A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
Advertisements

Formação Estelar Tauã I. de Lucena Rasia.
A evolução do Conhecimento
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Formação do Sistema Solar
O que existe no Universo
Sistema Solar.
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
ORIGEM DO UNIVERSO No princípio, havia uma grande concentração de matéria e energia… até que, aproximadamente, 15 bilhões de anos atrás…, houve uma grande.
SISTEMA SOLAR.
Unidade 2: Terra, um planeta único e especial!
Unidade 2: Terra, um planeta único e especial.
IV Tectónica de Placas.
Por Silvia R. Calbo Quão pouco sabemos * Graças a objetos primitivos como meteoritos,rochas terrestres, lunares e cometas. *Traçar a origem dos Sistema.
Introdução ao Heliocentrismo e Geocentrismo - Parte I Imagem: - "O Astrônomo": Pintura em óleo sobre.
Introdução ao Heliocentrismo e Geocentrismo - Parte I Imagem: - "O Astrônomo": Pintura em óleo sobre.
ESTA É A VIA LÁCTEA NOSSA CIDADE, ONDE MORAMOS
A profissão de astrônomo
História da Astronomia
UNIVERSO: Nascimento, Vida e Morte das Estrelas
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA.
Modelo geocêntrico de Ptolomeu Modelo heliocêntrico de
Satélites Planetários
ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Ciência e Conhecimento científico
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Teoria da Tectónica de Placas
O Sistema Solar Escola secundária de S. João da talha
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Origem do Sistema Solar
A TERRA NO UNIVERSO.
Escola Secundária de São João da Talha
A origem dos elementos químicos
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Ciências Físico-Químicas
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
Power Point feito por: Pedro Alexandre Machado Nunes Correia
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Escola Secundaria de São João da Talha
METODOLOGIA DA PESQUISA
Localização da Terra no Universo
Perguntas e respostas.
Universo - teorias.
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Distâncias no Universo
Berçários Estelares : O Meio Interestelar e Formação de Estrelas
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
Johannes Kepler Observatório Nacional - Astrofísica Estelar 2007
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
As estrelas parte II André Luiz da Silva Minicurso de
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Biologia/Geologia I Tema II A Terra, um planeta muito especial Magda Charrua 2011/2012 BG I turma CT - COLÉGIO DA LAPA 1.
Ciências Naturais – 7.º ano
GEOGRAFIA.
Buracos negros João Calhau Lino Rodrigues Guilherme Pereira
A Terra – Um Planeta muito especial
Formação do Sistema Solar e a sua constituição
O homem veio do macaco? Até meados do século 19 muitas pessoas acreditavam que os organismos surgiam com uma forma e permaneciam indefinidamente com essa.
ARQUITECTURA DO UNIVERSO
As estrelas parte II Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel André Luiz da Silva Observatório Dietrich Schiel /CDCC/USP.
Energia Fontes e formas de energia. MATÉRIA E ENERGIA Page 02 Luciana Melo Almeida.
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Lição nº de Setembro de 2010.
A Terra, um Planeta muito especial
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA A dinâmica terrestre explicada por contraccionistas e imobilistas.
A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar)
Transcrição da apresentação:

A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar) PORQUÊ?? COMO??? Qual???..........?????? A CIÊNCIA EXPLICA… (tenta explicar)

HIPÓTESE é testada por observação ou experimentação, os resultados levam a rejeitar ou apoiar a hipótese é uma tentativa de explicação das observações/do problema

TEORIA devem estar de acordo com as evidências existentes/factos disponíveis. Uma teoria é, geralmente, apoiada por muito mais evidências do que uma hipótese. é uma explicação de um conjunto de observações ou fenómenos relacionados. Tem uma aplicação muito mais ampla do que uma hipótese. Muitas vezes resultam de hipóteses que foram testadas, repetidamente, com sucesso. Todas as teorias podem ser submetidas a novas verificações, que podem levar à sua modificação ou, embora mais raramente, ao seu abandono. As teorias científicas excluem explicações sobrenaturais porque não podem ser testadas por procedimentos científicos.

ORIGEM DO SISTEMA SOLAR: algumas teorias Teoria da Colisão Conde de Buffon, Georges -Louis Leclerc (1707-1788) www.aics-research.com www.daviddarling.info/images/Buffon _theory.jpg

Chamberlain e Moulton (1900) “ Antes de existirem os planetas uma outra estrela teria passado junto do Sol, arrancando parte dele. O material ter-se-ia condensado em blocos que ficariam orbitando na direcção em que haviam sido arrancados. Os pedaços ter-se-iam juntado, formando deste modo os planetas.” www.astro.rug.nl

Teoria Nebular (proposta em finais do séc. XVIII por Kant e Laplace) Immanuel Kant (1724-1804) www.ifi.unicamp.br/~ghtc/Universo/kant.jpg Pierre Laplace (1749-1827) www.bo.astro.it/.../planets/stoimm/laplace.jpg

1. Nébula (nuvem interestelar de gás e poeiras), em rotação lenta, contrai-se

2.Como resultado da contracção e da rotação forma-se um disco plano que roda rapidamente. No centro do disco forma-se o proto-sol.

3.Nas regiões do disco mais próximas do proto-sol, pequenos grãos sólidos colidem e aglutinam-se formando planetesimais.

4. Na região mais interna do disco formam-se, por acreção de planetesimais devida a atracção gravitacional, os planetas telúricos. Os planetas gigantes formam-se nas zonas mais afastadas do centro do disco.

Teoria Nebular: evidências a favor idade idêntica para todos os corpos do sistema solar; regularidade das órbitas planetárias, são órbitas elipsóides, quase circulares: todas as órbitas são quase complanares, formando um disco; todos os planetas percorrem as suas órbitas em sentido directo; quase todos os planetas têm movimentos de rotação no mesmo sentido; a densidade dos planetas mais próximos do Sol é superior à dos planetas mais afastados, o que está de acordo com a posição em que se terão formado numa nébula em rotação. Questões ainda por responder: ex: a baixa velocidade de rotação do Sol.

Sputnik ,4 de Outubro de 1957 http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Sputnik_asm.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Lancio_sputnik.jpg

A tecnologia ao serviço da ciência e não só…..

1. Comenta a afirmação:”Em Ciência existem verdades absolutas e consensos generalizados.” 2. A Astronomia é uma das ciências que mais evoluiu tecnológica e cientificamente nos últimos anos, fruto de avultados investimentos em projectos de exploração espacial. Quais os principais interesses económicos e estratégicos da exploração espacial?

Bibliografia: Freedman, R.A.; Kaufman III, W.J., (2005), Universe, 7ª ed, USA; W.H. Freeman and Company - Silva, A. D. ; e outros, (2007), Terra, Universo de Vida, 1ª Parte -Geologia , Biologia e Geologia, Ano 1,Porto, Porto Editora - Smith, G. A., Pun, A., (2006), How does earth work?, USA; Pearson Prentice Hall