JACKSON POLLOCK Pollock, Rothko, Barnett Newman e De Kooning são os principais artistas da Pintura Norte-Americana, Expressionismo Abstrato e Gestual Nos anos 1930, ele integra o grupo dos artistas de Nova Iorque Participou da Seção de Cavalete do Projeto de Arte Federal dos anos 1930, estando voltado para a abstração, o modernismo, o muralismo (e o monumentalismo) Envolveu-se com a política de esquerda através do Sindicato dos Artistas (NY)
Jackson Pollock Entre 1938 e 1948, deslocou-se para as preocupações da abstração dos anos 50 Obliterar a iconografia social Diminuir o significado socialmente simbólico e óbvio Guinada em direção a formas e ritmos da natureza, biomorfismo, mitos de origem, surrealismo e psicanálise junguiana Novo senso trágico
Jackson Pollock e Greenberg A abstraçãoi é o rumo para uma arte pós- representacional Há uma mudança do centro gravitacional da arte da Europa para os EUA NOVA FORMA GERAL DA ORGANIZAÇÃO PICTÓRICA Rejeição dos recursos narrativos e realistas Técnica do gotejamento (dripping) Uso da tele estendida no chão, fora do chassi e sem corte
Pollock e Greenberg Desenhar com a tinta, formando uma teia compositiva com elementos cromáticos e lineares, com a criação de ilusões espaciais Investigação da percepção, impacto sensorial Movimento e ritmo – o gestual, o compositivo total (all-over) – performance (movimentos e ações) com o corpo, feitas pelo artista Filmes: POLLOCK; O SORRISO DE MONALISA