Arquitetura básica de um Computador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Advertisements

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Tecnologias da Informação e da Comunicação
Arquitetura e organização de computadores
Entrada e Saída Introdução.
Sistema de numeração decimal
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Prof. Wanderley
Eletrônica Digital Códigos Binários
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Introdução à Informática
Etec Dr. Emilio Hernandez Aguilar
Base de um Sistema de Numeração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos
CODIFICAÇÃO Prof. Sérgio Lima.
Conceitos Introdutórios
Arquitetura de Computadores
Sistemas de Numeração Sistemas Numéricos de Interesse
Sistemas Numéricos Sistemas Numéricos de Interesse
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Bits e Bytes Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o.
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
AULA 1.
Sistemas Operacionais
Formadora: Patrícia MateusArquitectura de Computadores – Técnico de Sistemas Nível 3 1 Sistemas de Numeração ARQUITECTURA INTERNA DE COMPUTADORES.
Arquitectura de Computadores – Técnico de Sistemas Nível 3
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?
Sistemas de Numeração.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Organização de Computadores
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução à INFORMÁTICA
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
Conceitos Básicos de Informática
Introdução à Informática
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Componentes de um Sistema de Computação
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Fundamentos de Sistemas Operacionais
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Sistemas de Numeração Métodos para representar quantidades
Hierarquia de Memória Arquitetura de Computadores Aula 4 – Memória 23/08/2012 Bruno Iran Ferreira Maciel Mestrando em Ciências da Computação – Cin/UFPE.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Computação Eletrônica 2
Introdução à Informática
O Computador.
Memória.
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Codificadores e Decodificadores
Sistemas computacionais
Introdução a Informática
Introdução à Computação
O Portal do Estudante de Computação
Codificação Daniel Vieira.
Como Funciona o Computador
Organização e Arquitetura de Computadores A.L.Lapolli – Organização e Arquitetura de Computadores Objetivo: Objetivo: Conhecer os sistemas.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
 Processamento de dados: requer a execução de uma série de passos, o programa (software)  Cada passo é uma instrução, ou ordem de comando, dada ao.
|PAULANINA| Byte Bits. Bits/Bytes Os computadores só “percebem ” o que lhes dizemos através de impulsos elétricos, que PODEM SER representados por: 1.
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 5. Representação de Caracteres Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
STC 5 Professora Helena Oliveira Curso EFA AEOH Fábio Rodrigues Rafael Lourenço.
Transcrição da apresentação:

Arquitetura básica de um Computador Prof. Ricardo S. Casado

O Hardware

O Hardware

A Memória do Computador A memória do computador é dividida em unidades pequenas e de mesmo tamanho, chamadas PALAVRAS, sendo que cada uma tem um único endereço. Os endereços são permanentes (vêm de fábrica) e não podem ser modificados pelo programador.

A Memória do Computador A PALAVRA é formada por um grupo de 2, 4, 6 e até 8 BYTES (depende do modelo de computador). EXEMPLO: Palavra de 4 BYTES

A Memória do Computador BYTE (binary term): Unidade básica da informação. O BYTE é composto por 8 BITS; BIT (binary digit): Dígitos binários.

A Memória do Computador Os computadores armazenam as informações e fazem todo seu tratamento baseado em fenômenos sobre sistemas BIESTÁVEIS. Os símbolos básicos usados para representar os dois estágios são 0 e 1 (dígitos binários).

A Memória do Computador Interligando todas as partes do computador, existem “fios” por onde “circulam” os bits. Computador de 16 bits: Existem 16 fios para o transporte dos dados. Computador de 32 bits: Existem 32 fios para o transporte dos dados. Computador de 64 bits: Existem 64 fios para o transporte dos dados.

A Memória do Computador Armazenamento de informações NÃO NUMÉRICAS. É feita através de um esquema de codificação. Dois métodos de codificação são os mais populares na indústria de computadores: Código EBCDIC (8 bits) – Extended Binary Coded Decimal Interchange Code; Código ASCII (7 bits) – American Standard Code for Information Interchange.

A Memória do Computador Código ASCII (7 bits) - cada byte armazena um caractere: algarismo, letra, símbolo ou caractere de controle.

A Memória do Computador Código ASCII (7 bits) Possibilidade de 2^7 representações diversas (128 caracteres). Alfabeto inglês em letras minúsculas e maiúsculas (52); Caracteres decimais numéricos (10); Caracteres especiais e de operação (33); Caracteres de controle (33).

A Memória do Computador Armazenamento de informações NUMÉRICAS A representação de grandezas numéricas está fundamentalmente LIGADA À ARQUITETURA do computador e aos TIPOS DE DADOS de cada linguagem. Linguagens voltadas para a ÁREA CIENTÍFICA caracterizam-se por terem tipos de dados que possibilitam cálculos mais COMPLEXOS.

A Memória do Computador Armazenamento de informações NUMÉRICAS (Exemplo em PASCAL). Utiliza 2 bytes (16 bits) para armazenar um valor decimal inteiro (tipo integer). 1 bit é utilizado para o sinal e 15 bits para o módulo do número (0 positivo e 1 negativo). Qual o MAIOR valor do tipo INTEGER que o PASCAL aceita?

A Memória do Computador A MEMÓRIA É DIVIDIDA EM CAMADAS: Memória cache; Memória principal; Memória auxiliar.

A Memória do Computador A memória é dividida em camadas: MEMÓRIA CACHE Camada mais próxima do processador; Funcionamento muito rápido; Alto custo; Pequena, devido ao custo. * A diferença fundamental entre a memória cache e a memória RAM é o tipo de célula usado. A memória cache é formada por células de memória SRAM, que são tipicamente formadas por conjuntos de 6 transistores, onde 4 deles formam a estrutura que mantém a carga e os outros dois controlam o acesso para leitura e gravação. Se você pudesse olhar um chip de memória SRAM com um microscópio de elétrons, veria uma estrutura similar a essa:

MEMÓRIA CACHE

A Memória do Computador MEMÓRIA PRINCIPAL: Dados que não cabem na memória cache residem na memória principal; Mais lenta; Maior que a cache; Custo inferior a cache.

A Memória do Computador MEMÓRIA AUXILIAR: Armazenam os dados que não cabem na memória principal; Podem reter grande quantidade de dados; Os dados não são perdidos quando os computadores são desligados; Funcionamento muito lento (mecânico).

MEMÓRIA AUXILIAR

A Memória do Computador Memória auxiliar (discos magnéticos); Dois tipos de disco: Discos magnéticos rígidos Winchesters, Hard Disk; Discos magnéticos flexíveis Disquetes ou floppy; Os dados e programas devem primeiro ser transferidos para a memória principal antes de serem processados.

A Memória do Computador O PORTE do computador depende de: Componentes (essência da memória e do processador); Arquitetura; Periféricos; Software básico. O tamanho da memória principal é um dos indicadores do porte do computador; Unidade de medida BYTE.

A Memória do Computador