Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.

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Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web

Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução –Histórico História da Internet –Conceitos básicos Aplicações Distribuídas Cliente/Servidor Aplicação Web –Aplicação Web Protocolo HTTP

Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web História da Internet –1969 : ARPANET Primeira rede a usar transmissão por pacote de dados e roteamento, base do TCP/IP –1981: Padronização do TCP/IP como protocolo –1989: Conceituação da World Wide Web ( Tim Berners-Lee – CERN ) –1995: Amazon –1998: Google –1999: Napster ( P2P ) –2003: Skype –2004: Facebook –2005: AJAX começa a ser usado em larga escala –2006: Amazon EC2 ( Cloud Computing )

Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web História da Internet –Anos 80 : Era do PC Uso do computador como ferramenta pessoal ( fora das empresas ) Aplicações Standalone –Anos 90: Web 1.0 Aplicações web estáticas, puramente páginas HTML. Navegadores com pouco poder de processamento Pouco publicadores de conteúdo ~ sites –Anos 2000 : Web 2.0 Aplicações Web complexas –Melhor interação. –Navegadores executando scripts Compartilhamento de conteúdo / contribuição de usuários ~ sites

Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Conceitos Básicos –Aplicações Distribuídas É uma aplicação/sistema cujos componentes são distribuídos em diferentes máquinas, interligadas por uma rede de computadores Aplicação se comporta, ou se apresenta, como um único sistema. –Normalmente cada maquina/componente é especializado em uma tarefa/objetivo específico –Ex: Programas para processamento de grande quantidade de dados, aplicações cliente-servidor, serviços de virtualização de máquinas, etc.. Aplicações não distribuídas são ditas simples, monolíticas ou standalone. –Ex: Aplicações puramente desktop.

Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Conceitos Básicos –Aplicações Cliente-Servidor É uma aplicação distribuída que possui pelo menos dois componentes bem definidos, chamados de cliente e servidor –Cliente Componente que se conecta ao servidor e solicita recursos e/ou serviços –Servidor Componente que espera pelas solicitações do cliente e serve os recursos e/ou serviços solicitados.

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis Conceitos –Aplicações Web Simplesmente uma aplicação Cliente – Servidor onde: –Cliente : Navegador Web »Requisita páginas html, imagens, scripts e etc. –Servidor: Servidor Web »Serve páginas html, imagens, scripts e etc. –Ela consiste em uma coleção de scripts (processamento), tanto do lado do cliente quanto do servidor, páginas HTML e outros recursos. –Aplicações web modernas fazem uso extensivo de outros recursos mais complexos »Bancos de dados »Serviços Web »etc

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis Conceitos –Aplicações Web Os componentes de uma aplicação são interligados pela Internet, a rede global de redes de computadores interconectadas –Usa o TCP/IP ( Transmission Control Protocol / Internet Protocol ) como protocolo de comunicação padrão –World Wide Web Sistema de documentos interconectados, acessados via Internet, através do protocolo HTTP ( Hipert Text Transfer Protocol ) Esses documentos atualmente contém “hipermidia”: série de textos, videos, imagens e etc, interligados através de hiperlinks –Hiperlinks é que forma a estrutura da Internet

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis Conceitos –Vantages das aplicações Web Ubiquidade, pois tem o navegador como cliente –HTML e Javascript são padronizados, não dependem de plataforma. Facilidade de manutenção e distribuição –Não há necessidade de instalação de novas versões em milhares de computadores clientes –Desvantagens das aplicações Web Experiência do usuário não é tão boa quanto em aplicações nativas ( ainda ) Privacidade e Segurança mais complexas Mais difícil de desenvolver por conta do grande número de componentes separados

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis Aplicação Web –A comunicação entre o cliente e o servidor de uma aplicação web é feita através do protocolo HTTP –HTTP Protocolo responsável por entregar os recursos dos sistemas hipermidia O funcionamento básico é de requisições HTTP iniciadas no cliente, tratadas pelo servidor, que retorna recursos para o navegador. Alguns dos recursos transportados por esse protocolo incluem: –Documentos de hipertexto/hipermidia –Cascading Style Sheets ( CSS ) –Imagens, videos, e etc –Scripts ( Geralmente JavaScript )

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis HTTP –Extremamente leve e simples –Baseado em texto –Protocolo “stateless” Como não há estado inerente, cada requisição/resposta é processado de forma independente. Não há dependência com requisições anteriores Torna a implementação de aplicações interativas muito dificil Necessidade de soluções para criar aplicações web mais ricas –Cookies –Sessões –Estado codificado como parâmetros –Etc

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis HTTP –Funcionamento Cliente HTTP ( Navegador ) abre uma conexão TCP com o Servidor –Porta TCP padrão : 80 ( HTTPS é 443 ) Cliente envia a requisição HTTP ao servidor –Ex: GET /index.html Servidor processa e responde a requisição: –Ex: HTTP/ OK

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis HTTP –Requisição ( Request ) Identifica um recurso e uma ação (método) a ser aplicada a esse recurso –O recurso é identificado por uma URI ( Universal Resource Identifier) Possui um cabeçalho e um corpo Métodos HTTP –GET – retorna o recurso solicitado »Usado pelo navegador para navegar entre as páginas/sites –POST – Submete dados ao servidor através do corpo da requisição »Usado na submissão de formulários Web –PUT – Submete um recurso ao servidor –DELETE – Apaga um recurso do servidor

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis HTTP –Requisição ( Request ) Cabeçalho HTTP ( HTTP Headers ) –Contém parâmetros de operação de uma requisição –Formato - > Nome : Valor ( Ex : Accept: text/plain ) –Parâmetros podem ter qualquer valor específico para uma aplicação –Há um conjunto de parâmetros padronizado pelo IETF ( Internet Engineering Taks Force)

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis HTTP –Resposta ( Response ) Identifica a versão do protocolo sendo usada Informa um código de status ( status code ) –200, 404 Uma frase em inglês descrevendo o status code Também possui um cabeçalho e um corpo

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis HTTP –Resposta ( Response ) Código de Status ( RFC 2616 ) –1XX – Requer que o cliente tome alguma ação para continuar »Ex: Trocar o protocolo de http para https –2XX – Sucesso »Ex: 200 –3XX – Redirecionamento »Ex : 302 –4XX – Erro de requisição »404, 401, 403 –5XX – Erro do servidor »500

Projeto de Monitoramento de Objetos Moveis HTTP –Resposta ( Response ) Cabeçalho ( Response Header ) –Contém informações sobre a resposta –Formato idêntico ao cabeçalho da requisição Corpo ( Response Body ) –Pode ser por exemplo o conteúdo do arquivo solicitado em uma requisição de “GET”