ana Christina Bringuente (ana.christina.b@gmail.com) Ariane Nunes Reis (arianenreis@gmail.com) Dornélio Mori Júnior (dmj.tanaka@gmail.com) 1

e-ProInfo O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância. Desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. Objetivo: Possibilitar aos diversos perfis de usuários (aluno, professor, colaborador, visitante, etc) acesso aos cursos presentes no ambiente, pertinentes a cada Entidade, garantindo um acesso prático, rápido e seguro de acordo com as prioridades de acesso de cada perfil. O e-ProInfo é composto por dois Web Sites: site do Participante site do Administrador

Site do Participante Permite que pessoas interessadas se inscrevam e participem dos cursos e diversas outras ações oferecidas por várias Entidades conveniadas. É através dele que os participantes têm acesso a conteúdos, informações e atividades organizadas por módulos e temas, além de poderem interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes.

Site do Administrador Permite que pessoas credenciadas desenvolvam, ofereçam, administrem e ministrem cursos à distância e diversas outras ações de apoio à distância ao processo ensino-aprendizagem, configurando e utilizando todos os recursos e ferramentas disponíveis no ambiente. Cada Entidade pode estruturar diversos Cursos ou outras ações compostas por Módulos, e estes por Atividades. Os participantes se inscrevem em Cursos e, sendo aceitos pelo Administrador, podem se vincular a Turmas, através das quais cursam seus respectivos Módulos.

e-ProInfo Permite planejar, administrar e executar ações de aprendizagem: Cursos a distância; Complementos a distância para cursos presenciais; Projetos colaborativos; Reuniões de trabalho. Ferramentas síncronas e assíncronas: Fórum; Videoconferência; Bate-papo; E-mail; Quadro de Avisos; Notícias; Biblioteca.

Estrutura Por intermédio do e-ProInfo, diversas Entidades podem, simultaneamente, criar e conduzir cursos ou eventos educacionais a distância pela Internet. Cada Entidade (Instituição) possui um Administrador responsável, o qual pode criar e definir cursos e áreas de atuação. Um Curso ou qualquer outro evento de natureza educacional é classificado por área de conhecimento, nível, natureza e possui um Coordenador responsável. Pode ser composto por um ou vários módulos de ensino-aprendizagem que tratam de temas ou conteúdos específicos. Um Módulo corresponde a um determinado conteúdo educacional e pode ser composto por uma ou várias atividades.

Estrutura Uma Atividade, classificada por tipo, corresponde a uma tarefa ou ação a ser executada pelos participantes e pode possuir um ou vários materiais anexados a ela. Os Materiais correspondem a documentos, imagens e outros conteúdos digitais utilizados pelas Atividades dos Módulos.

Estrutura - Gerenciamento O gerenciamento do e-ProInfo é realizado por cada Entidade, por meio do cadastramento de Pessoas e da definição de grupos que possuem perfis de acesso. Cada pessoa pode estar vinculada a um ou mais perfis, que lhe darão direitos específicos de acesso aos recursos do Ambiente. Podem ser criados vários perfis. Os perfis básicos utilizados são: Administrador de Entidade; Administrador de Curso; Administrador de Módulo; Administrador de Turma; Colaboradores (professores, monitores, orientadores, pesquisadores, etc.); Alunos; Visitantes.

Como Participar Para que o usuário possa participar do e-ProInfo, ele deverá inscrever-se em um ou mais cursos, durante o período definido de inscrições. Todos os participantes do e-ProInfo preenchem um formulário de inscrição contendo um espaço específico para que descrevam resumidamente o seu currículo. Encerradas as inscrições, o Coordenador do Curso poderá selecionar, por meio de critérios próprios e com base nas informações coletadas na ficha de inscrição, as pessoas que participarão de cada Curso, observando o número de vagas disponíveis.

Como Participar Uma vez selecionada, a pessoa é automaticamente informada pelo e-ProInfo, por meio de e-mail, que sua inscrição foi aceita, recebendo um nome e uma senha para acesso. Este NOME e SENHA serão o perfil de acesso da pessoa para o e-ProInfo; serão os mesmos para todos os Cursos que vier a participar. Após receber seu nome de Usuário e Senha, ao entrar no Ambiente, a pessoa já estará, automaticamente, matriculada no Curso escolhido, devendo, a partir daí, matricular-se ou ser matriculado na Turma, respeitando sua seqüência e eventuais pré-requisitos, definidos pelo Coordenador do Curso.

Expectativas de um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem Fácil navegação: associação com elementos bem conhecidos em ambientes de aprendizagem, virtuais ou não. Ex.: turma, curso, aluno, orientador, professor/facilitador,...; Utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia. Ex.: usar de forma integrada agendas do curso com a agenda de cada aluno; exercícios que podem ser feitos colaborativamente, mesmo a distância; Prover mecanismos de estatísticas para a avaliação das entidades do ambiente: alunos, facilitadores, cursos e o próprio ambiente.

Pontos Positivos Ferramenta de estatística. Mais de uma forma de interação. Possui ajuda online.

Pontos Negativos Não possui uma pauta das matérias ministrada Não possui uma forma clara de avaliação (e acompanhamento da avaliação) – em algumas turmas, o administrador da turma pode postar um arquivo com a forma de avaliação. Porém por ser uma atividade Não foi possível testar o bate papo, pois não tinha sala criada (não podíamos criar, pois a ferramenta é do professor Dede) Não possui um controle/identificação de quais são os orientandos de um determinado orientador. Não centraliza as informações sobre uma turma. Difícil navegação no site: não existe uma distinção clara quando tipos de usuário diferentes logam. A seção do usuário expira muito rápido.