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ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
SIMONE MARKENSON Rio de Janeiro, 28 de MAIO de 2011(caixa alta e baixa)
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CONTEÚDO DA AULA RÁPIDA REVISÃO CONVERSÃO DE BASE: DECIMAL BINÁRIO
DECIMAL HEXADECIMAL HEXADECIMAL BINÁRIO BINÁRIO HEXADECIMAL NÚMEROS NEGATIVOS REPRESENTAÇÃO DE CARACTERES
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RESUMO DA AULA 2 Os números podem ser representados em bases diferentes As bases 2 e 16 são as mais utilizadas na informática Saber trabalhar com números binários e seus múltiplos é fundamental e facilitará seu trabalho Você deve praticar! E lembrem-se... existem 02 tipos de pessoas no mundo, as que conhecem números binários e as que não conhecem
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COM QUE BASE EU VOU? COMO CONVERTER ENTRE AS BASES?
Decimal Binário Decimal Hexadecimal Binário Hexadecimal Hexadecimal Binário
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Decimal Binário REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 2 enquanto quociente zero 451 |_2_ |_2_
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Decimal Binário REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 2 enquanto quociente zero 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_
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Decimal Binário REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 2 enquanto quociente zero 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ quociente =
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Decimal Binário REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ Então: 45110 =
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Decimal Binário REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ |_2_ Então: 45110 = Provando (Binário => Decimal): 1*28+1*27+1*26+1*21+1*20 = 451
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Decimal Hexadecimal REGRA: 1) Realizar divisões sucessivas por 16 enquanto quociente zero 451 |_16_ |_16_ |_16_ quociente =
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Decimal Hexadecimal REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_16_ |_16_ |_16_ quociente = C vale 12 Então: 45110 = 1C316
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Decimal Hexadecimal REGRA: 2) Os “restos” irão formar o número convertido 451 |_16_ |_16_ |_16_ quociente = C vale 12 Então: 45110 = 1C316 Provando (Hexadecimal => Decimal): 1*162+12*161+3*160 = 451
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Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal...
Binária Hexadecimal Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal... ... pois, lembre-se que 24 = 16
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Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal...
Binária Hexadecimal Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal... ... pois, lembre-se que 24 = 16 3
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Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal...
Binária Hexadecimal Cada quatro bits formam um algarismo hexadecimal... ... pois, lembre-se que 24 = 16 3 C 1
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Cada algarismo é representado por 4 bits...
Hexadecimal Binário Cada algarismo é representado por 4 bits... ... pois, lembre-se que 24 = 16 1 C R:
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Cada algarismo é representado por 4 bits...
Hexadecimal Binário Cada algarismo é representado por 4 bits... ... pois, lembre-se que 24 = 16 1 C R:
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Cada algarismo é representado por 4 bits...
Hexadecimal Binário Cada algarismo é representado por 4 bits... ... pois, lembre-se que 24 = 16 1 C R: 1
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E OS NÚMEROS NEGATIVOS? -10 = 1 1010 SINAL e MAGNITUDE magnitude sinal
-10 = SINAL e MAGNITUDE magnitude sinal Um bit reservado para sinal Duas representações para o ZERO
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E OS NÚMEROS NEGATIVOS? Complemento a 1 -10 = 1 0 1 0 1
sinal Complemento a 1 -10 = 1010 invertido Diferença entre cada algarismo do número e o maior algarismo possível na base Para a base 2 o maior algarismo é o 1 e, para este caso, equivale a inverter todos os dígitos Para n bits metade das combinações representa números positivos e a outra metade números negativos Duas representações para o ZERO
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E OS NÚMEROS NEGATIVOS? Complemento a 2 -10 = 1 0 1 1 0
sinal Complemento a 2 -10 = Obtido a partir do complemento a 1 de um número binário, somando-se 1 Para n bits metade das combinações representa números positivos e a outra metade números negativos Uma única representação para o ZERO Representação mais utilizada
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SOMANDO E SUBTRAINDO Dois números positivos, representados por seis bits (n=6): 10 = (001010)2 e 7 = (000111)2 Soma: 17 Subtração: 10 – 7 ? 7 – 10 ?
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SOMANDO E SUBTRAINDO SM C1 C A operação depende da forma de representação do número negativo
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Lembre-se que para subtrair 1 de 0 é preciso “pedir emprestado”
SOMANDO E SUBTRAINDO SINAL E MAGNITUDE Registra o sinal do maior número e subtrai a magnitude (10) (-7) (3) Lembre-se que para subtrair 1 de 0 é preciso “pedir emprestado”
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010 +1
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 +1 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111000 (-7) 000010
COMPLEMENTO A 1 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número é somado ao resultado Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000010 (3) “vai um” (-10) (7) 111100 (-3)
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)
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SOMANDO E SUBTRAINDO 1 11 “vai um” 001010 (10) + 111001 (-7) 000011
COMPLEMENTO A 2 Efetua a soma bit a bit (inclusive sinal) “vai um” para fora do número indica resultado positivo Se não houver “vai um” para fora do número, o resultado é negativo e deve ser complementado (mantendo o sinal) “vai um” (10) (-7) 000011 (3) “vai um” (-10) (7) 111101 (-3)
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LETRAS E SÍMBOLOS American Standard Code for Information Interchange (ASCII)
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