DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

SISTEMA NERVOSO / POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
GAMETOGÊNESE.
Desenvolvimento do Sistema Nervoso.
Potenciais de membrana e potenciais de ação
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO.
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
Como funciona a memória?
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
O SISTEMA NERVOSO Centro de controle.
SISTEMA NERVOSO.
 RACIOCÍNIO FISIOLÓGICO APLICADO
HISTOLOGIA 2 TECIDO MUSCULAR E TECIDO NERNOSO.
SISTEMA NERVOSO Divisões SNCentral – cérebro e medula espinhal
REGULAÇÃO NERVOSA E HORMONAL EM ANIMAIS
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
Edilene , Carol e Ana Laura
NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
Potenciais de Membrana Sinapse
Professor: Gurgel Filho
Sistema Nervoso.
Conexionismo.
Comunicações celulares por meio de sinais químicos
Edilene , Janaina e Ana Laura
Redes neurais artificiais
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
SISTEMA NERVOSO.
REDES DE COMPUTADORES II
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO NERVOSO NEURÔNIO: célula nervosa especializada na condução dos impulsos nervosos. ORIGEM: ectodérmica.
Sistema nervoso.
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO
TECIDO NERVOSO.
Sistema Nervoso.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
ESCLEROSE MÚLTIPLA.
1/8/2015 Professor Marcello 1. 1/8/2015 Professor Marcello 2.
O Que São as Redes Neurais Artificiais
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Inteligência Artificial
TECIDO NERVOSO Prof. Me. Leandro Parussolo
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
S I T E M A N R V O.
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO INTRODUÇÃO.
É formado por células denominadas neurônios
Prof. Claudinei Sousa Lima
Desenvolvimento Interpessoal
Tecido Nervoso.
Plasticidade Neuronal
TECIDO NERVOSO Origem: _ ectodérmica Funções: _ forma o sistema nervoso que juntamente com o sistema endócrino comanda e coordena todas as funções orgânicas.
Tecido Nervoso.
Tecido Nervoso Cristiane Barroso. Origem ectodérmica; Forma do sistema nervoso e com o sistema endócrino, coordena as funções orgânicas; Composta por.
Sistema nervoso e coordenação. Coordenação nervosa  envolve neurônios e seus efeitos são rápidos e temporários. Coordenação hormonal  envolve hormônios.
Sistema Nervoso BALA 2011.
SISTEMA NERVOSO.
Tecido Nervoso. Coordena a função de vários órgãos especializados Acha-se distribuído pelo organismo formando uma rede de comunicações, que constitui.
O neurónio e a transmissão nervosa. 2/12 Corpo celular Núcleo Dendrites Axónio Bainha de mielina Arborização terminal Fibras musculares.
Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

O desenvolvimento do sistema nervoso inicia-se de poucas células do embrião, denominadas células-tronco neurais, e sofre, ainda no útero, um explosivo crescimento chegando a atingir, a partir de sucessivas, rápidas e precisas divisões mitóticas, centenas de bilhões de células.

Sinaptogênese A especialização morfo-químico-funcional permite a formação de conexões entre neurônios ou entre neurônios e estruturas efetuadoras (musculatura estriada, por exemplo). Estas conexões ou contatos por contigüidade (proximidade), denominam-se sinapses e permitem a passagem do impulso nervoso entre células.

A expressão a aprendizagem depende de sinapses (ROSE, 1984, p A expressão a aprendizagem depende de sinapses (ROSE, 1984, p.87) é muito significativa para os educadores - ela busca destacar o fato de que não basta ter neurônios; por mais especializado que o neurônio seja enquanto célula (e ele é, de longe, a célula com maior especialização funcional do organismo), isoladamente ele não é nada. É fundamental que os neurônios estabeleçam conexões entre si, pois somente a partir da formação das redes neurais torna-se possível o aprendizado.

MIELINOGÊNESE E APRENDIZAGEM O estágio final de maturação ontogenética do sistema nervoso é marcado pelo processo de mielinização; este se inicia no útero (sexto mês de vida intra-uterina), se intensifica após o nascimento (por volta dos dois anos), e prossegue às vezes até a terceira década (REED, 2005, p.395). Nem todos os neurônios, contudo, são mielinizados. A mielina é uma substância lipo-protéica; estas células se enrolam em torno dos axônios, formando uma bainha isolante de mielina que, entre outros, contribui para aumentar a velocidade de propagação do impulso nervoso, atribuindo maior eficiência na transmissão da informação. Dessa forma, o processo de mielinização tem uma relação direta com a aprendizagem.

Ao educador, cabe lembrar que a eficácia de uma aprendizagem se relaciona fortemente com a sua continuidade (repetição), aplicação e construção de processos dinâmicos de pensamento (discussão, problematização, e argumentação). (FACCHINI, 2001, p.100).