Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Maio / 2006.
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
Instrumentos de Avaliação - MEC
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
IV Seminário de Pesquisa em EaD
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Pederneiras- São Paulo
Curso de Docência Universitária
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Propostas de layout Modelo 1
ALEXANDRA ALINE VERA.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Papel do Monitor.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
A matriz importância x desempenho aplicada a uma instituição de ensino superior Carlos Cyrne.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Introdução à Educação à distância
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O uso das tecnologias na escola
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
O computador como Meio e como Fim...
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
Transcrição da apresentação:

Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior O caso da Universidade Federal do Ceará Raimundo Benedito do Nascimento Nicolino Trompieri Filho

Introdução As novas tecnologias da informação e comunicação permitem, entre outras possibilidades: Proporcionar rápida difusão de material didático de interesse para professores e alunos; A construção interdisciplinar de informações produzidas individualmente ou em grupo por parte dos alunos geograficamente dispersos; O desenvolvimento colaborativo de projetos e A permuta de projetos didáticos entre os professores.

Introdução Desde o ano de 1998, algumas disciplinas de cursos de graduação e de mestrado da Universidade Federal do Ceará vêm contemplando os alunos matriculados com a utilização do correio eletrônico, com o propósito de melhorar o intercâmbio das informações entre os estudantes e entre estes e os professores.

Educação a distância: fundamentos Educar em uma sociedade da informação significa capacitar as pessoas para o uso das tecnologias da informação e comunicação.

Educação a distância: fundamentos É uma abordagem antiga, iniciada no final do século XVIII, e fundamentada na transferência, via Correio, de material impresso. As novas tecnologias da informação e comunicação permitem fazer educação a distância em plataformas distintas, escolhendo a mídia mais apropriada e o conteúdo do curso, de acordo com o tipo de aluno e da infra-estrutura disponível.

Educação a distância: fundamentos Na educação a distância, o contato entre professor e aluno ocorre de maneira indireta, pois não estão fisicamente juntos, mas podem estar interligados por meio de ferramentas tecnológicas do tipo síncrona ou assíncrona.

Educação a distância: fundamentos A educação a distância caracteriza-se sob duas formas: Semipresencial: professores e alunos têm encontros em sala de aula convencional e a distância (via ferramentas tecnológicas síncrona ou assíncrona); Virtual: professores e alunos não se encontram juntos na mesma sala, exigindo meios que possibilitem a comunicação entre ambos, em particular, o correio eletrônico.

Correio eletrônico É um conjunto de caixas postais virtuais que recebe mensagens eletrônicas. É uma ferramenta de comunicação. É a aplicação mais popular da Internet.

Correio eletrônico: benefícios Flexibilidade (à mensagem podem ser anexados arquivos de qualquer tipo); Comunicação assíncrona; Tempo de espera: quase inexistente; Transmite quantidade imensa de informação rapidamente; Custo inferior;

Correio eletrônico no ambiente escolar Integração como rotina no cotidiano escolar; Facilidade de comunicação entre docentes e alunos; Ampliação do conteúdo curricular; Atualização de informações; Favorecimento da expressão escrita; Desenvolvimento de atividades de aprendizagem grupais; Incentivo à busca, organização, seleção e a comunicação em cada uma das áreas que compõe as propostas curriculares; Reconhecimento do papel das diferenças e semelhanças socioculturais.

Correio eletrônico no ambiente escolar Os cenários educacionais fundamentados nas novas tecnologias ensejam a troca de ideias e informações culturais, independentemente das fronteiras espaciais e temporais, visando à construção coletiva de conhecimentos pelo tratamento de informações compartilhadas.

Pesquisa: objetivo Avaliar como os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará reagem à utilização do correio eletrônico como recurso didático.

Pesquisa: amostra Em uma amostra aleatória de 123 alunos de disciplinas que usam o correio eletrônico, aplicou-se um instrumento, contendo duas escalas de opinião: Uma geral sobre o uso do correio eletrônico nas disciplinas ofertadas pelo curso; A outra buscando medir a opinião sobre o sucesso instrucional e a troca de experiências no uso das notas de aulas via correio eletrônico.

Pesquisa: resultados 27,6% dos entrevistados concordaram com a utilização do correio eletrônico como recurso didático (grau baixo de concordância); 72,5% dos respondentes apresentaram alto nível de concordância acerca do efeito desse tipo de técnica sobre o sucesso na aprendizagem e na melhoria da troca de experiências entre os alunos e entre estes e os professores.

Pesquisa: considerações complementares (benefícios) Verificou-se a ocorrência de redução nas atividades burocráticas em sala de aula (realização de chamadas, organização de grupos de trabalho, entre outras atividades); Professor passou a ter mais tempo para o atendimento individualizado (de alunos ou em pequenos grupos); Ocorreu uma organização mais natural dos grupos de trabalho, constituída com pequeno envolvimento do professor, permitindo maior entrosamento entre os alunos e entre estes e o professor nas atividades de sala de aula ou via correio eletrônico.

Pesquisa: considerações complementares (benefícios) Maior incidência de valoração positiva nos itens referentes ao apoio emocional, à motivação, à maior ajuda individual ao aluno e à maior flexibilidade no agrupamento de alunos.

Pesquisa: benefícios apontados pelos alunos da graduação Desenvolvimento de maior coleguismo, entusiasmo, apoio e maior facilidade na identificação de problemas de compreensão dos alunos.

Pesquisa: benefícios apontados pelos alunos do mestrado As notas de aula, via correio eletrônico, aumentam a motivação na disciplina.

Pesquisa: considerações complementares (custos) Observou-se uma redução da demanda de fotocópias; Em alguns casos, reduziu a necessidade de digitar textos, haja vista a utilização de scanner; Em outros casos, a necessidade de digitar textos aumentou em decorrência da não-disponibilidade de um scanner.

Pesquisa: considerações complementares Em relação à baixa incidência de concordância com a utilização da técnica, é possível que muitos alunos não disponham em sua residência de um computador pessoal, apesar de a Universidade garantir em suas dependências vários laboratórios de informática disponíveis para os estudantes.