Para fazer nova camada com traços ou áreas
Escolha line para linha
Crie um nome para o arquivo que será uma camada (um shape) no futuro
Repare no quadrado tracejado, isso indica que a área está pronta para edição!
Selecionar linha para desenhar
Você deve fechar o polígono!
Para fazer terminar a edição da camada nova
Salve as modificações da nova camada!
Selecione o t com etiqueta para nomear cada área
Selecione a etiqueta para saber que espécie está registrada naquele ponto
S. platensis área 11 área 21 MATRIZ PARA APE
1) Comando de busca bandb; 2) Savetrees file=teste.tre para salvar as árvores*; 3) Se houver mais de uma árvore, digitar contree /savetree file=tcon.tre. *o arquivo será salvo no mesmo lugar em que a matriz se encontra! Primeiro, abrir a matriz de dados que você criou; Quando procurar o arquivo, que deve ser uma matriz feita conforme o exemplo matriz.txt (com extensão.txt), existirão duas opções (editar ou executar)... Execute. Se existir erro, o programa avisará! DEPOIS
-a interpretação será feita a partir do conjunto de etapas mostrado na figura. Esse é o mapa final!!!! As áreas hachuradas (que você construirá) foram baseadas na amplitude de distribuição das espécies agrupadas pelo cladograma da anãlise de parcimônia de endemismos
Abrir o arquivo de dados (sua matriz matriz.txt)
Essa é a tela que aparecerá com a matriz podendo ser visualizada caso você clique na figura indicada
Para abrir a árvore, você deve ter carregado a matriz antes. Após carregá-la, vá no local indicado e clique em Make new tree blocks from e depois Use trees from separate Nexus file. Só então aparecerá a janela abaixo pedindo o arquivo tcon.tre ou teste.tre, caso seja só uma árvore.
Se forem muitas árvores, ele vai perguntar se você quer visualizar todas elas...
...e quantas você quer ignorar; no caso, nenhuma é claro!
Aqui, o programa pergunta se você quer colocar as árvores em uma janela separada. Clique em Separate.
Diga yes!
Voilà!
Se você usar a ferramenta indicada nos ramos da árvore, ela ficará toda arrumadinha assim!!!
Para visualizar as espécies na árvore, clique em Analysis e Trace character history. Aparecerá essa janela, selecione Stored characters
Escolha agora Parsimony Ancestral States
Pronto, agora você tem cada caráter, quer dizer espécie, traçada em sua árvore. Lembre-se que a presença dela é 1 e ausência dela é 0! Aqui você pode passear pelos caracteres!
Para escolher as espécies boas, você deve olhar o CI. Ele tem que ser igual a 1.0. Para tanto, vá em Analysis e selecione Values for current trees; depois escolha Consistency index for character, stored characters. Aí aparecerá essa janelinha verde. Pronto! Clique na pequenina seta do lado direito. Lá você poderá passar os caracteres!