NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DA SAÚDE Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil e Materna - Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro PLANO DE QUALIFICAÇÃO.
Advertisements

Saúde Reprodutiva e Maternidade Saudável: Legislação Nacional em Conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Universidade Federal de Pelotas
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Universidade Federal da Bahia - Instituto de Saúde Coletiva Programa Integrado de Formação e Avaliação na Atenção Básica - GRAB Governo do Estado da.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
A atenção obstétrica, neonatal, infantil e os desafios para alcançar os ODM 3, 4 e 5
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS 2008
Oficina para Implantação do Pacto pela Saúde no Rio Grande do Sul Maio
APSUS Atenção Primária à Saúde de Qualidade em Todo o Paraná
APIM Atenção à Primeira Infância e à Maternidade
SISTEMA ESTADUAL DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
IV Encontro Anual dos Sindicatos
PACTO ESTADUAL PELA VIDA UNIDADES DE SAÚDE PARA ATENÇÃO INTEGRAL À MULHER E À CRIANÇA.
Foco de Atuação: Atenção Básica
RUBEOLA E DENGUE PARANÁ Reunião de Diretores Regionais
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
DENGUE ABRIL 2008.
Escola Nacional de Saúde Pública - junho de 2005
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
Atenção Básica em Saúde
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
DIRETOR: DR. VALMIR DALLACOSTA
COMITÊ ESTADUAL DE PREVENÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL
A Rede Mãe Paranaense Em 2011 a SESA iniciou o processo de implantação da Rede Mãe Paranaense com a introdução da estratificação de Risco das gestantes.
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
1.
ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O CONTROLE SOCIAL Proposta de Capacitação para os Conselheiros de Saúde no Paraná.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Linha de Cuidado da Gestante e da Puérpera na SESSP
PANORAMA DA REDE MATERNA Área Técnica da Saúde da Mulher
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Saúde da Mulher Ações de 2010 e planejamento para 2011
Gestão Estadual e Redes de Atenção à Saúde do Paraná
Contando óbitos: do indivíduo ao coletivo. Brasil Quantos óbitos ocorrem no Brasil a cada ano? Qual a taxa de mortalidade no Brasil? Quais as principais.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
1.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
1.
GESTÃO DE CASO. É um processo que se desenvolve entre o gestor de caso e a pessoa com condição crônica de alto risco para planejar, monitorar e avaliar.
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE MUTIRÃO PARANAENSE DE CIRURGIAS ELETIVAS SETEMBRO
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
SISPART – PLANO DE AÇÃO DAS REDES TEMÁTICAS
Polo Base Araquari – Santa Catarina
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
25 a Oficina de Trabalho Interagencial – OTI Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Usos das correções no SIM Dr. Juan Cortez-Escalante.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 01/21

A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI É A FELICIDADE DESTAS DUAS PESSOAS. 02/21

ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PARTO. NOSSO COMPROMISSO É CUIDAR DA GRAVIDEZ ANTES, DURANTE E DEPOIS DO PARTO. 03/21

Para isso, trabalhamos e implementamos programas e projetos como: Reduzir a mortalidade materna infantil sempre foi um dos principais objetivos desde o inicio deste governo. Para isso, trabalhamos e implementamos programas e projetos como: 04/21

Unidades de Saúde para Atenção Integral da Mulher e da Criança 1ª Etapa: 63 Unidades  2ª Etapa: 83 Unidades  3ª Etapa: 220 Unidades Até o momento, 59 unidades estão em funcionamento e outras 80 se encontram em construção/licitação.    Casa da Gestante - Irati, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Umuarama e em estágio de implantação em Francisco Beltrão.   Referência para Gestação de Alto Risco 44 hospitais de referência de gestação de alto risco na gestão do Estado que estão contratualizados. Ser Mulher Ao todo são 12 Consórcios que possuem o serviço: Guarapuava - Francisco Beltrão – Irati – Apucarana – Jacarezinho - Cornélio Procópio - Laranjeiras do Sul – Umuarama - União da Vitória – Paranavaí - Pato Branco - Apucarana 05/21

Outras políticas estaduais para reduzir mortalidade infantil: UTI Neonatal De 169 leitos credenciados em 2002 passamos para 268 leitos credenciados e contratados em 2008   Outras políticas estaduais para reduzir mortalidade infantil: Política estadual de imunização Saneamento básico Incentivo ao aleitamento materno Implantação e continuidade do Programa Leite das Crianças Fortalecimento da atenção básica e do pré-natal – com o repasse financeiro aos municípios visando à implantação de novas equipes do PSF 06/21

Há duas décadas, o Paraná conta com um sistema formal de óbitos maternos e infantis, realizado pela Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Comitês de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil. Com investigação, em média, de 94% dos óbitos de mulheres em idade fértil e 78% dos óbitos de menores de um ano de idade, essa rede colocou nosso Estado como um dos expoentes da vigilância em nível nacional. 07/21

Ao lançar o programa Nascer no Paraná o governo do Estado reafirma o seu compromisso com a redução da mortalidade materna e infantil em nossos municípios e Estado , com a proposta de novos passos e um mobilização social em torno dessa prioridade. 08/21

NASCER NO PARANÁ DIREITO À VIDA 09/21

A Gralha Azul foi o ícone escolhido para simbolizar estas ações e divulgá-las. Esta ave, símbolo do Paraná, ao espalhar o pinhão faz nascer novos pinheiros. Assim, ela semeia a vida por onde voa. Numa analogia com a natureza, em nossa campanha, a Gralha estará levando a nossa mensagem. 10/21

Os passos e principais ações. 11/21

PASSO 1 Implantar Comitê Municipal de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil 12/21

PASSO 2 Fazer sistema de busca ativa e cadastramento de todas as gestantes 13/21

PASSO 3 Garantir Pré-Natal a todas as gestantes cadastradas 14/21

PASSO 4 Garantir maternidade de referência pré estabelecida para cada parto 15/21

PASSO 5 Implantar vigilância do Recém- Nascido 16/21

PASSO 6 Garantir acompanhamento da criança no primeiro ano de vida 17/21

PASSOS EM ANDAMENTO Lançamento estadual em Curitiba (maio de 2009) e lançamentos regionais em todo o Paraná (junho/julho de 2009) com a participação de mais de 5 mil pessoas (prefeitos, secretário municipais, entidades, profissionais) em eventos e oficinas.  Publicação da Resolução que normatiza a vigilância óbitos infantis para agilizar a notificação. 18/21

PASSOS EM ANDAMENTO Publicação da Resolução SESA 370/2009 que trata da realização de exames de Urocultura e Antibiograma na gravidez. “Toda gestante deverá realizar no mínimo 3 exames de urocultura e antibiograma durante o pré-natal.” Formação, até o momento, de Comitês Municipais de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna e Infantil em 251 municípios paranaenses Novas parcerias, novas ações. 19/21

20/21

Gilberto Berguio Martin Secretário de Estado da Saúde Roberto Requião Governador Orlando Pessuti Vice-Governador Gilberto Berguio Martin Secretário de Estado da Saúde 21/21