CARACTERÍSTICAS GERAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecido Muscular.
Advertisements

SISTEMA NERVOSO / POTENCIAL DE REPOUSO E POTENCIAL DE AÇÃO
Tecido Nervoso - Origem: Ectodérmica
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Introdução ao Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Tecido Nervoso Vera Vargas, 2011.
SISTEMA NERVOSO Neurociência Aula 02
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
SISTEMA NERVOSO.
A comunicação entre Neurônios
SISTEMA NERVOSO.
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO NERVOSO TECIDO NERVOSO anabeatriz3.
O SISTEMA NERVOSO Centro de controle.
Tecido Nervoso.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
HISTOLOGIA 2 TECIDO MUSCULAR E TECIDO NERNOSO.
SISTEMA NERVOSO Divisões SNCentral – cérebro e medula espinhal
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
Tecido nervoso Jorge Clarêncio Andrade
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
Professor: Gurgel Filho
Edilene , Janaina e Ana Laura
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO CENTRAL CENTRAL : ENCÉFALO E MEDULA ESPINHAL
TECIDO NERVOSO NEURÔNIO: célula nervosa especializada na condução dos impulsos nervosos. ORIGEM: ectodérmica.
Histologia 1 - Junqueira e Carneiro - Histologia Básica 10ed 2 - Atlas de Histologia - Sobotta.
Sistema nervoso.
Como se denomina a alteração brusca na carga elétrica das superfícies interna e externa da membrana plasmática, causada por um estímulo de natureza.
FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO
Neurônios - condução dos impulsos nervosos
Neurônios e células da glia
TECIDO NERVOSO.
TECIDO CONJUNTIVO ELÁSTICO
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Sistema Nervoso O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, tanto físicos quanto químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
SISTEMA NERVOSO.
SINAPSES.
TECIDO NERVOSO.
TECIDO NERVOSO Prof. Me. Leandro Parussolo
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
S I T E M A N R V O.
SISTEMA NERVOSO.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Histologia II Prof. Guilherme Garcez Cunha.
SISTEMA NERVOSO INTRODUÇÃO.
É formado por células denominadas neurônios
Tecido Nervoso.
Prof. Claudinei Sousa Lima
TECIDO NERVOSO Origem: _ ectodérmica Funções: _ forma o sistema nervoso que juntamente com o sistema endócrino comanda e coordena todas as funções orgânicas.
Tecido Nervoso.
Tecido Nervoso Cristiane Barroso. Origem ectodérmica; Forma do sistema nervoso e com o sistema endócrino, coordena as funções orgânicas; Composta por.
Sistema nervoso e coordenação. Coordenação nervosa  envolve neurônios e seus efeitos são rápidos e temporários. Coordenação hormonal  envolve hormônios.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema Nervoso BALA 2011.
Um dos tipos mais simples de epitélio de revestimento é formado por uma só camada de células cúbicas ou cubóides (semelhantes a um cubo). Trata-se, portanto,
Tecido Nervoso. Coordena a função de vários órgãos especializados Acha-se distribuído pelo organismo formando uma rede de comunicações, que constitui.
Tecido Muscular e Nervoso
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS GERAIS Origem ectodérmica (formação da placa neural); Juntamente com o sistema endócrino, atua na integração e coordenação das funções de vários órgãos especializados; Acha-se distribuído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações, que constitui o sistema nervoso;

Células constituintes do tecido nervoso a) Neurônios (células nervosas ou fibras nervosas) Responsáveis pela geração e transmissão dos impulsos nervosos b) Neuróglia (ou gliócitos) Exibem funções estrutural e metabólica Seus prolongamentos ancoram-se nos capilares (barreira hematoencefálica), além de funcionar como uma “ponte” para o transporte de substâncias entre o sangue e o tecido nervoso e vice-versa Macrófagos especializados (fazem parte do sistema mononuclear fagocitário) Formação da bainha de mielina no sistema nervoso central (SNC). No Sistema Nervoso Periférico (SNP), as Células de Schwann realizam tal função.

A e B- Astrócitos (VS - vasos sanguíneos) C – Micróglia D – Oligodendrócitos (Coloração pelo método de Golgi)

Neurônios - Possuem a propriedade de responder a alterações do meio em que se encontram (estímulos) com modificações da diferença de potencial elétrico que existe entre as superfícies externa e interna da membrana. Por isso, assim como células musculares e algumas glândulas, os neurônios são ditos excitáveis. São formados pelos seguintes / componentes: Dendritos: prolongamentos numerosos / RECEBEM os estímulos do meio Corpo celular ou pericário: centro metabólico da célula / contém o núcleo e a maioria das organelas / capaz de receber estímulos Axônio: prolongamento único / TRANSMITEM os impulsos para outras células (neurônios, fibras musculares e glandulares)

Esquemas de alguns tipos de neurônios

Os neurônios ainda podem ser classificados, segundo a sua função, em SENSITIVOS (AFERENTES), MOTORES (EFERENTES) e ASSOCIATIVOS (INTERNEURÔNIOS) Sensitivos Recebem estímulos do meio ambiente e do próprio organismo Interneurônios Conectam neurônios motores sensitivos (medula espinhal) Motores Controlam órgãos efetores, tais como fibras musculares e glândulas

IMPORTANTE * No sistema nervoso periférico, os neurônios agrupam-se em conjuntos denominados NERVOS * Os nervos são envolvidos por uma capa de tecido conjuntivo denso (EPINEURO), o qual também preenche os espaços entre os feixes de fibras nervosas * Cada feixe é revestido por uma bainha de várias de células achatadas, justapostas (PERINEURO) * Cada neurônio está envolvido pela sua bainha de mielina e por uma camada de tecido conjuntivo rico em fibras reticulares (ENDONEURO)

IMPULSO NERVOSO (FORMAÇÃO E PROPAGAÇÃO)

TRANSMISSÃO DE UM IMPULSO NERVOSO (SINAPSES) Dá-se o nome de SINAPSE à região de proximidade entre a extremidade de um axônio e a célula vizinha, por onde se dá a transmissão do impulso nervoso Tipos de sinapses Elétricas: As membranas das células que se comunicam unem-se por junções do tipo gap, permitindo, assim, a transmissão do potencial de ação diretamente de uma célula para a outra. Raras entre os neurônios / SNC (produção de movimentos rápidos e repetitivos) / entre fibras musculares lisas e cardíacas. Químicas: Ausência de contato físico entre os neurônios nos locais de passagem de passagem do impulso nervoso. Há, portanto, um espaço entre as células (FENDA SINÁPTICA). Participação de NEUROTRANSMISSORES (mediadores químicos), os quais facilitam a passagem do impulso nervoso entre uma célula e outra.