A Arte no Mundo Ocidental Pré- História

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Pré- história.
Advertisements

CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
REVISÃO.
Evolução.
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
A idade dos Metais.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
Alunos: Carlos Henrique;
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
PRÉ-HISTÓRIA Professor Sebastião Abiceu 6º ano
A Pré-História: os primórdios da evolução humana
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
PRÉ HISTÓRIA.
Apresentação de Slides
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
ARQUEOLOGIA.
O Neolítico A idade da pedra polida
“ARTE” RUPESTRE “Arte” Rupestre é o nome que se dá ao tipo de “arte” mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
Descrever as características de cada período da pré-história.
Periodização da História
Colégio da Polícia Militar.
Comunidades Agro-pastoris – 8000 a.c HGP- 5º Ano
Indivíduo, Cultura e Identidade
A ARTE E SUA ORIGEM PRÉ-HISTÓRIA
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:
Pré-História Geral.
Professora Taiane História
A arte na Pré-História.
História – Pré-história
Pré-História Supervisora: Maria Helena
A PRÉ-HISTÓRIA Período que vai do aparecimento dos seres humanos à invenção da escrita.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A Pré-História.
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA CAPÍTULO 1.
História Geral.
Pré-História Prof. Vanessa Martins.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
Prof. Renato Denadai da Silva
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
Um olhar sobre nós (?) mesmos!
A PRÉ-HISTÓRIA.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
A ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA.
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
As Primeiras Comunidades Recolectoras
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 PROBLEMATIZANDO A PRÉ– HISTÓRIA
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Pré - História Profª Patricia.
PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO E IDADE DOS METAIS
Pré-História PERIODIZAÇÃO:
História da arte: “ A arte Mágica dos Homens Pré-Históricos”
Um olhar sobre no passado Edson Roberto – Adaptado por Sibele
História da Arte Prof. Ms. Fernando.
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
PRÉ - HISTÓRIA.
Pré-História: Arte Rupestre
Periodização da História
Pré-História Prof. Alan. A Pré-História faz parte da História? Sim. Porém, se entende como Pré- História o período em que não havia escrita. A escrita.
Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta Disciplina: Arte Prof. Magno Anchieta.
PRÉ-HISTÓRIA.
Transcrição da apresentação:

A Arte no Mundo Ocidental Pré- História

A Arte do Paleolítico Paleolítico Inferior (cerca de 500 000 a.C.) Paleolítico Superior (cerca de 30 000 a.C.) Neolítico (cerca de 10 000 a.C.)

A Arte do Paleolítico Superior IDADE DA PEDRA LASCADA PINTUTA RUPESTRE Mão em Negativo O NATURALISMO Traços Simples; Pintavam os seres como os viam. Reproduz a natureza tal qual sua vista captava. Pinturas encontradas nas cavernas de Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, na França e Altamira, na Espanha.

Possíveis motivos que levaram o homem a fazer essas pinturas: Arte realizada por caçadores; Fazia parte de um processo de magia para interferir na captura do animal; O pintor-caçador supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse sua imagem; Acreditava que mataria o animal verdadeiro se o representasse ferido mortalmente em um desenho. Bisonte. Pintura Rupestre encontrada em uma das grutas de Altamira, na Espanha.

Esculturas Predominam as figuras femininas; Cabeça surgindo do prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas; A Vênus de Willendorf tem 11 cm de altura e foi encontrada na Áustria. Exposta no Museu de História Natural, Viena. Vênus de Willendorf

A Arte do Neolítico Último período da Pré-História, também chamado de Idade da Pedra Polida (técnica de construção de armas e instrumentos com pedras polidas mediante atrito); Revolução Neolítica (cultivo da terra e manutenção de manadas) Aumento da população e desenvolvimento das famílias e divisão do trabalho. Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmica e construiu as primeiras moradias. Produziu o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.

Neolítico: Progresso da Arte Os temas das artes mudaram; Representações da vida coletiva; Idéia de movimento através da imagem fixa; A preocupação com movimento fez com que os artistas criassem figuras leves, ágeis, pequenas e de pouca cor; Desses desenhos surgiram as primeiras formas de escritas (pictográfica), representando seres e idéias através do desenho. Pintura rupestre encontrada em Tassili, Região do Saara (cerca de 4500 a.C.).

Na cerâmica, a preocupação com a beleza. Além de desenhos e pinturas, o artista do Neolítico produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto. Dois belos exemplos dessa cerâmica são a Ânfora em terracota da Dinamarca e o Vaso Escandinavo em terracota. Ânfora em cerâmica. Museu Nacional, Copenhague.

Esculturas em metal Progresso: os artistas começaram a usar o metal em seus trabalhos; Método: Fôrma de barro ou técnica da cera perdida; Representações de guerreiros e mulheres ricas em detalhes; Constitui um precioso documento das roupas e atividades do Neolítico; Esculturas encontradas sobretudo na Escandinávia e na Sardenha. Escultura Neolítica em bronze. Museu Pigorini, Roma.

Como eram feitas as primeiras esculturas em metal? Método da Fôrma de Barro: Após construção da fôrma, era despejado o metal já derretido em fornos. O ferro fundido era deixado na fôrma de barro até que esfriasse. Depois de frio, a fôrma era quebrada. Obtinha-se, assim, uma escultura com a configuração dada ao barro. Técnica da cera perdida: Construção de um modelo em cera. Esse modelo era revestido de barro aquecido. Com o calor do barro, a cera derretia-se e escorria por um orifício propositalmente deixado na peça de cerâmica. Obtinha-se assim um objeto oco. Depois, por esse mesmo orifício, preenchia-se o objeto com metal fundido.Quando este estivesse endurecido e frio, quebrava-se o molde de barro. Dentro dele estava a escultura em metal, tal qual moldada anteriormente em cera.

Arquitetura Neolítica O homem do Neolítico começou a abandonar as cavernas e a construir suas próprias moradias. Dessas construções são conhecidos os Nuragues, edificações em pedra, sem nenhuma argamassa e em forma de cone truncado. Nuragues. Aldeia de Barumini, na Sardenha.

Arquitetura Neolítica São também desse período as construções denominadas Dolmens. Consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto. São dispostos em forma circular e de ferradura. O círculo exterior tem 100 m de diâmetro e os pilares medem 4,20 m de altura. São consideradas uma das primeiras obras de arquitetura que a História registra. Dolmens. Detalhe do Santuário de Stonehenge, Inglaterra. Planta do Santuário

Agora é com você. Mostre o que aprendeu respondendo o questionário Agora é com você! Mostre o que aprendeu respondendo o questionário! BOM TRABALHO!!