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ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

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Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES"— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
SIMONE MARKENSON Rio de Janeiro, 28 de MAIO de 2011(caixa alta e baixa)

2 CONTEÚDO DA AULA RÁPIDA REVISÃO CONVERSÃO DE BASE: DECIMAL  BINÁRIO
DECIMAL  HEXADECIMAL HEXADECIMAL  BINÁRIO BINÁRIO  HEXADECIMAL NÚMEROS NEGATIVOS REPRESENTAÇÃO DE CARACTERES

3 RESUMO DA AULA 2 Os números podem ser representados em bases diferentes As bases 2 e 16 são as mais utilizadas na informática Saber trabalhar com números binários e seus múltiplos é fundamental e facilitará seu trabalho Você deve praticar! E lembrem-se... existem 02 tipos de pessoas no mundo, as que conhecem números binários e as que não conhecem

4 COM QUE BASE EU VOU? COMO CONVERTER ENTRE AS BASES?
Decimal  Binário Decimal  Hexadecimal Binário  Hexadecimal Hexadecimal  Binário

5 Decimal  Binário REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 2 enquanto quociente zero 451 |_2_ |_2_

6 Decimal  Binário REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 2 enquanto quociente zero 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_

7 Decimal  Binário REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 2 enquanto quociente zero 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ quociente =

8 Decimal  Binário REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ Então: 45110 =

9 Decimal  Binário REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ Então: 45110 = Provando (Binário => Decimal): 1*28+1*27+1*26+1*21+1*20 = 451

10 Decimal  Hexadecimal REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 16 enquanto quociente zero 451 |_16_ |_16_ |_16_ quociente =

11 Decimal  Hexadecimal REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_16_ |_16_ |_16_ quociente = C vale 12 Então: 45110 = 1C316

12 Decimal  Hexadecimal REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_16_ |_16_ |_16_ quociente = C vale 12 Então: 45110 = 1C316 Provando (Hexadecimal => Decimal): 1*162+12*161+3*160 = 451

13 Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal...
Binária  Hexadecimal Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal... ... pois, lembre-se que 24 = 16

14 Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal...
Binária  Hexadecimal Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal... ... pois, lembre-se que 24 = 16 3

15 Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal...
Binária  Hexadecimal Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal... ... pois, lembre-se que 24 = 16 3 C 1

16 Cada algarismo é representado por 4 bits...
Hexadecimal  Binário Cada algarismo é representado por 4 bits... ... pois, lembre-se que 24 = 16 1 C R:

17 Cada algarismo é representado por 4 bits...
Hexadecimal  Binário Cada algarismo é representado por 4 bits... ... pois, lembre-se que 24 = 16 1 C R:

18 Cada algarismo é representado por 4 bits...
Hexadecimal  Binário Cada algarismo é representado por 4 bits... ... pois, lembre-se que 24 = 16 1 C R: 1

19 E OS NÚMEROS NEGATIVOS? -10 = 1 1010 SINAL e MAGNITUDE magnitude sinal
-10 = SINAL e MAGNITUDE magnitude sinal Um bit reservado para sinal Duas representações para o ZERO

20 E OS NÚMEROS NEGATIVOS? Complemento a 1 -10 = 1 0 1 0 1
sinal Complemento a 1 -10 = 1010 invertido Diferença entre cada algarismo do número e o maior algarismo possível na base Para a base 2 o maior algarismo é o 1 e, para este caso, equivale a inverter todos os dígitos Para n bits metade das combinações representa números positivos e a outra metade números negativos Duas representações para o ZERO

21 E OS NÚMEROS NEGATIVOS? Complemento a 2 -10 = 1 0 1 1 0
sinal Complemento a 2 -10 = Obtido a partir do complemento a 1 de um número binário, somando-se 1 Para n bits metade das combinações representa números positivos e a outra metade números negativos Uma única representação para o ZERO Representação mais utilizada

22 SOMANDO E SUBTRAINDO Dois números positivos, representados por seis bits (n=6): 10 = (001010)2 e 7 = (000111)2 Soma:   17 Subtração: 10 – 7  ? 7 – 10  ?

23 SOMANDO E SUBTRAINDO SM C1 C A operação depende da forma de representação do número negativo

24 Lembre-se que para subtrair 1 de 0 é preciso “pedir emprestado”
SOMANDO E SUBTRAINDO SINAL E MAGNITUDE Registra o sinal do maior número e subtrai a magnitude (10) (-7) (3) Lembre-se que para subtrair 1 de 0 é preciso “pedir emprestado”

25 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010 +1
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 +1 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)

26 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)

27 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)

28 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)

29 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)

30 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)

31 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)

32 SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)

33 LETRAS E SÍMBOLOS American Standard Code for Information Interchange (ASCII)


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