Expansão marítimo e comercial européia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Expansão Marítima e os Descobrimentos
A Expansão Marítima Européia
Séculos XV e XVI Para consolidar o Estado Absolutista é preciso expandir os negócios.
EXPANSÃO MARÍTIMA SÉCULOS XV E XVI.
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
EXPANSÃO MARÍTIMA INTRODUÇÃO
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Expansão marítima portuguesa
Por :Natania Nogueira Professora de História
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
As Grandes Navegações Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
Expansão Marítima Oriental e Ocidental.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Aula 1 – As Grandes Navegações
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Expansão Marítima Européia Professor Ulisses Mauro Lima
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
EUROPA ANTES DO BRASIL.
Expansão marítimo-comercial portuguesa
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Expansão marítimo e comercial européia
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A Expansão Portuguesa.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
História Geral e do Brasil – 2.ª edição. José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Formação do Reino de Portugal 1137
H- 1 AULA 19 Prof. Fernando Gondim
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Rotas das grandes navegações europeias do século XVI
Expansão Marítima e Comercial
Expansão Marítima Europeia e Mercantilismo
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
Grandes Navegações A Centralização do poder nas mãos do rei absoluto facilitou a busca de novas terras para a nobreza e de novas rotas comerciais para.
A EXPANSÃO MARÍTIMO COMERCIAL PORTUGUESA
A Europa Moderna – As Grandes Navegações Capítulo 8
Expansão Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
Expansão Marítima Européia
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Expansão marítimo e comercial européia
Transcrição da apresentação:

Expansão marítimo e comercial européia As Grandes Navegações Expansão marítimo e comercial européia

Introdução Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.

A expansão marítimo- comercial européia, ocorrida a partir do século XV, fez parte do processo histórico no qual as burguesias européias buscavam ampliar seus lucros por meio da criação de novas e lucrativas rotas comerciais.

FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANSÃO Centralização Política: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegação; O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas idéias e uma evolução técnica; Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do século XIV; Expandir a fé católica;

As Grandes Navegações Causas do pioneirismo português Formação das monarquias nacionais ibéricas (Estados Modernos) precocemente; Revolução de Avis (Aliança entre a monarquia e a burguesia = interesses mercantis); Posição Geográfica Favorável; Escola de Navegação de Sagres; Invenções: astrolábio, bússola e caravela; Espírito “cruzadístico” português.

ESCOLA DE SAGRES Centro de Estudos Náuticos, fundado pelo infante Dom Henrique, que manteve até a sua morte, em 1460, o monopólio régio do ultramar. O "Príncipe perfeito" Dom João II (1481- 1495) continuou o aperfeiçoamento dos estudos náuticos com o auxílio da sua Junta de Cartógrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho marítimo para as índias.

Bússola, Astrolábio e Quadrante: utilizavam a localização dos astros como pontos de referência.

A noite, podemos nos orientar pelo Cruzeiro do Sul   A noite, podemos nos orientar pelo Cruzeiro do Sul. O Cruzeiro do Sul é uma constelação que possui a forma de um cruz. A ponta da cruz indica sempre a direção sul.

Embarcações A grande novidade deste navio foi a utilização das velas triangulares em mar aberto, as quais permitiam que a caravela avançasse em zig- zag mesmo com ventos contrários. As caravelas não possuíam os mesmos tamanhos: as pequenas levavam entre vinte e cinco a trinta homens e as maiores chegavam a levar mais de cem homens a bordo. Geralmente a tripulação era formada por marinheiros muitos jovens, os capitães podiam ser rapazes de vinte anos de idade.

Viagem de Bartolomeu Dias

Viagem de Fernão de Magalhães

Navegações portuguesas e os descobrimentos No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes navegações: é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias. Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou à Calicute e pôde desfrutar de todos os benefícios do comércio direto com o oriente. Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos.

Navegações portuguesas e os descobrimentos Outro importante feito foi a chegada das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de 1500. Após fazer um reconhecimento da terra “descoberta", Cabral continuou o percurso em direção às Índias. Em função destes acontecimentos, Portugal tornou- se a principal potência econômica da época.

Navegações Espanholas A Espanha também se destacou nas conquistas marítimas deste período, tornando-se, ao lado de Portugal, uma grande potência. Enquanto os portugueses navegaram para as Índias contornando a África, os espanhóis optaram por um outro caminho. O genovês Cristovão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlântico Colombo tinha o conhecimento de que nosso planeta era redondo, porém desconhecia a existência do continente americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda não conhecido dos europeus.

Triângulo comercial