Os objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:

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Transcrição da apresentação:

Os objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade: Possibilitar o reconhecimento de documentos cartográficos. Identificar os elementos que compõem os mapas. Desenvolver a habilidade de ler os mapas. Diferenciar os tipos de mapas. Compreender a importância da escala na confecção e leitura dos mapas. Distinguir os diferentes tipos de escalas. Calcular a escala dos mapas.  A escala dos mapas que estão sendo apresentados nos slides foi calculada para a versão impressa do livro didático, segundo um tamanho pré-definido. Quando o mapa é projetado em meio digital, não há como recalcular e ajustar automaticamente essa proporção. Assim, explicar aos alunos que, conforme o tamanho da tela utilizada na projeção, a escala gráfica pode estar com mais ou com menos um centímetro de intervalo, o que é incorreto. Mas os alunos podem visualizar o mapa no livro didático, a fim de ter a correta noção da escala utilizada. 1

EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA Povos primitivos

Chineses

Eratóstenes - calculou o perímetro da Terra Tales de Mileto – a Terra flutuava no espaço

Pitágoras – esfericidade da Terra Hiparco – coordenadas geográficas

ESTRABÃO = STRABO GEOGRAFIA CLÁUDIO PTOLOMEU TEORIA GEOCÊNTRICA

PTOLOMEU – formas da Terra

Império romano – rotas comerciais e delimitação de territórios

IDADE MÉDIA AL-IDRISI (séc. XII): classificação climática ÁRABES IBN BATTUTA: regiões quentes são habitáveis

IDADE MODERNA GRANDES NAVEGAÇÕES = GEOGRAFIA DESCRITIVA Utilizada para rotas de viagense informações do local colonizado. Eis o trecho final da carta que Pero Vaz de Caminha enviou a Dom Manuel Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa.

SÉCULO XX Guerra Fria – evolução de tecnologias voltadas para a cartografia, como o Landsat – hoje o GPS ou o Glonass

Sensoriamento remoto

14

Mapa com escala calculada para a versão impressa do material didático. 15

16

17

18

Quanto à deformação Conforme: conservam os ângulos entre os meridianos e os paralelos, mantendo as formas; deformam as áreas. 19

Quanto à deformação Equivalente: conservam as áreas; as formas são deformadas. 20

Quanto à deformação Equidistante: os comprimentos dos meridianos e paralelos são mantidos; há deformação de áreas e formas. 21

22

Quanto ao tipo Cilíndricas: os paralelos e meridianos são representados em linha reta. 23

Quanto ao tipo Cônica: apresentam paralelos circulares e meridianos radiais (partem de um mesmo centro). 24

Quanto ao tipo Azimutais: apenas um paralelo ou um meridiano é representado em linha reta (aquele que passar no centro da projeção). 25

Quanto à deformação Equidistante: os comprimentos dos meridianos e paralelos são mantidos; há deformação de áreas e formas. 26

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Projeção de Bartholomeu

Quanto à deformação Equivalente: conservam as áreas; as formas são deformadas. 29

PROJEÇÃO DE MERCATOR: EUROCÊNTRICA E CONFORME (SÉC. XVI)

PROJEÇÃO DE PETERS: EQUIVALENTE/SUBDESENVOLVIDA (1970)

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Quanto ao tema Gerais: políticos, físicos, planisférios, que representam regiões continentais ou países. Especiais: representam fatos, dados ou fenômenos específicos, como as cartas náuticas, aéreas, cadastrais, econômicos, artísticos, etc. Temáticos: representam a estrutura geológica, climas, populacional, geomorfologia, históricos, economia, etc. 34

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Anamorfose Privilegia as informações quantitativas do tema em questão, sendo os países representados conforme essa informação, não tendo relação com a sua forma e tamanho. 38

População Mundial – Pop. Absoluta

Pegada Ecológica