GGJ 12 Aquecimento Bruno C. de Paula Global Game Jam /07/09

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Transcrição da apresentação:

GGJ 12 Aquecimento Bruno C. de Paula Global Game Jam 2012 25/07/09 Fonte: http://www.flickr.com/photos/ariny/4422593250/ Global Game Jam 2012

AVISO Esta apresentação é um guia e é pesada! 23/03/2017 Esta apresentação é um guia e é pesada! Use e abuse dela durante a esta semana! Vou passar rapidamente por seus principais pontos; Confio em você para ler este documento com calma. Tem muito da minha experiência e dos jammers daqui, mas podemos editá-la conforme vamos apresentando!

O que estamos fazendo aqui??? 23/03/2017 Apresentar ferramentas úteis aos jammers, que podem facilitar o desenvolvimento dos jogos durante a jam e mesmo na sua divulgação posterior; Sugerir ferramentas, frameworks e engines de desenvolvimento que sejam ágeis e fáceis de trabalhar; Discutir sobre técnicas de desenvolvimento e de trabalho adequadas a uma game jam;

O que estamos fazendo aqui??? 23/03/2017 Conhecer e jogar, games produzidos em jams anteriores; Conhecer também temas de jams anteriores; Aprender dicas práticas com os participantes do ano passado e retrasado e de outros eventos similares; Mostrar e sugerir alguns videos relacionados ao desenvolvimento de jogos em menos de 48 horas.

O que estamos fazendo aqui??? 23/03/2017 Propor alguns desafios para você "esquentar os motores" para o evento do dia 28; Sorteio de brindes; Networking em geral, conhecendo os seus pares.

Saia desta sala de vez em quando! 23/03/2017 Vá jogar, rapaz!!!!

O que é uma game jam? 23/03/2017 Encontro de desenvolvedores para criação de jogos aproximadamente 40 horas; A palavra chave aqui é RESTRIÇÃO;

Existem dezenas de eventos com propostas similares 23/03/2017 Global Game Jam Indie Game Jam Experimental Game Play Experimental Gameplay workshops Ludum Dare No More Sweden Indie DB Unity Contest July 2010 Itaú Game Jam no Gamecity Game Jam da empresa Jynx IGF IndyCade Rosetta Stone Gamejam Health Games Challenge TIG Jam TIG Jam UK Game Jam Lituânia

Global Game Jam Evento anual colaborativo voltado ao desenvolvimento de jogos em geral (digitais ou não) promovido pela IGDA;

40 horas para desenvolver um novo jogo dado um tema; Global Game Jam 40 horas para desenvolver um novo jogo dado um tema;

Acontece simultaneamente no mundo todo;

Nossa sede tem bastante destaque;

Mote do evento: ao invés de FALAR sobre jogos, vamos FAZER jogos;

Objetivo do evento: gerar portfolio para todos os envolvidos.

Para que participar? É uma competição? 23/03/2017 É uma competição? Então, com quem você está competindo? É apenas com o objetivo de colaborar Então o que você vai fazer com estes jogos? Porque você está participando Ter um jogo real em seu portfolio Aprender (de maneira tangencial) Mostrar que sabe fazer.

Cronograma aproximado da jam 23/03/2017 27/1 - 17:00h - Keynote (palestra inicial) 27/1 - 17:30h - 18:30 - Formação de Grupos 28/1 - 11:00h - Prazo limite para criar o projeto do jogo 29/1 - 15:00h - Prazo limite para entrega dos jogos 29/1 - 16:00h - Apresentações dos jogos e votação

Regras básicas Cada sede pode variar um pouco as suas regras; 23/03/2017 Cada sede pode variar um pouco as suas regras; Plataforma e ferramentas livres; Licença muito pouco restritiva; Número de integrantes da equipe é livre Recomenda-se de 3 a 6 Não recomendamos 1 e 10 Você deve seguir o tema Opcionalmente, você pode implementar no máximo 4 "achievements"

Tema Só sai no dia do evento; Ano passado o tema foi Extinction; 23/03/2017 Só sai no dia do evento; Ano passado o tema foi Extinction; Ano retrasado o tema foi Deception

Conselhos para sobreviver Ferramentas 23/03/2017 Use a ferramenta que você conhece; Se for aprender algo novo, aprenda durante essa semana e não durante a jam;

Conselhos para sobreviver Durma 23/03/2017 Dormir bem (mas não muito) durante o evento Durma e descanse o suficiente para se manter criativo; Cuidado! Ir para casa pode ser fatal! A vida real pode te pegar! Durma bem na sexta-feira.

Conselhos para sobreviver Brainstorming 23/03/2017 Dedique um tempo determinado ao brainstorming 1h ~ 1h e 30h 30 min para idéias individuais; 30 min para discussão das ideias; 30 min para fechamento da ideia;

Conselhos para sobreviver Jogue 23/03/2017 Use inspiração de jogos atuais e antigos  bem sucedidos e com mecânica simples Levar emuladores Veja os top indy atuais Angry Birds Cute The Rope Minecraft Canabalt Mas veja coisas que pouca gente conhece também, como jogos do Cactus são ótimos para abrir a cabeça! Sinta o "clima“ do evento.

Conselhos para sobreviver Teste do elevador 23/03/2017 Se você conseguir explicar o seu jogo em menos de 1 minuto (tempo de subida no elevador), qualquer um vai entender o conceito.

Conselhos para sobreviver Diversos 23/03/2017 Conselhos para sobreviver Diversos Seu jogo será jogado por apenas 10 minutos, às vezes menos; Se for dar um gás, dê no Sábado, não na sexta; Dedique 1/3 do tempo para o acabamento; Insistiremos muito no play test entre equipes este ano; Não dependa da modelagem, tenha plano B; Programe o menos possível, não escreva engines. Você pode fazer mashup entre 2 dinâmicas bem testadas.

Conselhos para sobreviver Diversos 23/03/2017 Se você não tiver muita experiência, evite ao máximo os gêneros Adventure Baseado em conteúdo Precisa de um bom contador de histórias Precisa de mais de 15 minutos de jogo para ficar legal RPG Balanceamento difícil Carro Depende de IA Tabuleiro Quando depender de IA

Conselhos para sobreviver Gêneros 23/03/2017 Bons gêneros Arcade Usar mecânicas clássicas Puzzle Pode ser abstrato ou concreto Plataforma Gênero mais seguro Leve esquema para construir plataforma The incident Limbo Braid PT Winterboom O tempo de pulo é um fator determinante da diversão Physics based games Jogos que usam física

O que você deve levar na jam? 23/03/2017 Máscara de olhos CABOS Tapa ouvidos Colchão de ar Cobertores Lanches leves Emuladores Muito papel grande Muitas canetas coloridas Checklists Uma boa câmera Caixinha de som Webcam Papel quadriculado Backups Fone de ouvido Microfone Tablet

Como divulgar seu trabalho? 23/03/2017 Ter uma camiseta Postar em um blog ou similar durante o desenvolvimento Colocar no programa final, link para este blog Postar no Twitter Capturar telas usando ferramenta de captura similar e gerar video O timelapse também pode ser de vocês Dê importância à apresentação final no Domingo Não deixe seu jogo morrer!

Aproveite este aquecimento, veja a sala ao lado! Como treinar 23/03/2017 Aproveite este aquecimento, veja a sala ao lado! Estude os temas já utilizados em game jams anteriores Jogue os jogos de jams passadas Tentar criar um jogo a partir de um tema

Canivete do jammer Ferramentas que você deve saber usar durante a jam! 23/03/2017 Ferramentas que você deve saber usar durante a jam! Mostrar ferramentas é um dos objetivos deste aquecimento!

Ferramentas são essenciais! 25/07/09 Apresentar algumas ferramentas essenciais ao jammer para dar suporte ao desenvolvimento durante uma Game Jam; As ferramentas apresentadas aqui muitas vezes possuem alternativas mais profissionais; Selecionei apenas as mais fáceis e rápidas de usar (e que conheço); Por favor, sugira mais recursos! Cada um tem suas ferramentas prediletas; Vamos colocar os links para as ferramentas no site.

Captura de Tela Úteis para registrar o processo de trabalho; 23/03/2017 Úteis para registrar o processo de trabalho; Permitem que se enxergue a evolução de um código, de um modelo ou de você (Webcam); Importante para divulgar o seu trabalho e valorizar o processo de desenvolvimento do criador de jogos;

Sugestões de ferramentas de captura de tela 23/03/2017 Chronolapse : Feita para uso em Game Jams; Permite anotações; Captura também a partir da câmera; Gera video a partir dos screens; Pode integrar comentários com áudio; Exemplo.

Sugestões de ferramentas de captura de tela 23/03/2017 Wink: gera arquivos muito grandes, formato Flash; Simple Timelapse Tools: Desenvolvida por Paulo Vinícius Radtke; Multiplataforma; Demonstração!

Outras ferramentas para WebCam 23/03/2017 ManyCam: Permite que a web cam seja compartilhada por mais de um programa; Facilita PIP e efeitos (Picture in Picture); Twitcam: Livestream via Twitter; Ustream: Livestream oficial do evento;

Ferramentas para som Audacity: Editor de áudio; sfxr: 23/03/2017 Audacity: Editor de áudio; sfxr: Gerador de efeitos sonoros para games;

Ferramentas para edição de som 23/03/2017 JamStudio: site para criação de trilhas a partir de instrumentos; Pxtone: Editor de música criado pelo autor do jogo Cave Story – veja o ótimo tutorial; Musagi: mais um editor de música – tutorial para o completo iniciante em música;

Editores de imagem Paint.Net: software livre de edição de imagem; 23/03/2017 Paint.Net: software livre de edição de imagem; GIMP: mais um software livre de edição; Será que se comparam ao Photoshop?

Pixel Art Ver tutorial de Pixel Art desenvolvido pelo Diego! 23/03/2017 Ver tutorial de Pixel Art desenvolvido pelo Diego! GraphicsGale: programa para animação e edição.

Editores de mapa Mappy: Editor de mapas; DAME: Editor de mapas; 23/03/2017 Mappy: Editor de mapas; DAME: Editor de mapas;

Galerias de imagens, sons, etc 23/03/2017 Cuidado com as licenças de uso! pdsounds e freesound: galerias livre de sons; Open Music Archive: musicas abertas; OpenGameArt: 2d, 3d, sons destinados a jogos; morgueFile, Flickr (busca avançada!): galerias de imagens;

Geradores de jogos para gêneros específicos 23/03/2017 Wintermute Engine: gerador jogos de Adventure; RPG Maker: gerador de RPG;