SINESTESIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática
Advertisements

GESTALT Termo do alemão que significa: FORMA FIGURA FUNDO EXEMPLO:
PREVISÕES PARA O ANO NOVO Jeremias 33.3;
Ligue o Som.
Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
Professores: Anderson e Pedro
Interpretação dos gêneros bíblicos
Como criar um website utilizando programas da Macromedia
Estatística Básica Utilizando o Excel
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
É verdade que uma pessoa pode ver uma música?
Escola Secundária José Gomes Ferreira Disciplina: TICProfessor: Luís Pitta Grupo B Margarida Mendes Nº 17 Maria Ferreira Nº /2007 Ana Costa Nº 2.
Por que o LSD causa alucinações nas pessoas?
Sinestesia (syn: união; aisthesis:sensasão)
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
Por Dentro do Cérebro.
MODA PELO MUNDO EM VÁRIAS ÉPOCAS
Alguns dos cinco sentidos.
No Mundo da “MatemáGica”
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
Composição e componentes (Classificação das cores)
Qualidade em Apresentações Eletrônicas
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas - Faculdade de Tecnologia SENAC De Roger Ferreira Memórias e suas características,
Algoritmos de ordenação
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
Trabalho Realizado: Paulo Cruz 11ºD Nº2 Ricardo Moreira 11ºD Nº5
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
OS CINCO SENTIDOS.
Estrutura de dados, pseudocódigo
Encare as perguntas e mostre o que você sabe sobre os sentidos.
TESTES DO CÉREBRO.
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Ligue o som.
AMAR, VERBO INTRANSITIVO
TESTES DO CÉREBRO.
Como criar/configurar uma rede doméstica!
Colégio de aplicação da UFRGS Nomes: Gabriella J., Francine B., Lucas B., Matheus L e Pedro A. Turma: 82 Professora: Fabiana Serres Matéria: Matematica.
SISTEMA NERVOSO.
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
EBSCOhost Pesquisa avançada.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Anna Christina Said – EMEF JKO - Vitória - ES
Ilusão de ótica Nessa apresentação vocês vão ver tudo sobre ilusão de ótica. Clique em entrar e descubra os vários tipos de ilusão de ótica. Entrar.
Estudo para reunião de célula
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
OBSOLESCÊNCIA GT 2 Nomes: Lucas Campos Tavano Nº 21
Quando você encontrar alguém
Carlos Drummond de Andrade
LEITOR DE MENTES A matemática tem coisas tão interessantes que até parece mágica. É claro que o mais importante é a justificativa matemática desses desafios.
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004.
Funcionamento Global do Cérebro Humano
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
FABIANA DE PAULA PEREIRA
DOR A dor é a maneira de o corpo avisar que há alguma coisa errada. As raras pessoas que nascem sem a capacidade de sentir dor podem experimentar, graves.
De onde vem o som do samba ?
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
OS SENTIDOS PALADAR.
Transcrição da apresentação:

SINESTESIA

“Harmonias que pungem, que laceram, dedos nervosos e ágeis que percorrem cordas e um mundo de dolências geram, gemidos, prantos, que no espaço morrem... E sons soturnos, suspiradas mágoas, mágoas amargas e melancolias, no sussurro monótono das águas, noturnamente, entre ramagens frias.” versos de Violões que Choram, de Cruz e Sousa

Como explicar por que certas pessoas vêem a letra B azul? Ou então associam sons a imagens?

Sinestesia A palavra tem origem na soma das palavras gregas syn, que significa junto, e aisthesis, que significa percepção. Fenômeno sensorial que ocorre por meio de confusões neurológicas, resultando na percepção de mais de um sentido de uma só vez. Fenômeno hereditário, apresentando variações em relação a geração anterior. Acredita-se que a causa se dá devido a alterações das ligações nervosas durante o desenvolvimento do cérebro. Especula-se que uma a cada 23 pessoas nasce com sinestesia; a maioria passa a vida sem saber. Acredita-se que a memória e a criatividade dos sinestetas são superiores as da média da população. Por outro lado, o senso de orientação não é tão bom assim.

Teorias que tentam explicar a causa da sinestesia Ausência de bainhas de mielina em alguns neurônios. Estímulo provoca rearranjo químico funcional que induz o cérebro a interpretá-lo também como outra forma perceptiva. Hiperatividade cerebral. Hipótese de que sinestetas permanecem com certas ligações nervosas que normalmente se perdem quando se deixa de ser bebê. Interferencia do cromossomo X. Sistema Límbico.

5 pontos para definir sinestesia A sinestesia é involuntária A sinestesia é projetada As percepções são duradouras, discretas e genéricas A experiência sinestésica permanece na memória A sinestesia é emotiva e vívida

Dois exemplos de como sinestetas vêem o alfabeto e os números.

Tipos de sinestesia Sinestesia cor-grafema – associação de letras e números com cores especificas. Uma curiosidade é que letras pouco usadas são, normalmente, associadas a cores pouco usadas. Sinestesia som-cor – associação de sons (normalmente notas especificas) a cores. Sinestesia palavra-sabor – palavras são associadas a sabores. Sinestesia personificação – seqüências ordenadas de números, dias, meses e letras são associadas a diferentes personalidades. Sinestesia sabor-toque – sabores são associados a sensações físicas. Sinestesia espelho-toque – faz sentir o toque que outras pessoas recebem. Curiosidade: algumas drogas, como o LSD, causam efeitos sinestésicos em seus usuários, muitas vezes misturando tipos de sinestesia.

E você, é sinesteta? Descubra com os testes a seguir…

Você consegue ver um triângulo de números 2 no meio dos números 5?

A seguir, onde se localiza o triângulo...

Para os sinestetas cor- grafema o triângulo é claro, pois enxergam o 2 e o 5 de cores diferentes.

E vendo esse vídeo, você escuta alguma coisa?

Se você tivesse que nomear as duas figuras a seguir, qual seria Kiki e qual seria Buba?

Para 95% das pessoas que fizeram o teste, a primeira figura soa mais como Kiki e a segunda Buba. É um bom exemplo de saber como se dá a associação figura-palavra (com influência dos fonemas também).

Conclusão Certas pessoas que associam diferentes sentido são chamadas de sinestetas. Possuem um estado alterado de percepção, chamado de sinestesia. Procuramos arduamente como isso se origina, porém não encontramos apenas uma explicação, e sim diversas, as quais apresentadas anteriormente. Assim, concluímos que a sinestesia ainda é um fenômeno pouco conhecido, que permite diversas teorias sobre seu funcionamento.

Grupo 4 3º F Ninna Pierri - 21 Pedro Macul - 24 Rafaela Del Nero - 27 Rebeca Pereira - 28 Rodrigo Lins - 30

Fontes Enciclopedia Britannica – volumes 6 (página 261, 3c) , 11 (página 465, 1c) e 25 (página 499, 1c). http://en.wikipedia.org/wiki/Synesthesia#Grapheme_.E2.86.92_color_synesthesia http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,1435590,00.html http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_270386.shtml http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/ouvindo_cores.htm Cérebro – a maravilhosa máquina de viver. GRIECO, Alessandro. editora terceiro nome/ mostarda editora. são Paulo 2006. E La Nave Va – Federico Fellini, 1983.