História da Cultura e das Artes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Advertisements

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO
As Sete Maravilhas do Mundo Actual
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
ISLAMISMO.
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
ARTE ROMÂNICA.
O Fenômeno religioso Islã
A Europa Sob o Signo de Alá
630 – Retorno a Meca com exército de populações convertidas.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE OBJETIVOS LOCALIZAR.
As 7 Maravilhas do Mundo Antigo
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
Alexandra Adão, Beatriz Valente, José Rui Mendes - 10ºF
Árabes.
A Arábia e os árabes A península Arábica:
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
MECA Não USE o Mouse e CONECTE o ÁUDIO.
ARTE ISLÂMICA.
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de.
O Taj Mahal.
13 Dhu al-Qidah 1428 (23 Novembro de 2007).
Islamismo.
“Não há terra sem senhor nem senhor sem terra.”
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
IDADE MÉDIA Capítulo 8.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA AMPLIANDO HORIZONTES.
MUÇULMANOS.
Islamismo, Judaísmo e Cristianismo
Religiões Abraâmicas.
A Expansão Muçulmana Os Muçulmanos na Península Ibérica
Centro educacional Taboão conteúdo de artes e música
A Ocupação Muçulmana.
Producciones Agustín JERUSALÉM Música : O Violinista.
O Alcorão (do árabe al-qur'ãn, leitura) é a coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas.
Professor Edley
A ocupação muçulmana da Península ibérica
Religiões Monoteístas
Uma Lágrima de Amor por Sobre a Terra!
Sheikh Zayed Mosque Abu Dhabi
A CIVILIZAÇÃO ÁRABE ALTA IDADE MÉDIA.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Aula 10 Civilização Islâmica
História da Cultura e das Artes
Por que a expansão do Islã foi tão rápida?
História da Cultura e das Artes
Esta semana fui ministrada por Deus, mostrando-me o seu caratér “ESPERANÇA” Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. Lamentações Grandes.
Arte Islâmica.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Palacio Real do Forte Vermelho – Delhi Detalhe das incrustações de pedras no mármore.
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Professor Romildo Tavares
Expansão islâmica.
Rituais..
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
O Islamismo. Situação histórico-geográfica O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados.
ARTE ISLÂMICA.
O ISLAMISMO CAABA (Pedra Negra).
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que cumprem.
Cidade de Meca Tradições do Islão. Cidade de Meca Meca é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada.
O mausoléu do amorO mausoléu do amor O Taj Mahal
A arte e a arquitectura egípcia. A arte e a arquitectura egípcia está cheia de religião, pois destinava-se principalmente a glorificar os deuses e o Faraó.
OS MUÇULMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
O Taj-Mahal fica em Agra, pequena cidade da Índia. A obra foi feita de 1630 a Cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, trabalharam.
Bem-aventurados os crentes, os que na oração são humildes, os que fogem da intriga, os que dão esmola […] Os que respeitam os seus contratos, os que.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
Transcrição da apresentação:

História da Cultura e das Artes A arte muçulmana

Bagdade Damasco A dispersão geográfica do mundo islâmico

5 pilares da religião islâmica A religião Islâmica possui cinco pilares, são eles: a Fé (Não há outra divindade além de Deus e Muhammad é o seu profeta); a Oração (5 vezes ao dia – alvorada, meio-dia, meio da tarde, crepúsculo, noite); Zakat (esmola aos pobres); Jejum (durante o mês sagrado do Ramadão); Peregrinação (pelo menos uma vez na vida todos os muçulmanos devem peregrinar até à cidade de Meca). Aqui devem dar sete voltas à Caaba, principal santuário do Islamismo, que se supõe ter sido fundado por Abraão e Ismael.

A arte muçulmana distinguiu a arquitectura como a arte maior com preferência pelas linhas rectas/curvas. Outro dos traços distintivos desta arte é a recusa da representação figurativa em pintura e escultura a fim de evitar a idolatria (culto a imagens).

Aniconismo Os muçulmanos tinham uma atitude especial em relação às representações figurativas. Maomé condenou a idolatria e proibiu as representações figurativas. De acordo com o Islão existe a crença de que só Deus pode transformar um ser inanimado em algo com vida, pelo que o Homem não pode copiar a criação de Deus sob a forma de imagens.

Mesquita de Ibn Tulum, no Cairo (879 d.C.) cilindro cúpula cubo

Arcos usados na arquitectura islâmica 2. Arco em ferradura apontada 3. Arco em ferradura peraltada 5 e 6. Arcos polilobados

Mesquitas

Planta de uma mesquita

4. haram 3. Sala abobadada - iwan 2. Fonte de abluções 1. Pátio ou sahn Mesquita de Aljama, dita de sexta-feira, em Ispahan, Irão, século XIII

Planta da Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Mértola, reconstruída a partir da estrutura de uma mesquita.

Minarete da mesquita de Samarra (Iraque) 848-852 d.C. Os minaretes eram as torres das mesquitas muçulmanas que serviam para o muecin chamar os crentes para a oração.

Mausoléus

Taj Mahal, Agra, Índia, século XVII

Taj Mahal O templo foi mandado construir pelo imperador Jahan em memória da sua esposa favorita, que deu o nome ao monumento. A construção teve início em 1632 e terminou em 1654. Os mausoléus serviam para homenagear figuras importantes. Supõe-se que o mármore branco simbolizava a pureza que a esposa do imperador Jahan representava.

Palácio de Alhambra

Arquitetura civil - Palácios Os palácios muçulmanos, em regra, possuem uma planta quadrangular; Nos palácios muçulmanos existiam uma multiplicidade de aposentos dispostos em forma labiríntica; Todas essas divisões eram dispostas em torno de um pátio central aberto, quadrangular; Os palácios muçulmanos irão evoluir para um modelo mais aberto, com a existência de vários pavilhões rodeados por jardins.

Ribat de Susa

Decoração arquitetónica Azulejo muçulmano